CENTRO EDUCACIONAL
MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA V
PROJETO TRÂNSITO
Rio Brilhante – MS
2012
CENTRO EDUCACIONAL
MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA V
PROJETO TRÂNSITO
Projeto Educacional coletivo desenvolvido com os
alunos do pré I “a”, pré II “a”, 1º ano “a”, 2º ano “a” matutino , 2º
ano “b”, 4º e 5º ano “b” vespertino nas
disciplinas de artes, ed. Física e sala
de STE
Centro Educacional Municipal Criança Esperança V, pelas professoras:
Andréia Dornelles Staine, Cristiane Lopes Batista Alves, Noeli Maria
Nicolay,Elaine Cristina R. Soares, Eliete M. da Silva Walteman, Maria Conceição
Cavalheiros Freitas, Elienai da Silva Gomes Pupile, Jéssica Buss Garbin,
Rosineide Silvano dos Santos Muniz, Dalva Aparecida Pinheiro Carvalho Almeida,
Josiane Ristof de Souza, Tatiana Pael,, Valéria Almeida de Souza, Viviane
Pereira Ribeiro, Wilyam Stevan Nicolay , sob orientação da coordenadora Luzia Aparecida Ferreira
Sarate.
Rio Brilhante – MS
2012
SUMÁRIO
1- JUSTIFICATIVA
....................................................................................
|
|
2- OBJETIVOS
.............................................................................................
·
Objetivo Geral.
·
Objetivos Especificos
|
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3-
METODOLOGIA
|
|
4-
CRONOGRAMA
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5- AVALIAÇÃO
|
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6- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
.....................................................
|
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7- ANEXOS
|
JUSTIFICATIVA
O centro Educacional
Municipal Criança Esperança V, situa-se no Bairro Planalto, populoso é um dos
Bairros mais distantes do centro da cidade. Esta escola tem por seus alunos
crianças do próprio bairro, dos bairros vizinhos e oriundos de fazendas e
assentamentos, conta pouco mais de 400 alunos matriculados e atende a clientela
da educação infantil até ao 6º ano. Sendo a escola a maior responsável pelo
desenvolvimento das habilidades básicas, caractere pessoal e as até mesmo
emocionais nos tempo atuais, preocupados com tantos acidentes na cidade,
envolvendo alunos e pais dessa comunidade resolvemos elaborar um projeto que
viessem de encontro para nos ajudar solucionar problemas. “A aprendizagem
ocorre através da atividade do aprendiz, tanto física quanto mental e
emocional. Na escola, por exemplo, elados depende muito mais da reação dos
alunos aos fatores apresentados, do que do conteúdo dos livros e das
metodologias dos professores. É um processo dinâmico e cumulativo, ou seja, uma
ação que estabelece entre um conhecimento já aprendido e um novo conhecimento a
adquirir. É um processo continuo, aprendemos durante toda a existência. É
também um processo pessoal, um não pode aprender pelo outro, e global, quando
envolve uma mudança de comportamento exige participação total e global do
indivíduo a fim de que seja estabelecido o equilíbrio vital. (Campos, Dinah
Martin de Souza. Psicologia da Aprendizagem. 37ª ed. Editora Vozes. Petrópolis,
2008).
Esse projeto trata
da importância e da responsabilidade de condutores e pedestres nas ruas e
avenidas das cidades, e nas Rodovias que ligam um estado a outro. Assim os
professores e toda a comunidade escolar vão trabalhar com os meios de
transportes e com os cuidados no trânsito e sinalização. Não é mais aceitável
que continuemos restringindo o trabalho com o tema trânsito apenas as regras de
circulação e ao ensino da sinalização, quando temos ao nosso alcance uma
infinidade de propostas que podem instrumentalizar uma mudança duradoura. A
educação para o trânsito apresenta poucos resultados se for realizada somente
durante a Semana Nacional de Trânsito ou ainda em decorrência de alguns
acidentes nas proximidades da escola. O trânsito é um tema rico, com inúmeras
possibilidades a serem exploradas, e pode contribuir para uma melhor
compreensão do nosso cotidiano, nossos hábitos e atitudes, assim estimular
discussões de ordem sócio-politicos. A popularização dos veículos automotores
trouxe conforto e rapidez na locomoção das pessoas e maior facilidade no
transporte de mercadorias, por outro lado criou complexidade no trânsito,
principalmente nas cidades de intenso movimento.
É constante o perigo de acidentes, sendo comum o risco de vida. Assim,
tornou-se necessário termos uma educação de trânsito, tanto para motoristas
como para pedestres. Se um povo usa
um meio tão avançado da civilização de hoje como os veículos automotores, deve
ser civilizado o suficiente para usá-lo com segurança.
Como toda a
educação, para ser realmente eficiente deve ser iniciada na infância, sendo a
escola o meio mais indicado para ensinar o devido comportamento no trânsito.
Tradicionalmente, a educação de crianças e adolescentes para o trânsito
enfatiza a redução de acidentes, através da adoção de abordagens pedagógicas
comportamentais e cognitivas. Acredito
que o ensino das regras de trânsito e das conseqüências legais da sua
inobservância seja suficiente para modelar o comportamento dos alunos.
Diante da grande
violência que apreciamos em nosso trânsito, por falta de informações ou por
pura falta de educação; é necessário travar uma luta de conscientização em
nossos alunos através de projetos que contribui para que cada aluno de posse de
sua curiosidade e questionamento se torne cada vez mais um jeito ativo e
participante na busca e propagação de ensinamentos do bom comportamento no
trânsito. Demonstrando desta forma amor à própria vida. “O homem e a mulher são
os únicos seres capazes de aprender com alegria e esperança, na convicção de
que a mudança é possível. Aprender é uma descoberta criadora, com abertura ao
risco e a aventura do ser, pois ensinando se aprende e aprendendo se ensina”.
Freire(p.62) 1996.
