terça-feira, 13 de novembro de 2012

PROJETO IDENTIDADE: “ EU, NO MUNDO MÁGICO DA ALFABETIZAÇÃO! ”


ESCOLA MUNICIPAL RIO BRILHANTE






  















PROJETO IDENTIDADE: “ EU, NO MUNDO MÁGICO DA ALFABETIZAÇÃO! ”






















RIO BRILHANTE – MS
MARÇO/MAIO  2012
ESCOLA MUNICIPAL RIO BRILHANTE



Direção: Cleoni Eliani Kunz Scherer
Coordenação: Fátima Valdez Pavão Bortolin
Professoras: Aline M. G. Gasparotto
                     Lilian Carini Dias Pupile
Série: Educação Infantil Pré II “A” e  Pré II “B”
Turno: Matutino
Período: Março/Maio de 2012
Disciplina: Linguagem Oral e Escrita; Natureza e Sociedade; Artes Matemática; Música; Expressão corporal e Movimento.
Temas Transversais: Ética, Cidadania, Natureza e Sociedade.








PROJETO IDENTIDADE: “ EU, NO MUNDO MÁGICO DA ALFABETIZAÇÃO! ”




Projeto Educacional desenvolvido na Educ. Infantil com as turma do Pré II “A” e “B” no Período Matutino na Escola Municipal Rio Brilhante no ano de 2012.










RIO BRILHANTE – MS
MARÇO/MAIO  2012

SUMÁRIO

1-    JUSTIFICATIVA-----------------------------------------------------


2-    OBJETIVOS-----------------------------------------------------------
     2.1 - OBJETIVO GERAL-----------------------------------------------
     2.1 – OBJETIVO ESPECÍFICO DO PRÉ I -----------------------


3 – METODOLOGIAS-----------------------------------------------------
3.1 – METODOLOGIA DO PRÉ I---------------------------------------


4 – DESENVOLVIMENTOS METODOLÓGICOS------------------
4.1 – DESENVOLVIMENTO DO PRÉ I -------------------------------



5 – RECURSOS-------------------------------------------------------------
5.1 – RECURSOS DO PRÉ I--------------------------------------------

6 – CRONOGRAMAS---------------------------------------------------
6.1 – CRONOGRAMA DO PRÉ I – MATUTINO ----------------


7 – AVALIAÇÕES------------------------------------------------------
7.1 – AVALIAÇÃO DO PRÉ I ---------------------------------------
7.2 – AVALIAÇÃO DO PROJETO DO PRÉ I -------------------



8 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS-------------------------


