PROJETO FOLCLORE


CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA V



O FOLCLORE É NOSSO
MITOS, LENDAS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

Projeto educacional desenvolvido com os alunos da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental no matutino e vespertino no Centro educacional Municipal Criança Esperança V, pela professoras Agda Apª Nantes dos S. Carneiro, Aline Maciel G. Gasparotto, Andréia Dornelles Staine, Cláudia Lemes Dias, Cristiane Lopes Batista Alves, Ides Paulino, Ilzeni Rodrigues Silva Barbosa, Tatiane Pael, Tatiene Alves, e Valéria Almeida, pelas auxiliares de apoio Adeur Soares Martins, Elaine Apª de Lara e Luana Paula R. dos Santos orientado pela coordenadora Sandra Cristina da Silva.

RIO BRILHANTE – MS
2012


SUMÁRIO


1. JUSTIFICATIVA
04
2. OBJETIVOS:
07
2.1. Geral
07
2.2. Específicos
07
3. METODOLOGIA
08
  • Metodologia da Coordenadora Sandra
08
  • Metodologia da professora Agda
08
  • Metodologia da professora Aline e auxiliara Elaine
09
  • Metodologia da professora Andréia
09
  • Metodologia da professora Cristiane e auxiliar Luana
10
  • Metodologia da professora Claudia
11
  • Metodologia da professora Idês e auxiliar Adeur
11
  • Metodologia da professora Ilzeni
12
  • Metodologia da professora Tatiane Pael
12
  • Metodologia da professora Tatiene Alves
13
  • Metodologia da professora Valéria
13
4. CRONOGRAMA
14
  • Cronograma da Coordenadora Sandra
14
  • Cronograma da professora Agda
14
  • Cronograma da professora Aline e auxiliar Elaine
15
  • Cronograma da professora Andréia
15
  • Cronograma da professora Cristiane e auxiliar Luana
16
  • Cronograma da professora Claudia
16
  • Cronograma da professora Idês e auxiliar Adeur
17
  • Cronograma da professora Ilzeni
17
  • Cronograma da professora Tatiane Pael
18
  • Cronograma da professora Tatiene Alves
19
  • Cronograma da professora Valéria
19
5. AVALIAÇÃO
20
  • Avaliação da coordenadora Sandra
20
  • Avaliação da professora Agda
20
  • Avaliação da professora Aline e auxiliar Elaine
20
  • Avaliação da professora Andréia
21
  • Avaliação da professora Cristiane e auxiliar Luana
21
  • Avaliação da professora Claudia
21
  • Avaliação da professora Idês e auxiliar Adeur
21
  • Avaliação da professora Ilzeni
21
  • Avaliação da professora Tatiane Pael
22
  • Avaliação da professora Tatiene Alves
22
  • Avaliação da professora Valéria
22
6. REFERÊNCIAS
23
ANEXOS