As abordagens da
educação podem contribuir para que se consiga atingir os reais objetivos da
Educação para o trânsito. A abordagem Construtivista possibilita tornar o aluno
ativo em seu processo de educação, quando são considerados seu ponto de vista,
sua percepção e suas expectativas. Com a abordagem Sócio-cultural, promove-se a
cidadania através da análise de situações reais do trânsito e da reflexão sobre
as consequências da liberdade dada ao tráfego motorizado individual no aumento
do risco de acidentes de trânsito. Com a
abordagem holística ou educação em valores humanos, o aluno vivencia
experiências solidárias e cooperativas na sala de aula e no trânsito.
A necessidade de uma
conscientização ampla e urgente sobre a Educação para o trânsito é visível aos
olhos de todos, dada a complexidade dos problemas que surgem no dia a dia de
todas as cidades. Hoje toda a população está envolvida, sob diferentes
aspectos, com os problemas relacionados ao trânsito. A situação “acende uma luz
de alerta” em relação questões de cidadania, pois as relações no trânsito
envolvem valores e princípios fundamentais para um convívio social saudável:
respeito ao próximo, obediência às leis,
a solidariedade, prudência. O que se percebe em nossa sociedade é a fragilidade
desses valores, revelando uma sociedade em crise, marcada pela agressividade,
individualismo e desrespeito.
A partir do exposto,
e considerando que a escola constitui-se em espaço e momento significativo de
Educação e de formação dos seres humanos torna-se relevante investigar e
analisar como as escolas estão abordando a Educação para o trânsito, pois a
situação é um problema de educação que envolve não somente condutores de
veículo e pedestres. As normas e condutas no trânsito devem ser compreendidas e
assimiladas por todos. E a escola pode contribuir nesse processo. Ademais, é na
infância e na adolescência que se verifica a maior aceitação de ensinamento e
de condutas.
Não existe um tempo
determinado para as pessoas educarem-se. E disso decorre que a educação
acompanha o processo de viver. É preciso conceder a educação ao longo da vida
como uma construção contínua da pessoa humana, dos saberes, aptidões e da sua
capacidade de discernir e agir. Portanto, educação engloba o ensinar e o
aprender e construir-se num processo de desenvolvimento da capacidade física,
intelectual e moral do ser humano visando a sua melhor integração individual e
social. Ou seja, consiste em transmitir normas de comportamento técnico -
cientifico (instrução) e moral (formação do caráter que podem ser compartilhado
por todos os membros da sociedade). Neste sentido, Brandão (1993, p. 7) afirma
que “Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um
modo ou de muitos, todos nós envolvemos pedaços da vida com ela [… ]”.
A Educação é, antes
de tudo, um ato de amor e coragem, que está ligada ao diálogo, à discussão ao
debate. Os homens enquanto seres humanos vivem em constante aprendizado, pois a
cada dia adquirem novos conhecimentos, novos saberes. O processo educativo
configura-se sempre que surgem formas sociais de condução e controle da
aventura de ensinar e de aprender e quando sujeita-se a pedagogia, torna-se
ensino formal, cria situações próprias para seu exercício e constitui
executores especializados. É quando estruturam-se escolas, alunos e professores.
A escola é
considerada como agência educativa, no sentido que ela coloca em ação os
princípios meios para que sejam atingidos os parâmetros considerados ideais
pela sociedade. Ela reproduz os modelos, as normas, as idéias da sociedade e da
humanidade em geral. A
escola, portanto, é concebida como um lugar de aprendizagem e não como um
espaço onde o professor se limita a transmitir o saber ao aluno; deve tornar-se
o local onde são elaborados os meios para desenvolver atitudes e valores e
adquirir competências. Para Martins (2004, p.33), “a e educação se processa por
meio de razões e motivos. Um motivo é o efeito da descoberta de um valor. Há,
pois uma estreita relação entre motivos
e valores e entre valores e educação.” assim sendo, a escola desempenha um
papel fundamental no processo de formação de cidadãos apto para viverem em uma
sociedade. E nesse contexto entendemos a educação para o trânsito. Dentre os
diversos acontecimentos que causam intranqüilidade à sociedade, os acidentes de trânsito com vitimas, envolvendo não só os
motoristas, mas também, os pedestres, vêm destacando-se. Trata-se de um
problema preocupantes, cuja solução é desafiadora, por envolver muitos fatores
de ordem social e jurídica.
O trânsito
caracteriza-se pela relação homem-necessidade de circulação, num contexto
determinado. O trânsito é a utilização das vias por pessoas, veículos e
animais. Transitar é uma necessidade de todo ser humano. Todos, portanto, são
usuários do trânsito, independentes do papel que esteja desempenhando.
O trânsito é o mais
importante ponto de junção dos diversos grupos, segmentos e indivíduos de uma
sociedade. É um sistema extraordinariamente complexo, do qual todos dependem
diariamente: para deslocar-nos, como condutores, passageiros ou pedestres; para
despacharmos as mercadorias que produzimos; para recebermos mercadorias e
produtos que consumimos.
Nosso comportamento
no trânsito é regido por um conjunto de leis que prevêem comportamentos e ações
corretas, bem com infrações, multas penalidades e a responsabilização civil
criminal por nossos atos no trânsito, principalmente quando colocamos em risco
a segurança e a vida, nossa e das outras pessoas.
O homem, procurando
encurtar distância em negligenciados os limites impostos pelos padrões estabelecidos
pela legislação (de trânsito) e, ainda, demonstrado ser deseducado no trânsito,
através desrespeito, provocações, demonstrações de superioridade, agressividade
e violência. Isto decorre da “particularidade do ser humano possuir vários
tipos de comportamentos, ou seja, maneira de agir adquirida na vida social, que
distingue das outras espécies animais.” (MARTINS, 2007, p.18).
Entretanto, é
necessário conhecer e obedecer às leis de trânsito, exercendo a cidadania e
respeitando uns aos outros, o q pode conseguir por meio da educação. O estado
define a formação do cidadão como uns dos fins da educação, atribuindo as
instituições de ensino, públicas e privadas, o dever de dotar os jovens de
condições básicas para o exercício consciente da cidadania. Ou seja, deixa a
cargo dessas instituições a tarefa de transmitir conhecimentos aos jovens e
desenvolver neles hábitos e atitudes, de forma a viabilizar a meta da
cidadania.