9 – ANEXOS------------------------------------------------------------






1.     JUSTIFICATIVA



O Projeto Identidade:“Eu no mundo mágico da alfabetização”, desenvolvido na Escola Municipal Rio Brilhante com as turmas da Educação Infantil  Pré – II “A” e Pré -  II “B”no período Matutino e Pré - II “C” na faixa etária de 4 a 5 anos sob a orientação da Professora Lilian Pupile e da Coordenadora Fátima Valdez Pavão Bortolin, terá uma duração de quatro semanas consecutivas. A elaboração deste projeto bem como a sua aplicação será feita pelas professoras e o seu desenvolvimento obedecerá à rotina da Escola que será de forma interdisciplinar, ou seja, abrangendo as várias áreas do conhecimento de uma maneira lúdica e prazerosa.
 A Escola localiza-se na Av. Lourival Barbosa no bairro: Olímpico e atende crianças da Zona Urbana e Zona Rural, onde abrange docentes de várias classes sociais e com diferentes estruturações familiares.
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade “é um conceito do qual faz parte a idéia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome. Seguido de todas as características físicas, de modo de agir e de pensar e da historia pessoal”.
Ao ingressar na escola, a criança transpõe o limiar da família e passa a conviver com pessoas de sua idade, descobrindo à sua maneira, novos valores, novas  experiências, que vêm enriquecer a si própria e com as quais passa a compactuar. Essa socialização dá-lhe confiança em si, adaptabilidade e rendimento intelectual. Para muitas o convívio social proporcionado pela escola oferece possibilidades que a família raras vezes tem condições de propiciar.
 Assim a Proposta Pedagógica da Educação Infantil afirma que um dos objetivos é que:
“A Educação Infantil deve ser um ambiente que proporcione experiências variadas, que estimulem, provoque e promova o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos, psicológico, intelectual e social, até 6 anos de idade, completando a ação da família e da comunidade.
“Concebe a criança como cidadã, como pessoa em processo de desenvolvimento, como sujeito ativo da ação do conhecimento”.
As atividades programadas não devem, pois, perder de vista as necessidades e os interesses das crianças, sempre devem despertar para explorar, experimentar, colecionar, perguntar e não só a aprender como acrescentar novos conhecimentos. Enfim, a educação pré-escolar deve dar a criança condições de desenvolver harmonicamente suas potencialidades.
                    “O trabalho direto com crianças pequenas exige que o professor tenha uma competência polivalente. Ser professor polivalente significa que ao professor cabe trabalhar com conteúdos de naturezas diversas que abrangem desde os cuidados básicos essenciais até os conhecimentos específicos provenientes das diversas áreas do conhecimento.” ( Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil,1998, vol. I – pg. 41).
É interessante ainda estar lembrando que um dos objetivos da escola é propor condições Pedagógicas para que o educando utilize sua bagagem de conhecimentos prévios, vivenciados; ampliando-os e transformando-os para a vida social com consciência e prática de valores universais sistematizados pela escola.
 Portanto, este Projeto trata-se de um assunto amplo onde a criança estará sempre motivada a entender e a refletir sobre a sua origem, conhecer sua história, entender que é gente como a gente e assim dar inicio a sua alfabetização.

                   “Se uma criança vive com aceitação e amizade; aprende a encontrar o amor no mundo.”
( Eny e Esther Sarli)



















2.     OBJETIVOS




2.1           – OBJETIVO GERAL




            Oportunizar as crianças uma aprendizagem significativa, de forma lúdica, afetiva e prazerosa, privilegiando a origem do nome e a sua história facilitando assim o inicio da alfabetização em desenvolver as habilidades em saber: criar, recriar, falar, ler e automaticamente escrever segundo suas hipóteses e ainda poder orientar na transmissão de valores e de respeito as pessoas ao meio em que está inserido mostrando que cada individuo é importante para a família, escola, religião e a comunidade que estão inseridos.


 
2.2            - OBJETIVOS  ESPECÍFICOS




2.1 - OBJETIVO ESPECÍFICO PRÉ II “A”


  • Ampliar conhecimento de mundo
  • Identificar o próprio nome e a inicial dos colegas
  • Respeitar valores e culturas
  • Incentivar a criatividade
  • Identificar numerais e quantidades
  • Reconhecer cores: primárias




2.1- OBJETIVO ESPECÍFICO DO PRÉ II B

  • Conhecer a história de seu nome e seu significado;
  • Compreender a história de seus colegas a partir de sua;
  • Conhecer e respeitar os diferentes costumes das famílias, grupos e povos;
  • Desenvolver habilidades sociais;
  • Identificar fontes históricas sobre sua vida;
  • Integrar dados pessoais relacionados à sua pessoa;
  • Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
  • Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão;
  • Desenvolver e explorar a produção da arte através do desenho, música e brincadeiras;
  • Desenvolver interesse e curiosidade com a matemática construindo as relações: temporais, espaciais e lógico-matemático, agrupamento, ordenando, medindo, classificando etc;
  • Incentivar a criança a se relacionar com outras pessoas, sentindo-se segura e construindo sua identidade e autonomia.


















3 – METODOLOGIAS


3.1 – METODOLOGIA DO PRÉ II “A”


As aulas serão realizadas através de diálogos coletivos, antecedendo cada atividade proposta; respeitando as dificuldades e limites de cada criança, explorando as curiosidades que expressarem, aproveitando assim ocasiões que enriqueçam essas atividades.
Em sala e fora dela, serão realizadas também gincanas (no quadro e no chão) buscando retomar os conhecimentos matemáticos  e de linguagem oral e escrita, entre outros, anteriormente transmitidos.