JUSTIFICATIVA


O Centro Educacional Municipal Criança Esperança V situa-se na vila Planalto, um dos bairros mais distantes do centro da cidade. É um bairro populoso e tem por seus alunos crianças do próprio bairro, dos bairros vizinhos e oriundos de fazendas, conta com pouco mais de 400 alunos matriculados e freqüentando e atende a uma clientela da educação infantil até o 6º ano. Sendo a escola a maior responsável pelo desenvolvimento das habilidades básicas dos alunos, resolvemos elaborar um projeto cujo tema viesse de encontro com a proposta pedagógica e com os anseios dos alunos.
Por se tratar de uma escola com pouco tempo de funcionamento pudemos observar que os alunos ficavam muito ociosos nos intervalos escolares o que muitas vezes resultava em correrias acabando em tropeços e machucaduras pouco graves. Foi então que decidimos desenvolver um projeto que atendesse a demanda da nossa clientela e colaborasse também com esses anseios dos alunos.
O Projeto Folclore tem como objetivo resgatar e manter viva a cultura do nosso país, região e estado, assim além de resgatar as lendas, mitos e brincadeiras folclóricas os alunos poderão se divertir brincando com as brincadeiras que estarão pintadas no chão.
Um país forma sua identidade, principalmente pela tradição e pela preservação dos costumes populares. O folclore é composto de mitos e lendas. As lendas são estórias que passam de geração em geração pela tradição oral e os mitos são criações populares para explicar fatos científicos que eles não compreendiam bem ou simplesmente para assustar, principalmente as crianças, como o bicho-papão, por exemplo.
“Enquanto a literatura histórica trata de produções individuais
e se destina basicamente, a uma elite individual, a produção folclórica procura abarcar toda massa popular de uma região”. (Quadros, 1976, pág.245).
O folclore conserva esse passado na sua essência, embora nos chegue modificados pela ação do tempo. O fandango, a luta entre cristãos e mouros e mesmo o bumba-meu-boi, a festa do Divino,a congada perpetua bailados ou os faz desaparecer para ressuscitá-los depois,sempre com o feitio e cor original ou modificado pela engrenagem da máquina do tempo que muda o sentido das palavras. O folk-lore é muito anterior a 22 de agosto de 1846 quando William John Thoms criou o termo para designar as crenças e lendas populares. O desenvolvimento industrial, a tecnologia avançada não destrói o folclore. Não apenas contos (folks-tales) e cantos, mas, hábitos, costumes, gestos, superstições, alimentação, mezinhas, indumentária, sátiras, lirismo tudo constitui a história daquele grupo social, chegado até nós pela tradição oral. Onde estiver o homem viverá uma fonte de criação, preservação e divulgação dos hábitos daquele clã e cultura daquele povo; em qualquer deles estará aí, vívida e atuante a cultura sagrada, hierárquica, veneranda, reservada para a iniciação, a tradição oral e coletiva, destinada a manter usos e costumes por muitos séculos. No Brasil, inúmeros e importantes historiadores dedicaram-se ao estudo do folclore nacional, como por exemplo, Luís Câmara Cascudo, João Ribeiro, Gustavo Barroso, Sílvio Romero, entre outros. A riqueza do nosso folclore é ímpar, pois, três povos ajudaram a criar a nossa identidade cultural: o luso,o negro e o índio. Temos os reisados e cheganças, o bumba-meu-boi, o carnaval, o candomblé, as cavalhadas, a festa de reis, o maracatu. Mitos temos inúmeros ,não fosse o povo brasileiro profundamente criativo: o boitatá, o boto, o curupira, o lobisomem(esse herdado dos europeus) a mãe d’ água, o corpo-seco, as assombrações, a mula sem cabeça, o saci, o velho do surrão. As adivinhações, os provérbios, as trovas (de origem portuguesa) a literatura de cordel,as “incelênças” nordestinas. Realmente, um estudo encantador, fascinante e muito rico o estudo do folclore! Bom que hoje seja tão festejado, pois, a elite social e intelectual do Brasil só tomou conhecimento dele com a chegada do Romantismo, no sec. XIX
Como destaca SAID (2005,pág.14):

“[...] o problema com esta idéia de cultura é que ela faz com que a pessoa não só venere sua cultura, mas também a veja como divorciada, pois transcende do mundo cotidiano. Muitos humanistas de profissão são, em virtude disso, incapazes de estabelecer a conexão entre, de um lado, a longa e sórdida crueldade de práticas, como a escravidão, a opressão racial e colonialista, o domínio imperial e, de outro, a poesia, a ficção, a filosofia”.

Folclore é uma forma de expressão espontânea da cultura popular, um bem precioso que deve ser cultivado. É uma herança deixada pelos nossos antepassados e transmitida para nós por meio de brincadeiras, adivinhas, danças, músicas, lendas, comidas típicas que aqui representamos através do costume de por a mesa com um café cheiroso para confraternizarmos com os amigos, costume esse que tem sido esquecido por nós.
Também trazemos as cantigas de roda e superstições transmitidas oralmente, de pais para filhos, de avós para netos, de vizinhos para vizinhos... Como história do Uirapuru, Vitória-Régia, Iara, Curupira, Saci-Pererê, Mula-sem-Cabeça, Negrinho do Pastoreio, etc.