Em nossa sociedade,
o trânsito vem se tornando um ambiente de hostilidade, agressividade, que
culmina no índice significativo de mortalidade, e as principais vítimas são os
jovens. O mais intrigante é que quase todos os jovens que estão morrendo no
trânsito passaram pela escola nos últimos dez anos (ou ainda são estudantes),
mas sua formação não incorporou noções de segurança, respeito e cuidado com a
própria saúde e a do próximo. Para Martins (2007, p.19), “preciso humanizar a
realidade do trânsito, corrigindo os
erros com campanhas educativas bem conduzidas e direcionadas pelos diversos meios
de comunicação, valendo-se de estratégias diversificadas.” Mas, o que se
percebe é que as iniciativas na área de
educação para o trânsito ainda são limitadas, pontuais. As
campanhas vinculadas à área, são vinculadas timidamente, com pouco impacto
atingindo uma pequena parcela da população.
Educar para o
trânsito é preservar a vida, evitar acidentes, exercer a cidadania, no qual
respeito, cortesia, cooperação, solidariedade e responsabilidade constituem os
eixos determinantes da transformação do comportamento do homem no trânsito.
Sabe-se que esta não é uma tarefa simples e fácil. Pois, para transformar uma
sociedade, é importante a participação, conscientização e o desejo de cada
criança, adolescente, adulto ou idoso. É necessário que os pais, professores,
empresários e as próprias autoridades percebam que atitudes corretas no
trânsito podem salvar vidas. Ademais, as mudanças passam pela perspectiva do
querer, pela ação.
É necessário
conscientizar o cidadão que reeducação, a se iniciar nos bancos escolares, já
nas primeiras séries, não pode se limitar à situação escolar. Ela precisa
mobilizar as crianças, os familiares, a comunidade, o estado e a nação, tanto
em relação à educação dos pedestres quanto à dos condutores, dos policiais e de
advogados e juízes, para que a atuação de cada um seja sempre de forma
positiva. A partir disso, o que pode ser desenvolvido são atividades educativas
de trânsito através de situações reais, significativas e contextualizadas, que
ativam a capacidade do aluno, dando ao professor a oportunidade de perceber o
quanto ele já sabe e o quanto aprendeu sobre o tema.
Falar sobre trânsito
é, antes de tudo, falar sobre caminhos abertos à locomoção humana, caminhos que
conduzem as pessoas, que traçam histórias dos lugares, que interligam espaços e
que transportam riquezas. Isso sugere que falar sobre trânsito é falar sobre a
vida e o progresso. O trânsito, porém, mostra-se cada vez mais complexo,
apresentando novas e desafiantes problemáticas para aqueles que têm a tarefa de
administrá-lo ou entendê-lo com objetivo de propor soluções. Tarefas esta que
se torna um desafio, conforme Martins (2006, P.54), “uma vez que, da mesma que
a educação, o trânsito caminha da super-especialização para a busca da
generalização”. Para entender o trânsito, é necessário compreender fenômenos de
ordem social, psicológica, educacional, e até mesmo política e econômica.
A pluralidade de
questões que o trânsito envolve como crescimento populacional, migração da
população para os centros urbanos, comportamento social e individual,
cidadania, ética, comunicação, ensino-aprendizagem, educação de crianças,
jovens e adultos, entre outros, requer uma abordagem de forma interdisciplinar,
na qual cada disciplina constitui com o conhecimento já produzido e se alias às
outras para a produção de novo conhecimentos. E a partir do trabalho entre as
outras as diversas áreas do conhecimento produzir-se-á propostas que atendam
melhor aos anseios da população, que está cada vez mais preocupada com questões
relacionadas ao trânsito, comprometendo a qualidade de vida. “Se trabalharmos
desde a infância a respeito trânsito e, principalmente, a vida, conseguiremos
tornar o indivíduo mais consciente de suas responsabilidade, tanto agora,
enquanto criança, quanto no futuro, quanto este for adulto.” Desta forma, é de
extrema importância a conscientização de todos para que o respeito, a
honestidade, a dignidade, a solidariedade enfim, a vivência de valores éticos
possam contribuir na superação de quadros de sinistralidades no trânsito.
OBJETIVOS
Objetivo Geral
A educação para o
trânsito tem como objetivo formar o comportamento do cidadão enquanto usuário
das vias públicas na condição de pedestre, condutor ou passageiro, os
professores, através de atividades interdisciplinares com seus alunos, a
articular junto à comunidade escolar a entender o trânsito como atividade
essencial, através da conscientização dos condutores e pedestre, pelas crianças
e adolescência, para o comportamento adequado no trânsito.
Objetivos Específicos
·
Demonstrar atitude
solidária frente a situações ocorridas no trânsito, no que tange habilidades
importantes à segurança do pedestre e do próprio passageiro;
·
Visitar e explorar locais
públicos da cidade que proporcionem novas aprendizagens;
·
Vivenciar o trânsito
através de simulações;
·
Conscientizar os alunos
da importância da educação no trânsito;
·
Conhecer melhor as leis
de trânsito;
·
Conhecer os principais
sinais de trânsito;
·
Conhecer a função do
guarda de trânsito;
·
Oferecer questões
intrigantes que possibilitem a curiosidade e a busca de informações para o
conhecimento do trânsito;
·
Motivar a reflexão das
ações praticadas no trânsito, buscando mudanças positivas.
·
Conhecer as formas,
METODOLOGIA
Coordenadora: Luzia Apª
Ferreira Sarate
Turmas: Pré I “A”, Pré II
“A”, 1º ano “A”, 2º “A” Matutino, 2º ano “B” Vespertino, 4º “B” e 5º “B”ano
Vespertino.
Coletar os
conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema em destaque.
Dar oportunidade aos
alunos de observar os diferentes sinais de trânsito através de fotos, músicas e
vídeos.
Realizar atividades
em grupos e individuais através de recortes e colagem sobre o tema acima.
Serão realizadas
atividades envolvendo a confecção de cartazes com desenhos e mensagens, de
semáforos para brincar e aprender como devemos respeitar as cores do sinal,
pintura de uma pista com rua e sinalização de trânsito, com placas rotatórias
entre outras, produção de textos e expressões artísticas sobre o “trânsito”.