3.2 – METODOLOGIA DO PRÉ II  “ B ”



Ao iniciar o Projeto Identidade: “Eu no mundo mágico da alfabetização”, estarei primeiramente abordando a origem de cada aluno, ou seja, a historia de seu nome e apartir daí começar a alfabetização uma vez que o nome próprio de uma criança é seu marco de identificação e, por isso, é tão valorizado por ela.
É por esse motivo que o trabalho com o nome próprio gera uma relação de identidade da criança com a escrita. O objetivo maior do trabalho com a escrita do nome na Educação Infantil é fazer com que a criança se reconheça como um sujeito importante que possui um nome que é só seu, além de propiciar a aprendizagem da escrita.
Através deste projeto estarei propiciando atividades que possibilitem aos alunos o conhecimento de si mesmo, levando-os a descobri-los, sentir que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas em casa, na escola e na comunidade e que acima de tudo são muito importantes.
A primeira letra do nome próprio é sempre a mais reconhecida e escrita pelas crianças antes das demais. Muitas chegam a estabelecer uma relação de identidade que, em geral, as faz chamá-la de minha letra. É sempre aquela que reconhecem mais depressa em diferentes textos, cartazes, outdoors e assim trabalharei o “alfabeto”, pois este possibilitará as crianças a observar e comparar as letras iniciais de todos os colegas e da professora e assim estabelecer relações o que é fundamental para que possam ampliar seus conhecimentos tanto na parte escrita como na oralidade
Os trabalhos produzidos pelas crianças durante a execução do projeto serão expostos no varal da sala de aula para que os pais possam estar acompanhando o desenvolvimento do mesmo e assim ficaram motivados a não faltar nas aulas. É importante, nesse trabalho, a busca de semelhanças e diferenças, as posições das letras, os diferentes modos de escrita.
 O sujeito é um construtor dos seus conhecimentos e nesse processo passa por etapas importantes que vão da visualização até o reconhecimento da escrita em diferentes lugares e formas.
Estudando e pesquisando muito sobre esta metodologia espero que possa atingir os objetivos propostos e assim conseguir melhorias no ensino aprendizagem dos meus alunos.


4 – DESENVOLVIMENTOS METODOLÓGICOS



4.1 - DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO DO PRÉ II “A”



v  Escrita do nome
v  Explorar e reconhecer a inicial dos colegas
v  Coordenação motora fina: recortes, colagem, modelagem, pinturas e desenhos livres e dirigidos.
v  Noções das cores
v  Reconhecimento das formas geométricas
v  Reconhecer os numerais e as quantidades trabalhadas
v  Diferenciar letras e números





4.2 - DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO DO PRÉ II “B”



v  Situações do cotidiano que envolva a leitura e a história do nome; 
v  Identificação de crachás;
v  Modelagens;
v  Escrita das letras do nome;
v  Texturas da letra inicial;
v  Recortes e colagens;
v  Cores;
v  Desenhos dirigidos e espontâneos;
v  Musicas com expressão corporal;
v   Escrita espontânea;
v  Percepção Visual;

RECURSOS

v  Livros didáticos;
v  Lápis de cor;
v  Prendedor;
v  Fita crepe;
v  Varal para expor as atividades propostas;
v  Caderno;
v  Máquina fotográfica;
v  Internet
v  Tinta guache;
v  Cola;
v  EVA;
v Canetinha;