OBJETIVO GERAL


Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira, conhecer a importância do folclore para os discentes e comunidade escolar.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS


- Oportunizar o educando a entrar em contato com algumas manifestações da cultura popular da sua região;
- Conhecer e divulgar a importância do Folclore;
- Incentivar o gosto pela leitura, arte, música e dança- de forma contextualizada;
- Valorizar textos folclóricos considerando-os como patrimônio cultural que deve ser preservado;
- Utilizar linguagem oral e escrita e artística, explorando riquezas dos textos folclóricos;
- Exercitar fantasia, criatividade e imaginação através de pesquisa e reconstruções;
- Desenvolver o hábito da pesquisa;
- Observar estrutura e características culturais;
- Desenvolver gosto pelas músicas e danças culturais;
- Repassar valores culturais;
- Desenvolver e estimular a coordenação visomotora;
- Conhecer para valorizar a cultura popular;
- Estimular o ritmo;
- Desenvolver a linguagem oral e escrita


METODOLOGIA DA COORDENAÇÃO
SANDRA CRISTINA


As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interpretação da professora e alunos em sala de aula.
Será realizado por meio de atividades diversificadas, pois, concilia alfabetização com fatos do dia a dia que nada mais nada menos fazem parte do nosso folclore, de nossa  cultura, que precisam ser reconhecidos e valorizados pelos nossos alunos para que possam ser passados de geração para geração.
Os alunos pesquisarão manifestações da cultura popular brasileira, os mesmos ainda pintarão desenhos que possam ilustrar os textos, parlendas, trava-língua, adivinhas além de outros trabalhos em sala referente ao tema.
Como encerramento do projeto os professores juntamente com a coordenação pintarão no pátio da escola as principais brincadeiras folclóricas.


METODOLOGIA DA PROFESSORA
AGDA NANTES


Será realizado com os alunos atividades como:
  • Leitura e escrita;
  • Pesquisa;
  • Entrevista com os pais sobre as diferentes brincadeiras;
  • Atividades escritas;
  • Travas línguas e parlendas;
  • Apresentações das parlendas e trava línguas que eles mais gostarem;
  • Brincadeiras lúdicas e antigas como pula cordas, jogos do palito e amarelinha.


METODOLOGIA DA PROFESSORA
ALINE MACIEL
Auxiliar de desenvolvimento Elaine

As aulas serão ministrada através de bastante atividades orais, por se tratar de uma turma de três e quatro anos. Após serão realizadas atividades sendo uma lúdica e uma escrita. As atividades se darão da seguinte forma:
  • Roda da conversa, para verificar os conhecimentos prévios;
  • Atividade lúdica, para trabalhar com a coordenação ampla e grossa;
  • Atividade escrita, onde podemos finalizar observando a coordenação motora fina e a compreensão do conteúdo ministrado.


METODOLOGIA DA PROFESSORA
ANDRÉIA DORNELLES


No primeiro momento, trabalharemos Identidade e Autonomia, fazendo uma investigação com os alunos sobre os conhecimentos preexistentes sobre o assunto. Diante de explanações e questionamentos será feita uma listagem com os resultados obtidos:
  • Roda da conversa (crianças em círculo)
  • Explicar o que é folclore: são lendas, superstições, parlendas, brincadeiras, adivinhas.

Aproveitaremos para trabalhar com esses temas. Faremos uma visita à sala de Informática onde os alunos farão pesquisas de lendas do Folclore Brasileiro e também terão acesso a jogos educativos dentro do tema, assim como realizarão desenho digital;

Iniciaremos o projeto pesquisando algumas lendas:
  • Lenda do Saci
  • Lenda da mula sem cabeça
  • Lenda do Boto
  • Lenda do Boitatá
  • Lenda do Curupira
Trabalharemos com as lendas, contando-as e reproduzindo-as através de desenhos.
Na sala de informática trabalharemos caça-palavras e cruzadinhas de lendas.
Na área de Matemática trabalharemos com jogos: amarelinha, boliche, quantidade de ovos da galinha (par lenda) e dados das figuras geométricas.
Em Artes modelaremos o cachimbo do "Saci-Pererê"
Aproveitaremos a aula de Linguagem Oral para trabalharmos com par lenda Pseudoleitura.


METODOLOGIA DA PROFESSORA
CRISTIANE BATISTA
Auxiliar de desenvolvimento Luana Paula
Será realizado com os alunos diferentes atividades folclóricas, entre elas, parlendas, trava-línguas, o que é o que é, cruzadinhas e as lendas folclóricas mais conhecidas, como:
  • Lenda do boitatá
  • Lenda do curupira
  • Lenda do saci
  • Lenda da mula sem cabeça
    Ainda serão pintado amarelinhas no chão da escola para dinamizar as atividades propostas.