Palestra com instrutor
de auto- escolas, vídeos, brincadeiras.
Trabalhar de maneira
variada, explorando: conversas informais sobre regras, riscos e procedimentos
de prevenção de acidentes; simulação de situações ocorridas no trânsito; frases
de alerta com a confecção de um varal; músicas; poesias; filmes de instrução
para melhorar a convivência no trânsito; pintura; recorte e colagem; confecção
de cartazes individuais e coletivos; atividades extra-classe com a participação
de profissionais do ensino e de agentes de trânsito passeio em diferentes
locais que possibilite a exploração de placas de trânsito; confecção de um
trânsito com sucatas; palestras (conhecimento/conscientização), escrita da
palavra, TRÂNSITO e seu significado.
CRONOGRAMA
Coordenadora:
Luzia Aparecida Ferreira Sarate
Turmas: Pré I
“a” Pré II “a” 1º e 2º ano “a” Matutino
2º, 4º e 5º
ano “b” Vespertino.
Meses Trabalhados
|
|||||||||
Atividades desenvolvidas
|
FEV
|
MAR
|
ABR
|
MAI
|
JUN
|
JUL
|
AGO
|
SET
|
OUT
|
Observação para iniciar o projeto
|
10/2
|
||||||||
Reunião para
escolha do Tema (Professores e coordenação)
|
02/3
|
||||||||
Abertura: apresentação
para a comunidade interna e externa
|
05/3
|
||||||||
Pesquisa de
atividades diferenciadas
|
02 á
30/3
|
25 e
26/7
|
|||||||
Auxilio aos
professores nas atividades desenvolvidas nas salas.
|
02 á
30/3
|
02 á
30/4
|
02 á
31/5
|
01 á
29/6
|
01 á
31/8
|
10 á
28/9
|
01 á 31/10
|
||
Fotografias
e filmagens
|
10/2
|
12 á
23/3
|
09 á
20/4
|
14 á
31/5
|
04 á
29/6
|
01 á
31/8
|
10 á
28/9
|
||
Organização
de caixas para confeccionar carrinhos.
|
04 á
29/6
|
||||||||
Confecção de
carrinhos e semáforos.
|
01 á
31/8
|
||||||||
Ajuda nos
ensaios das músicas, pintura do circuito com sinalização.
|
01 á 31/10
|
||||||||
Passeios
pelas ruas da cidade, para conhecer locais que não podemos brincar.
|
24/7
|
01 e 02/10
|
|||||||
Digitação e
encadernação do projeto, organização de palestras.
|
10 á
29/9
|
15 á
31/10
|
|||||||
Culminância
do projeto.
|
31/10
|
AVALIAÇÃO
Coordenadora: Luzia Apª
Ferreira Sarate
Turmas: Pré I “A”, Pré II
“A”, 1º ano “A”, 2º “A” Matutino, 2º ano “B” Vespertino, 4º “B” e 5º “B”ano
Vespertino.
No decorrer dos
trabalhos, observar-se-á o interesse dos alunos, em todas as atividades
propostas, e deve ocorrer uma atenção especial para aqueles que se mostrarem
desinteressados ou apáticos às mesmas. Será feito um registro das perguntas e
opiniões dos alunos em relação ao tema em destaque... É de fundamental
importância que a avaliação de dê sob os dois ângulos: o trabalho do professor
e o aprendizado do aluno. Tendo desta forma, uma base mais sólida quanto ao seu
procedimento didático que. O fechamento da avaliação se dará numa culminância
do projeto, em que as turmas farão uma exposição das atividades realizadas em
sala durante o desenvolvimento do projeto.
METODOLOGIA
Professora: Noeli Maria Nicolay
Turma: 1º ano “A”
Relatos de trajetos feitos pelas crianças
- Músicas
- Conscientização sobre o estacionamento de carros em frente da escola ( pais, crianças, os cuidados que precisam ter)
- Palestra
- Confecção de carrinhos de papelão
- Elaboração de um circuito no pátio
- Confecção de placas, cartazes
- Montagem de painéis
- Passeio na Auto-escola
- Assistir Vídeo educativo sobre Trânsito
- Passeio nas proximidades da escola, observando o movimento ( placas, pedestres, faixas);
- Trabalhar a sonorização do trânsito ( tipos de sons produzidos);
- O tema trânsito será trabalhado sempre nas aulas de geografia.
- Músicas
- Conscientização sobre o estacionamento de carros em frente da escola ( pais, crianças, os cuidados que precisam ter)
- Palestra
- Confecção de carrinhos de papelão
- Elaboração de um circuito no pátio
- Confecção de placas, cartazes
- Montagem de painéis
- Passeio na Auto-escola
- Assistir Vídeo educativo sobre Trânsito
- Passeio nas proximidades da escola, observando o movimento ( placas, pedestres, faixas);
- Trabalhar a sonorização do trânsito ( tipos de sons produzidos);
- O tema trânsito será trabalhado sempre nas aulas de geografia.
-No final de cada tema abordado farei a
finalização com uma atividade escrita:
-Cruzadinhas;
- Pinturas;
-Produção de frases, entre outros.
CRONOGRAMA
Professora: Noeli Maria Nicolay
Turma: 1º ano “A” – Matutino
Meses Trabalhados
|
|||||||||
Atividades desenvolvidas
|
FEV
|
MAR
|
ABR
|
MAI
|
JUN
|
JUL
|
AGO
|
SET
|
OUT
|
Observação para iniciar o projeto
|
10/2
|
||||||||
Reunião para
escolha do Tema (Professores e coordenação)
|
02/3
|
||||||||
Abertura:
apresentação para a comunidade interna e externa
|
05/3
|
||||||||
Atividades
desenvolvidas em sala, cruzadinhas, pinturas,
produção de frases, entre outros.
|
02, 05, 06,
07/3
|
18/4
|
15 e 16/5
|
18 e 19/6
|
25 e 26/7
|
21/8
|
18/9
|
||
Vídeos na
sala de STE, conscientização dos pedestres.
|
16 á
30/4
|
||||||||
Confecção de
semáforo, placas, cartazes e atividade de conscientização das faixas de
segurança.
|
02 á
31/5
|
||||||||
Jogo da
memória, passeio nas proximidades da escola,
observando o movimento (placas, pedestres, faixas).
|
06 á
17/8
|
||||||||
Vídeo
educativo sobre Trânsito e palestras sobre o trânsito com o instrutor da auto-escola .
|
20 e 21/9
|
||||||||
Culminância do
projeto.
|
31/10
|
AVALIAÇÃO
Professora:
Noeli Maria Nicolay
Turma: 1º ano
“A” – Matutino
Os alunos serão avaliados durante a
execução das atividades, observando o interesse, a participação e suas atitudes
no caminho para escola o devido cuidado com o meio ambiente e trânsito.