5 – CRONOGRAMAS

5.1 -CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO PRÉ II “A”
Profª.: Aline Maciel                                                              Pré - II “A”                                
Coordenadora: Fátima Valdez Pavão Bortolin                  Período: Matutino
DATA DA EXECUÇÃO
QUANTIDADE DE AULAS E DISCIPLINA
AÇÕES DESENVOLVIDAS
19/03
Abertura do projeto, explicação sobre o tema
Diálogo
20/03
2H/A- Linguagem oral e escrita
-Identidade, coord.
-Visomotora,
-Alfabeto, nome
20/03
1H/A-  Natureza e Sociedade
-Corpo humano
21/03
2H/A - Linguagem oral e escrita
-Identidade,
-Coord. Visomotora
26/03
2H/A -  Matemática
 - Artes
-Numeral referente á idade
-Identidade,
-corpo humano,cores
28/03
2 H/A -  Linguagem oral e escrita
-Nome, identidade
02/04
2H/A - Matemática
- Artes
- Ling. Oral e Natureza e sociedade
-Numeral, quantidade,
-Recorte, colagem.
-Identidade, cores
-Corpo humano,
-Familia
03/04
2 H/A -  Artes
- Natureza e sociedade
- Matemática
-Textura,
 -Páscoa
-Quantidade e
-Numeral
04/04
2H/A -Natureza e sociedade,linguagem oral e escrita
-Nome,
-Páscoa
-Vogal
09/05
2H/A - Linguagem oral e escrita,artes,
- Matemática
-Vogal
-Pintura esponjada
-Cores
-Numera e quantidade
15/05
2H/A- Linguagem oral e escrita
-Vogal
-Coordenação
-Motora fina
16/05
2H/A -Matemática
- Natureza e sociedade
-Numeral, quantidade
-Recorte e colagem
-Gênero: masculino e  feminino
 -coordenação motora fina, -percepção visual
18/05
2 H/A - Matemática
- Natureza e Sociedade
- Linguagem oral e escrita
-Numero, quantidade
-Genero masculino
-Coordenação
 -motora fina
-Identidade,
-Nome e alfabeto
21/05
2H/A - Natureza e sociedade
-Família, identidade
22/05
2 H/A -Natureza e sociedade
-Semelhança e diferença,
-Corpo humano
-Identidade
23/05
2 H/A - Matemática
-Natureza e sociedade
-Artes
-Formas geométricas
-Cores
-Habitat
28/05
2H/A - Linguagem oral e escrita
-Nome, identidade
29/05
2 H/A – Matemática
- Natureza e sociedade
-Quantidade,numeral,
-Textura
-Familia
30/05
2H/A - Natureza e sociedade
- Linguagem oral e escrita
-Nome
-Familia
-Vogal
31/05
2H/A- Matemática
-Percepção visual
-Noções de grandezas e medidas, quantidade,
-Numeral,
-Coord.motora fina
01/06
2H/A - Linguagem oral e escrita
-Recorte e colagem
-Vogal
-Percepção visual



5.2 -CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO PRÉ II “B”
Profª.: Lilian Pupile                                                                   Pré - II “B”                                
Coordenadora: Fátima Valdez Pavão Bortolin                  Período: Matutino
                                              

DATA DA
EXECUÇÃO
QUANTIDADE DE
AULAS UTILIZADAS
E DISCIPLINA
AÇÕES A SEREM
DESENVOLVIDAS
19/03/2012
2H/A – Artes
- Ling. Oral e Escrita;
- Natureza e Sociedade.
-Inicio do Projeto: “Eu, no mundo mágico da Alfabetização” explorando na oralidade a importância de sabermos a origem de nossa identidade;
- Corpo Humano: identificação da mãozinha com tinta guache;
- Tarefa: História do nome.
20/03/2012
1H/A - Ling. Oral e Escrita;
- Hora da história do meu nome (rodinha no pátio), oportunizar momentos para ouvirem e contarem a historia de seu nome;
- Tarefa: Minha rotina (Noção de tempo)
21/03/2012
2H/A – Artes
- Ling. Oral e Escrita;
- Natureza e Sociedade.
- Percepção visual: quem sou eu?
- Coordenação viso-motora;
- Escrita espontânea do nome.
- tarefa: noções de medidas e grandezas.
22/03/2012
2H/A – Música e Movimento
- Ling. Oral e Escrita;
- Natureza e Sociedade.
- Música: “cabeça, ombro, joelho e pé” explorar ritmo, atenção, coordenação e afirmação da imagem corporal;
- Percepção Visual: ilustração das partes do corpo humano.
-- Tarefa: Recorte e colagem “Álbum do bebê”.
26/03/2012
2H/A - Ling. Oral e Escrita;
- Artes.
- Ampliar Vocabulário com a identificação e  Coordenação da letra inicial na lousa e registro;
-Textura (letra inicial) para confecção do crachá da parede;
- Tarefa: Eu me observo: característica físicas do meu corpo.
28/03/2012
2H/A - Ling. Oral e Escrita;
- Natureza e Sociedade;
- Matemática.
- Hora da historia do meu nome (rodinha na sala);
- Noções de quantidade (nº 1) posição da letra inicial;
- Textura e coordenação;