METODOLOGIA DA PROFESSORA
CLAUDIA LEMES


Iniciar as atividades com uma conversa informal sobre o assunto folclore, buscando informações sobre o que eles já sabem sobre o assunto.
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e no coletivo com a interação professor e aluno em sala de aula. 
- Leitura de textos e interpretação oral e escrita como lendas, parlendas,trava línguas, provérbios e outros.
- Produção de textos. Usando imagem folclóricas como a lenda do Saci.
- Cruzadinhas.
- Corrigir erros ortográficos em textos.
- Brincadeira jogo da velha.
- Momento de leitura onde um aluno conta uma lenda com ou sem auxilio de livro.


METODOLOGIA DA PROFESSORA
IDÊS PAULINO
Auxiliar de desenvolvimento Adeur

Será realizado, primeiramente a conversa informal onde podemos perceber o que o aluno já sabe e o que ainda tem para aprender. Observaremos suas crenças e aquilo que os alunos já trazem consigo. Após será trabalhado atividades diversas e focaremos o trabalho principalmente na leitura de parlendas, contos folclóricos, trovas e mitos com o objetivo de estimular a leitura e apresentação em público, trabalhando também a desenvoltura de cada aluno ao expressar-se.





METODOLOGIA DA PROFESSORA
ILZENI BARBOSA


  • Diálogo sobre o conceito FOLCLORE e sobre o projeto e os combinados
  • STE – slides sobre as lendas
  • STE – Jogos
  • Cantigas de ninar, adivinhas, parlendas (recitar) com atividades de registro, trava-lingua com atividades de registro
  • Música: cravo e a rosa (dramatização), brincadeira e fazem parte do folclore (atividades de registro)
  • Brincadeiras dirigidas que fazem parte do folclore (no pátio)
  • Lendas – leitura dos textos informativos, confecção do livro
  • Ensaios de teatro com fantoche (personagens de folclore)
  • Apresentação do teatro com fantoche de varetas para os alunos da escola
  • Atividades de registro



METODOLOGIA DA PROFESSORA
TATIANE PAEL


Serão utilizadas diferentes atividades para recorte, colagem, pintura onde serão expostos em sala de aula de acordo com as brincadeiras folclóricas trabalhadas nas aulas de educação física.






METODOLOGIA DA PROFESSORA
TATIENE ALVES


Após serem trabalhados em sala de aula diferentes lendas, mitos e parlendas os professores utilizarão a sala de tecnologia para jogos folclóricos, e histórias folclóricas. Ainda baixarei histórias para serem assistidas pelos professores no data show e em DVD`s. as aulas na sala de tecnologia podem proporcionar aos alunos momentos de prazer e descontração e por isso é de suma importância a participação de todos.


METODOLOGIA DA PROFESSORA
VALÉRIA ALMEIDA

Os alunos realizarão pesquisas das brincadeiras folclóricas em diferentes tipos de sites. Após realizarão pesquisa em suas famílias das brincadeiras antigas que ainda fazem sucesso nos dias de hoje e ensinarão seus colegas a brincarem. As aulas serão por mim orientadas e tem como maior objetivo resgatar o prazer por brincar, já que nos dias atuais os alunos querem apenas assistir TV e irem para o computador.

CRONOGRAMA DA COORDENAÇÃO
SANDRA CRISTINA

Atividades Desenvolvidas
Maio/Jun
Jul/Agos
Set/Out
Reunião para elaboração do projeto.
X


Escolha do nome do projeto.
X


Pesquisa de atividades como sugestões aos professores.
X
X
X
Registros através de fotos.
X
X
X
Acompanhamento da realização das atividades em sala.
X
X
X
Auxílio aos professores nos ensaios das apresentações.
X
X
X
Digitação do projeto


X
Seleção de anexos


X
Encerramento do projeto


X


CRONOGRAMA DA PROFESSORA
AGDA NANTES

Atividades Desenvolvidas
Maio/Jun
Jul/Agos
Set/Out
Reunião para elaboração do projeto
X


Escolha do nome do projeto
X


Parlenda: A galinha do vizinho

X

Leitura e análise lingüística

X

Adição e subtração

X
X
Multiplicação e divisão

X
X
Vídeo: a Velha a fiar

X

Papési sociais do homem e da mulher.