Ao final de cada tema abordado os alunos
serão avaliados com a atividade escrita.
METODOLOGIA
Professora: Eliete Marques da Silva Walteman
Turma: 5º ano “B”
Durante o projeto estarei
trabalhando com:
- Leitura e Interpretação de textos informativos;
- Poesias sobre o trânsito;
- Produção textual através de imagens sobre o trânsito;
- Ilustração dos sinais de trânsito (semáforo);
- A importância das placas de sinalização;
- Atividades visuais sobre as placas de sinalização;
- Ilustração de algumas placas;
- Brincadeiras com sucatas, pintura de um circuito sobre o trânsito;
- Jogos sobre as placas de trânsito
- Palestras sobre o trânsito;
- Jogo da memória, passeio nas proximidades da escola, observando o movimento ( placas, pedestres, faixas); Vídeos na sala de STE, atividades de conscientização dos pedestres;
- Confecção de semáforo, placas, cartazes e atividade de conscientização das faixas de segurança.
CRONOGRAMA
Professora: Eliete Marques da Silva Walteman
Turma: 5º ano “B” – Vespertino
Meses Trabalhados
|
|||||||||
Atividades desenvolvidas
|
FEV
|
MAR
|
ABR
|
MAI
|
JUN
|
JUL
|
AGO
|
SET
|
OUT
|
Observação para iniciar o projeto
|
10/2
|
||||||||
Reunião para
escolha do Tema (Professores e coordenação)
|
02/3
|
||||||||
Abertura:
apresentação para a comunidade interna e externa
|
05/3
|
||||||||
Atividades
desenvolvidas na sala de aula, cruzadinhas,
pinturas, produção de frases, entre outros.
|
06 á
30/3
|
23 á
27/4
|
21 á
31/5
|
11 á
15/6
|
25 e 26/7
|
||||
Vídeos na
sala de STE, atividades de conscientização dos pedestres.
|
01 e
24/8
|
||||||||
Confecção de
semáforo, placas, cartazes e atividade de conscientização das faixas de
segurança.
|
03 á
28/9
|
||||||||
Jogo da
memória, passeio nas proximidades da escola,
observando o movimento (placas, pedestres, faixas).
|
29/7
|
||||||||
Palestras sobre o trânsito com o instrutor da
auto-escola .
|
19 e 20/9
|
||||||||
Culminância do
projeto.
|
31/10
|
AVALIAÇÃO
Professora:
Eliete Marques da Silva Walteman
Turma: 4º ano
“B” – Vespertino
Os alunos serão avaliados durante a
execução das atividades, observando o interesse, a participação e o bom
comportamento no trânsito, mudança de abitos no caminho para a escola.
Ao final de cada bimestre
os alunos serão avaliados com a atividade escrita.
METODOLOGIA
Professora: Cristiane Lopes Batista
Turma: Pré II “A”
Durante o projeto estarei dialogando com os alunos
sobre o bom comportamento no trânsito e os cuidados que devemos tomar para
evitar acidentes.
- Através da conscientização oral, lembrando que os pedestres devem atravessar na faixa e obedecer ao semáforo;
- Confecção do semáforo;
- Assistir ao vídeo “Trânsito legal” na sala de tecnologia;
- Recorte e colagem de meios de transporte;
- Jogos de memória;
- Liga pontos;
- Pulando amarelinha com semáforo;
- Música da xuxa;
- Poemas/poesia;
- Atividades de coordenação motora;
- Palestra sobre o trânsito;
- Pinturas;
- Confecção de fantoches de varetas;
- Passeio pelas ruas da escola, mostrando os devidos cuidados que devemos tomar para evitar acidentes;
- Confecção de bilhetes para a família, cuidado com o trânsito;
- Confecção de mural sobre o trânsito.
CRONOGRAMA
Professora: Cristiane Lopes Batista
Turma: Pré II “A” – Matutino
Meses Trabalhados
|
|||||||||
Atividades desenvolvidas
|
FEV
|
MAR
|
ABR
|
MAI
|
JUN
|
JUL
|
AGO
|
SET
|
OUT
|
Observação para iniciar o projeto
|
10/2
|
||||||||
Reunião para
escolha do Tema (Professores e coordenação)
|
02/3
|
||||||||
Abertura:
apresentação para a comunidade interna e externa
|
05/3
|
||||||||
Atividades
desenvolvidas na sala de aula, pintura, recorte, colagem e modelagem.
|
06 á
30/3
|
23 á
27/4
|
21 á
31/5
|
11 á
15/6
|
25 e 26/7
|
||||
Confecção de
semáforo e bilhetes, vídeos na sala de STE, atividades de conscientização dos
pedestres.
|
01 e
24/8
|
||||||||
Colagem com
papel laminado no semáforo e atividade de conscientização das faixas de
segurança.
|
03 á
28/9
|
||||||||
Jogo da
memória (STE) atividades liga pontos e músicas da XUXA.
|
29/7
|
||||||||
Poesia “pare
e siga” apresentação de placas educativas, Passeio pelas ruas da escola,
mostrando os devidos cuidados que devemos tomar para evitar acidentes.
|
19 á
25/9
|
||||||||
Palestra
sobre o trânsito.
|
22/10
|
||||||||
Culminância
do projeto.
|
31/10
|
AVALIAÇÃO
Professora:
Cristiane Lopes Batista
Turma: Pré II
“A” – Matutino
Os alunos serão avaliados durante a
execução das atividades, observando o interesse, a participação e suas atitudes
no caminho para escola o devido cuidado com o meio ambiente e trânsito.