29/03/2012
2/A - Ling. Oral e Escrita;
-Artes.
- Identificação da letra inicial no alfabeto móvel e registro;
- Recorte e colagem da letra inicial
-Tarefa: Percepção Visual: Identificação e coordenação da letra inicial do nome.

02/04/2012
2H/A - Matemática;
- Artes.
- Noções de quantidade com o numeral 1;
- Coordenação viso- motora
04/04/2012
2H/A- Ling. Oral e Escrita;
– Música e Movimento;

- Hora da história do meu nome (rodinha no pátio);
- Coordenação com Brincadeiras de roda (atenção, concentração, persistência, regras e valores)
14/05/2012
2H/A – Artes.
- Ling. Oral e Escrita;
– Música e Movimento;



- Explorar as expressões faciais e corporais com a musica: Se você está contente! Na rodinha e no espelho.
- Percepção Visual: Ligar os rostinhos com a mesma emoção.
15/05/2012
2H/A – Ling. Oral e Escrita;
-  Matemática;
- Artes.
- Identificação do crachá e registro do nome;
- Noções de quantidade associando a idade;
- Tarefa: Quem sou eu? Características físicas e necessidades individuais;

16/05/2012
2H/A – Artes.
- Natureza e sociedade;
- Musica e Movimento.
- Corpo Humano: registro no pátio com os colegas e ilustração;
- Expressão corporal com a Musica: Cabeça, ombro joelho e pé.
17/05/2012
2H/A – Artes.
- Natureza e sociedade.
- Ampliar vocabulário com os diferentes tipos de moradias;
- Dobradura: Casa (ilustração)
- Tarefa: Percepção Visual: ilustrar a casa que mais se identifica com a sua.
18/05/2012
2H/A - Ling. Oral e Escrita;
- Natureza e sociedade.
- Artes.
- Explorar que somos importantes e que fazemos parte da historia da escola;
- Textura da letra inicial da palavra Escola;
- Coordenação viso motora e ilustração.
21/05/2012
2H/A - Natureza e Sociedade;
-Matemática;
- Artes.
- Conversa informal sobre: Amizade. Ilustração do melhor amigo;
- Noções de quantidade (nº 2) coordenação na lousa e registro;
- Hora da história do meu nome (rodinha no pátio).
 
23/05/2012
2H/A - Ling. Oral e Escrita;
- Movimento;
- Artes.
- Ampliar vocabulário com a historia: “Pedrinho cadê você?”;
- Dramatização da historia no pátio com as crianças( explorar as partes do corpo humano).
24/05/2012
1H/A- Artes;
- Coordenação viso-motora: Recorte e Colagem do Corpo Humano
25/ 05/2012
2H/A - Ling. Oral e Escrita;
-Artes.
- Identificar as letras do nome no alfabeto móvel;
- Registro do nome e ilustração. 
26/ 05/2012
2H/A - Ling. Oral e Escrita;
-Artes.
- Modelagem do nome;
- Ampliar vocabulário com as letras do nome da profª.;
- Hora da história do meu nome (rodinha no pátio).
28/ 05/2012
1H/A - Ling. Oral e Escrita;
-Artes.
- Conversa informal sobre como sou importante para minha família, escola e a sociedade. Registro com foto.
29/ 05/2012
2H/A - Natureza e Sociedade;
-Matemática;
- Artes.
- Noções de Medidas (menor/maior);
-Ilustração do conteúdo proposto.
- Tarefa: As letras do alfabeto na minha família.
30/ 05/2012
2H/A – Musica e Movimento;
- Ling. Oral e Escrita;
- Artes.
- Explorar ritmo, coordenação, atenção e raciocínio com a música: A canoa virou.
- Coordenação viso motora: nome dos colegas e ilustração da música;
-Tarefa: Conversa informal sobre como é minha família (Registro com desenho);
31/05/2012
2H/A - Ling. Oral e Escrita;
- Natureza e sociedade.
- Artes.
- Encerramento do projeto com a oralidade dos tipos de famílias explicando que cada um tem uma família e que somos importantes;
- Desenho dirigida da Família e ilustração;
- Tarefa: Faço parte da historia! (Registro da Família com foto)