X
Espaço urbano e rural


X
Encerramento do projeto


X



CRONOGRAMA DA PROFESSORA
ANDRÉIA DORNELLES


Atividades Desenvolvidas
Maio/Jun
Jul/Agos
Set/Out
Reunião para elaboração do projeto
X


Escolha do nome do projeto
X


Textos (par lenda)

X

Musicas e adivinhas

X

Cruzadinhas e Caça palavras

X
X
Atividades matemáticas

X
X
Pesquisas
X


Jogos e brincadeiras
X
X
X
Encerramento do projeto


X

CRONOGRAMA DA PROFESSORA
ALINE MACIEL
Auxiliar de desenvolvimento Elaine
Atividades Desenvolvidas
Maio/Jun
Jul/Agos
Set/Out
Reunião para elaboração do projeto
X


Escolha do nome do projeto
X


Musicas e adivinhas

X
X
Atividades matemáticas

X
X
Atividades de linguagem

X
X
Cantigas

X
X
Jogos e brincadeiras

X
X
Pinturas

X
X
Encerramento do projeto


X



CRONOGRAMA DA PROFESSORA
CRISTIANE BATISTA
Auxiliar de desenvolvimento Luana Paula
Atividades Desenvolvidas
Maio/Jun
Jul/Agos
Set/Out
Reunião para elaboração do projeto
X


Escolha do nome do projeto
X


Conversa informal sobre o projeto



Textos (par lenda)

X

Musicas e adivinhas

X

Cruzadinhas e Caça palavras

X
X
Atividades matemáticas

X
X
Pesquisas
X


Jogos e brincadeiras
X
X
X
Textos (par lenda)

X

Encerramento do projeto


X

CRONOGRAMA DA PROFESSORA
CLAUDIA LEMES

Atividades Desenvolvidas
Maio/Jun
Jul/Agos
Set/Out
Reunião para elaboração do projeto
X


Escolha do nome do projeto
X


Conversa informal
X


Texto: Lenda do saci

X

Cruzadinha

X

Brincadeira jogo da velha

X
X
Conto de uma lenda pelo aluno

X
X
Correção de ortografia

X
X
Encerramento do projeto


X



CRONOGRAMA DA PROFESSORA
IDÊS PAULINO
Auxiliar de desenvolvimento Adeur


Atividades Desenvolvidas
Maio/Jun
Jul/Agos
Set/Out
Reunião para elaboração do projeto
X


Escolha do nome do projeto
X


Conversa informal sobre o tema folclore
X


Atividades de linguagem

X

Trava línguas e parlendas

X

Ensaio de trava línguas e parlendas

X

Apresentação no dia cultural

X

Encerramento do projeto


X


CRONOGRAMA DA PROFESSORA
ILZENI BARBOSA


Atividades Desenvolvidas
Maio/Jun
Jul/Agos
Set/Out
Reunião para elaboração do projeto
X


Escolha do nome do projeto
X


Dialogo sobre o projeto, combinados e o que é folclore
X


STE (slide das lendas folclóricas)

X

Música (O cravo e a Rosa), ensaio dramatização.
X
X

Cantigas de ninar



STE (jogos das lendas)

X

Adivinhas

X

Parlendas

X

Trava-língua

X
X
Lendas – textos – ilustração (confecção de livro)

X

Lendas – recorte e colagem dos personagens

X

Quebra-cabeça (dos personagens das lendas)

X

Cruzadinha

X
X
Brincadeiras que fazem parte do folclore (atividades de registro)

X

Brincadeiras dirigidas que fazem parte do folclore

X
X
Ensaios da história dos fantoches de varetas (personagens do folclore)

X
X
Apresentação da história dos fantoches de varetas (personagens do folclore)


X
Encerramento do projeto


X



CRONOGRAMA DA PROFESSORA
TATIANE PAEL


Atividades Desenvolvidas
Maio/Jun
Jul/Agos
Set/Out
Reunião para elaboração do projeto
X


Escolha do nome do projeto
X


Música variadas
X
X

Cantigas
X
X

Brincadeiras folclóricas
X
X
X
Pintura
X
X
X
Encerramento do projeto


X


CRONOGRAMA DA PROFESSORA
TATIENI ALVES


Atividades Desenvolvidas
Maio/Jun
Jul/Agos
Set/Out
Reunião para elaboração do projeto
X