Ao final de cada tema
abordado os alunos serão avaliados com a atividade escrita.
METODOLOGIA
Professora : Andréia Dornelles Staine
Profissional de Apoio: Josiane Ristof de Souza
Turma: Pré I “A” Matutino
As
atividades devem ser desenvolvidas explorando a seguinte situação problema:
BI–BI, FOM-FOM – A rua tem carro e temos que atravessar.
A partir
dessa frase, desenvolverei atividades que vão explorar o conhecimento prévio da
criança em relação ao ambiente rua e em que a sua identidade e autonomia, em
relação ao ambiente em destaque, sejam objetos de verificação e motivação para
trabalhar o conhecimento adquirido e aquele que deseja adquirir.
Estratégias
didático-pedagógicas desenvolvidas:
· Leitura da frase em roda de conversas, coletando as
informações (experiências vivenciadas) de cada criança;
· Observação de figuras com ruas, com identificação de
seus elementos e despertando a curiosidade da função da rua para as pessoas;
· Orientar a construção do conhecimento da criança como
parte integrante desse ambiente, como usar o cinto de segurança ou cadeiras, e
capacetes adequados a sua idade.
Numa
segunda etapa, aproveitando o que foi discutido e negociado com as crianças,
iniciam-se as atividades que vão privilegiar a produção gráfica das vivências
contadas na roda de conversas:
· Na travessia de ruas a importância dos sinais com os
significados de figuras e cores (AULA PASSEIO)
· Executar atividades por meio de jogos e brincadeiras,
trabalhando a percepção, o movimento, espaço, e o conceito de sinalização, etc.
· Utilizando um semáforo e placas de trânsito existentes
na escola, simularemos algumas situações de trânsito.
CRONOGRAMA
Professora: Andréia Dornelles Staine
Profissional de apoio: Josiane Ristof de Souza
Turma: Pré I “A” – Matutino
Meses Trabalhados
|
|||||||||
Atividades desenvolvidas
|
FEV
|
MAR
|
ABR
|
MAI
|
JUN
|
JUL
|
AGO
|
SET
|
OUT
|
Observação para iniciar o projeto
|
10/2
|
||||||||
Reunião para
escolha do Tema (Professores e coordenação)
|
02/3
|
||||||||
Abertura:
apresentação para a comunidade interna e externa
|
05/3
|
||||||||
Atividades
desenvolvidas na sala de aula, pintura, recorte, colagem e modelagem.
|
06 à
30/3
|
23 à
27/4
|
21 à
31/5
|
11 à
15/6
|
25 e 26/7
|
||||
Confecção de
semáforo, vídeos na sala de STE, atividades de conscientização dos pedestres.
|
01
e
24/8
|
||||||||
Colagem com
papel laminado no semáforo e atividade de conscientização das faixas de
segurança.
|
03
á
28/9
|
||||||||
Jogo da
memória (STE) atividades liga pontos e músicas da XUXA ( tem que parar).
|
29/7
|
||||||||
Poesia “pare
e siga” apresentação de placas educativas e palestra.
|
19 e 20/9
|
22/10
|
|||||||
Culminância
do projeto.
|
31/10
|
AVALIAÇÃO
Professora: Andréia Dornelles Staine
Profissional
de apoio: Josiane Ristof de Souza
Turma: Pré II “A” – Matutino
Será feita durante todo o desenvolvimento do projeto, observando a
participação, interesse e entusiasmo e principalmente as mudanças
comportamentais referente ao conteúdo Trânsito.
METODOLOGIA
Professora: Elaine Cristina R. Soares
Profissional de apoio: Elienai da Silva Gomes Pupile
Turma: 2º ano “A” Matutino
O projeto trânsito tem por finalidade conscientizar os
alunos quanto ao funcionamento e uso das normas que regem o trânsito de
veículos e pedestres.
Relatos de trajetos feitos pelas crianças:
·
Músicas
·
Produções Textuais
·
Conscientização sobre o
estacionamento de carros em frente da escola (pais, crianças, os cuidados que
precisam ter)
·
Palestra
·
Confecção de carrinhos de
papelão
· Elaboração de um circuito no pátio
· Confecção de placas, cartazes
· Montagem de painéis
· Passeio na Auto-escola
· Assistir Vídeo educativo sobre
Trânsito
· Passeio nas proximidades da escola,
observando o movimento ( placas, pedestres,
faixas);
· Trabalhar a sonorização do trânsito (
tipos de sons produzidos);
O tema trânsito será trabalhado sempre nas aulas de geografia. No final
de cada
tema abordado
farei a finalização com uma atividade escrita:
· Cruzadinhas;
· Pinturas;
· Produção de frases, entre outros.
CRONOGRAMA
Professora: Elaine Cristina R. Soares
Profissional de apoio: Elienai da Silva Gomes Pupile
Turma: 2º ano “A” Matutino
Meses Trabalhados
|
|||||||||
Atividades desenvolvidas
|
FEV
|
MAR
|
ABR
|
MAI
|
JUN
|
JUL
|
AGO
|
SET
|
OUT
|
Observação para iniciar o projeto
|
10/2
|
||||||||
Reunião para
escolha do Tema (Professores e coordenação)
|
02/3
|
||||||||
Abertura:
apresentação para a comunidade interna e externa
|
05/3
|
||||||||
Atividades
desenvolvidas na sala de aula, cruzadinhas,
pinturas, produção de frases, entre outros.
|
06 á
30/3
|
23 á
27/4
|
21 á
31/5
|
11 á
15/6
|
25 e 26/7
|
||||
Confecção de
semáforo, vídeos na sala de STE, atividades de conscientização dos pedestres.
|
01 e
24/8
|
||||||||
Confecção de
semáforo, placas, cartazes e atividade de conscientização das faixas de
segurança.
|
03 á
28/9
|
||||||||
Jogo da
memória, passeio nas proximidades da escola,
observando o movimento (placas, pedestres, faixas).
|
29/7
|
||||||||
Assistir
Vídeo educativo sobre Trânsito na (STE) com palestras sobre o trânsito ministrada por instrutor
da auto- escola.
|
19 e 20/9
|
||||||||
Culminância do
projeto.
|
31/10
|
AVALIAÇÃO
Professora: Elaine Cristina R. Soares
Profissional de apoio: Elienai da Silva Gomes Pupile
Turma: 2º ano “A” Matutino
Estarei
observando o comportamento dos alunos no caminho para casa, e os relatos dos
pais no dia-a dia com os filhos no trânsito, também o aprendizado em sala de
aula com as atividades escritas.