6 – AVALIAÇÕES




6.1 – AVALIAÇÃO DO PRÉ II “A”




Estão sendo avaliados conforme participação nas aulas, interesse, envolvimento e realização das atividades propostas, inclusive as orais diárias.




6.1.2 - AVALIAÇÃO DO PRÉ II “B”



Este projeto foi desenvolvido e acompanhado no seu dia-a-dia, através das atividades propostas uma vez que, na Educação Infantil a avaliação não tem caráter promocional.
Por ser a criança um ser em desenvolvimento, as atividades foram elaboradas de acordo com a faixa etária, objetivando uma aprendizagem motivadora onde o aluno foi o reconstrutor da sua propria historia e conhecimento. Portanto, o resultado foi satisfatório, pois conseguimos atingir os objetivos propostos, que é possibilitar o conhecimento de forma lúdica e prazerosa.






6.2 - AVALIAÇÃO DO PROJETO




6.2.1 - AVALIAÇÃO  DA TURMA DO PRÉ II “A”




Todas as atividades foram preparadas adequadamente conforme desenvolvimento das crianças, em coerência com a idade e conteúdos, obtendo uma recepção satisfatória pelas mesmas. Assim os objetivos foram alcançados de forma satisfatória com a turma.


6.2.2 - AVALIAÇÃO DA TURMA DO PRÉ II “B”


A turma da Educação Infantil Pré- II “B” é composta por 24 alunos freqüentes, com este projeto proporcionamos aos alunos um ambiente estimulador com a comunicação verbal, não apenas na sala de aula como também fora dela. Através da Linguagem compartilhamos sempre o conhecimento prévio e adquirido pelos alunos no decorrer de nossas conversas informais e outras atividades.
Quanto ao conteúdo em si, foi possível trabalhar com um ótimo rendimento, pois todos já trazem um conhecimento prévio do assunto abordado, proporcionando assim uma aprendizagem prazerosa, portanto, bastante significativa.
             Desta maneira as crianças foram progressivamente adquirindo e fortalecendo a capacidade de aprender e transformar seus conhecimentos e habilidades de tal maneira que demonstraram em atitudes de interesse, respeito e participação ativa nas situações cotidianas.
Portanto, ao concluir o Projeto Identidade: “Eu no mundo mágico da alfabetização”, podemos afirmar com emoção que nosso objetivo foi alcançado ao ver a dedicação e o empenho dos educandos no desenvolvimento do projeto, um trabalho de interação entre alunos e professoras.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LDB nº 9394/966. Brasília:MEC, 1996.

Parâmetros Curriculares Nacionais: artes. Brasília:MEC/SEF, 1998

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Secretaria de Educação. MEC.

GIONDIN, Maria da Salete Alves, Lápis na Mão: integrado: Educação Infantil – São Paulo: FTD, 2006.


WWW.ANJINHOS DE PIJAMA.COM.BR

PIRES, F; Cristina do ValeG.  Dia-a-dia do Professor. Editora Fapi Ltda. Belo Horizonte/ MG.

RADESPIEL, Érika. No Meu Jardim/ 2007/ 1ª edição/ Editora Eimar LTDA/ Contagem – MG.





Um comentário:

  1. ADOREI O PROJETO!!!
    VOU UTILIZAR O MODELO DO CRONOGRAMA MUITO BOM...
    PARABÉNS A EQUIPE

    ResponderExcluir