Escolha do nome do projeto
X


Pesquisa na STE de contos e lendas folclóricas
X


Slide das lendas folclóricas

X
X
Jogos das lendas
X
X
Filme da Emília


X
Filme o pulo do gato

X

Contação da história do boitatá

X

Encerramento do projeto


X


CRONOGRAMA DA PROFESSORA
VALÉRIA ALMEIDA


Atividades Desenvolvidas
Maio/Jun
Jul/Agos
Set/Out
Reunião para elaboração do projeto
X


Escolha do nome do projeto
X


Música variadas
X
X

Cantigas
X
X

Brincadeiras folclóricas
X
X
X
Pintura
X
X
X
Encerramento do projeto


X




AVALIAÇÃO DA COORDENAÇÃO
SANDRA CRISTINA


Avaliar não é apenas medir o conhecimento, mas é também uma forma de percebermos que o que planejamos foi de fato alcançado. A avaliação serve de auxílio tanto para o professor como para o coordenador que tem nela uma meta a ser seguida e se necessário um caminho para ser revisado e estudado melhor.
A avaliação será através de registros por parte dos professores em sala de aula frente à participação de cada aluno de forma individual e coletivo e do desenvolvimento da aprendizagem durante as atividades propostas.


AVALIAÇÃO DA PROFESSORA
AGDA Apª NANTES

A avaliação será feita através da observação e interesse dos alunos, através das atividades aplicadas e participação nas atividades para casa.


AVALIAÇÃO DA PROFESSORA
ALINE MACIEL
Auxiliar de desenvolvimento Elaine

A turma será avaliada no coletivo, já que a maioria das atividades são realizadas em grupo e de forma oral. Ainda será avaliado o interesse e participação do aluno.


AVALIAÇÃO DA PROFESSORA
ANDRÉIA DORNELLES

A avaliação será feita através da participação contínua durante as atividades propostas.

AVALIAÇÃO DA PROFESSORA
CLAUDIA LEMES DIAS

A avaliação será através de registros de atividade frente a participação de cada aluno através da participação em sala e o desempenho nas atividades e trabalhos.


AVALIAÇÃO DA PROFESSORA
CRISTIANE BATISTA
Auxiliar de desenvolvimento Luana Paula

A avaliação realizar-se-á através da observação e participação dos alunos nas atividades propostas.

AVALIAÇÃO DA PROFESSORA
IDÈS PAULINO
Auxiliar de desenvolvimento Adeur

Os alunos serão avaliados pelo interesse e participação das atividades e apresentações, na resolução dos exercícios propostos bem como na declamação de trava-línguas e parlendas.

AVALIAÇÃO DA PROFESSORA
ILZENI BARBOSA

Os alunos serão avaliados no decorrer de todas as atividades de registro e nas apresentações, também será avaliado quanto à participação e o interesse pelas atividades propostas.


AVALIAÇÃO DA PROFESSORA
TATIANE PAEL
A avaliação se dará durante as aulas de artes, onde observarei a participação de cada alunos nas pesquisas das diferentes brincadeiras folclóricas, nas atividades em sala e no capricho por realizar as atividades.

AVALIAÇÃO DA PROFESSORA
TATIENI ALVES
A avaliação acontecerá em paralelo com a do professor em sala de aula, onde será verificado o interesse pelos jogos no computador, a atenção ao assistir as lendas folclóricas, e comportamento na sala de tecnologia.
AVALIAÇÃO DA PROFESSORA
VALÉRIA ALMEIDA

A avaliação acontecerá durante as aulas de educação física, onde o principal é a participação nas brincadeiras propostas como cinco marias, amarelinha, jogo da bets, pega-pega, pula cordas e esconde- esconde.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CARVALHO, A.M.C. et al. (Org.). Brincadeira e cultura: viajando pelo Brasil que brinca . Vol. 1 e 2. São Paulo: Casa do Psicológo, 2003.
CARPENTIER, Aleijo. O Reino deste Mundo. São Paulo: Cia das Letras,2000.
SAID, Edward. Cultura e Imperialismo: Cia das Letras, 2001.
RUSSEN, Jorn. Razão Histórica: Editora UNB, 2001.
QUADROS, J. Literatura Brasileira- Folclore SP: Editora Somar, 1976.
BACZKO, Bronislaw. Imaginação Social: Enciclopédia Einaldi, 1985












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