METODOLOGIA
Professora: Maria da Conceição Cavalheiro
Turma: 4º ano “B” Vespertino
O projeto é desenvolvido de
forma integrada, a partir do tema: “Por um trânsito melhor”.
As áreas de conhecimento do currículo
escolar devem contribuir com seus conteúdos no sentido de construir o
conhecimento dos educandos em relação à Identificação e compreensão sobre os
cuidados e as regras de trânsito.
Deve ser realizado um trabalho
multidisciplinar, garantindo aos educandos o saber social e o exercício da
cidadania.
Os conteúdos devem abranger as
demais áreas de conhecimento devem, portanto, estar em consonância com as
questões do cotidiano do educando, como o trânsito e como se comportar nele.
As
aulas têm por base as observações realizadas no trajeto de casa para a escola e
nos passeios realizados com a família. As aulas abordam também, notícias de
jornais, livros e revistas.
Após as explicações e debates, os alunos relatam o que entenderam,
discutem e são levados a pensar e chegam às suas próprias conclusões.
Os
alunos produzem placas, semáforos, maquetes, cartazes, e carrinhos de sucatas e
também cantam músicas, poesias, peças de teatro, caminhadas educativas, etc.
CRONOGRAMA
Professora: Maria da Conceição Cavalheiro
Turma: 4º ano “B” Vespertino
Meses Trabalhados
|
|||||||||
Atividades desenvolvidas
|
FEV
|
MAR
|
ABR
|
MAI
|
JUN
|
JUL
|
AGO
|
SET
|
OUT
|
Observação para iniciar o projeto
|
10/2
|
||||||||
Reunião para
escolha do Tema (Professores e coordenação)
|
02/3
|
||||||||
Abertura:
apresentação para a comunidade interna e externa
|
05/3
|
||||||||
Atividades desenvolvidas na sala de aula, cruzadinhas, pinturas, produção de frases, entre
outros.
|
06 á
30/3
|
23 á
27/4
|
21 á
31/5
|
11 á
15/6
|
25 e 26/7
|
||||
Vídeos na
sala de STE, atividades de conscientização dos pedestres.
|
01 e
24/8
|
||||||||
Confecção de
semáforo, maquetes, placas, cartazes e atividade de conscientização das
faixas de segurança.
|
03
á
28/9
|
||||||||
Jogo da
memória, passeio nas proximidades da escola,
observando o movimento (placas, pedestres, faixas).
|
29/7
|
||||||||
Assistir Vídeo educativo sobre Trânsito
na (STE) e
palestras
sobre o trânsito ministrada por instrutor da auto-escola .
|
19 e 20/9
|
||||||||
Pintura de um
circuito sinalizado.
|
27 e 28/9
|
15 à
25/10
|
|||||||
Culminância do
projeto.
|
31/10
|
AVALIAÇÃO
Professora: Maria da Conceição Cavalheiro
Turma: 4º ano “B” Vespertino
Os resultados são notórios. Os
alunos questionam o comportamento dos pais no trânsito, realizam atividades em
grupos e fazem sugestões para resolver os problemas da cidade.
Fomos observando mudanças no comportamento
dos alunos, especialmente na forma que se expressam percebendo-se como parte
integrante da sociedade e consciente de sua importância nas mudanças e no
cumprimento das regras e leis de trânsito.
METODOLOGIA
Professora: Rosineide Silvano dos Santos Muniz
Profissional de Apoio: Dalva Apª Pinheiro Carvalho Almeida
Turma: 2º ano “B” vespertino
O projeto trânsito tem por finalidade conscientizar os alunos quanto ao
funcionamento e uso das normas que regem o trânsito de veículos e pedestres.
Relatos de trajetos feitos pelas crianças:
·
Músicas
·
Produções Textuais
·
Conscientização sobre o
estacionamento de carros em frente da escola (pais, crianças, os cuidados que
precisam ter)
·
Palestra
·
Confecção de carrinhos de
papelão
·
Elaboração de um circuito no pátio
·
Confecção de placas, cartazes
·
Montagem de painéis
·
Passeio na Auto-escola
·
Assistir Vídeo educativo
sobre Trânsito
·
Passeio nas proximidades da
escola, observando o movimento (placas, pedestres, faixas);
·
Trabalhar a sonorização do
trânsito (tipos de sons produzidos);
·
O tema trânsito será
trabalhado sempre nas aulas de geografia.
No final de cada tema abordado farei a
finalização com uma atividade escrita:
- Cruzadinhas;
- Produção de frases, entre outros.
CRONOGRAMA
Professora: Rosineide Silvano dos Santos Muniz
Profissional de Apoio: Dalva Apª Pinheiro Carvalho Almeida
Turma: 2º ano “B” Matutino
Meses Trabalhados
|
|||||||||
Atividades desenvolvidas
|
FEV
|
MAR
|
ABR
|
MAI
|
JUN
|
JUL
|
AGO
|
SET
|
OUT
|
Observação para iniciar o projeto
|
10/2
|
||||||||
Reunião para escolha do Tema (Professores e
coordenação)
|
02/3
|
||||||||
Abertura: apresentação para a comunidade interna
e externa
|
05/3
|
||||||||
Atividades desenvolvidas na sala de aula, cruzadinhas, pinturas, produção de frases, entre
outros.
|
06 á
30/3
|
23 á
27/4
|
21 á
31/5
|
11 á
15/6
|
25 e 26/7
|
||||
Confecção de semáforo, vídeos na sala de STE,
atividades de conscientização dos pedestres.
|
01 e
24/8
|
||||||||
Jogo da memória,
passeio nas proximidades da escola, observando o movimento (placas,
pedestres, faixas).
|
29/7
|
||||||||
Assistir Vídeo educativo sobre
Trânsito na (STE) com palestras sobre o trânsito ministrada por
instrutor da auto- escola.
|
19 e 20/9
|
||||||||
Culminância
do projeto.
|
31/10
|
AVALIAÇÃO
Professora: Rosineide Silvano dos Santos Muniz
Profissional de Apoio: Dalva Apª Pinheiro Carvalho Almeida
Turma: 2º ano “B” Vespertino
Estarei
observado o comportamento dos alunos, no trajeto para escola, mudança de
comportamento ao andar nas ruas da escola, questionamentos orais e avaliações
escritas.
METODOLOGIA
Professora : Jéssica Buss Garbin
Turma: Pré I “C” Matutino
As atividades devem ser desenvolvidas explorando a seguinte situação problema:
·
Leitura da frase em roda de conversas, coletando as informações (experiências
vivenciadas) de cada criança;
·
Observação de figuras com ruas, com identificação de seus elementos e despertando a
curiosidade da função da rua para as pessoas;
·
Orientar a construção do conhecimento da criança como parte integrante desse
ambiente, como usar o cinto de segurança ou cadeiras, e capacetes adequados a sua
idade.
Numa segunda etapa, aproveitando o que foi discutido e negociado
com as crianças, iniciam-se as atividades que vão privilegiar a produção
gráfica das vivências contadas na roda de conversas:
- Na travessia de ruas a importância dos sinais com os significados de figuras e cores (AULA PASSEIO)
- Executar atividades por meio de jogos e brincadeiras, trabalhando a percepção, o movimento, espaço e o conceito de sinalização, etc.
- Utilizando um semáforo e placas de trânsito existentes na escola, simularemos algumas situações de trânsito
CRONOGRAMA
Professora: Jéssica Buss Garbin
Turma: Pré I “C” – Matutino
Meses Trabalhados
|
|||||||||
Atividades desenvolvidas
|
FEV
|
MAR
|
ABR
|
MAI
|
JUN
|
JUL
|
AGO
|
SET
|
OUT
|
Observação para iniciar o projeto.
|
10/2
|
||||||||
Reunião para
escolha do Tema (Professores e coordenação)
|
02/3
|
||||||||
Abertura:
apresentação para a comunidade interna e externa
|
05/3
|
||||||||
Atividades
desenvolvidas na sala de aula, pintura, recorte, colagem e modelagem.
|
06 á
30/3
|
23 á
27/4
|
21 á
31/5
|
11 á
15/6
|
25 e 26/07
|
||||
Confecção de
semáforo, vídeos na sala de STE, atividades de conscientização dos pedestres.
|
01 e
24/08
|
||||||||
Colagem com
papel laminado no semáforo e atividade de conscientização das faixas de
segurança.
|
03 á
28/09
|
||||||||
Jogo da
memória (STE) atividades liga pontos.
|
29/7
|
||||||||
Poesia “pare
e siga” apresentação de placas educativas e palestra.
|
19 e 20/9
|
22/10
|
|||||||
Culminância
do projeto.
|
31/10
|
AVALIAÇÃO
Professora: Jéssica Buss Garbin
Turma: Pré I “C"– Matutino
Será feita durante todo o desenvolvimento do projeto,observando a
participação, interesse e entusiasmo e principalmente as mudanças comportamentais referente ao conteúdo
Trânsito.
METODOLOGIA
Professora: Viviane Pereira Ribeiro
Turma: 4º e 5º ano “B” Vespertino
Disciplina de artes
Estarei
durante o projeto conversando com os alunos sobre com devemos no comportar no
trânsito, após cada conversa estarei aplicando atividades relacionadas ao tema:
· Confecção de carrinhos de papelão, de
semáforos, placas, cartazes;
· Elaboração de um circuito no pátio;
· Montagem de painéis;
CRONOGRAMA
Professora: Viviane Pereira Ribeiro
Turma: 4º e 5º ano “B” Vespertino
Disciplina de artes
Meses
Trabalhados
|
|||||||||
Atividades desenvolvidas
|
FEV
|
MAR
|
ABR
|
MAI
|
JUN
|
JUL
|
AGO
|
SET
|
OUT
|
Observação para iniciar o projeto.
|
10/2
|
||||||||
Reunião para
escolha do Tema (Professores e coordenação)
|
02/3
|
||||||||
Abertura:
apresentação para a comunidade interna e externa
|
05/3
|
||||||||
Confecção de
semáforo, carrinhos e placas de sinalização.
|
20/4
|
17/5
|
20 e 21/6
|
25 e 26/7
|
22 e 23/8
|
||||
Elaboração de um circuito no pátio;
|
27 e 28/9
|
15 á
25/10
|
|||||||
Culminância
do projeto
|
31/10
|
AVALIAÇÃO
Professora: Viviane Pereira Ribeiro
Turma: 4º e 5º ano “B” Vespertino
Disciplina de artes
Será feita durante todo o desenvolvimento do projeto, observando a
participação, interesse e entusiasmo, cuidado e zelo pelos trabalhos.
M ETODOLOGIA
Professora: Tatiana Pael
Turma: 2º ano “A” Matutino
Disciplina de artes
Estarei durante o projeto
conversando com os alunos sobre com devemos no comportar no trânsito, após cada
conversa estarei aplicando atividades relacionadas ao tema.
- Confecção de carrinhos de papelão, de semáforos, placas, cartazes;
- Elaboração de um circuito no pátio;
- Montagem de painéis;
CRONOGRAMA
Professora: Tatiana Pael
Turma: 2º ano “A” Matutino
Disciplina de artes
Meses Trabalhados
|
|||||||||
Atividades
desenvolvidas
|
FEV
|
MAR
|
ABR
|
MAI
|
JUN
|
JUL
|
AGO
|
SET
|
OUT
|
Observação
para iniciar o projeto.
|
10/2
|
||||||||
Reunião para escolha do Tema (Professores e
coordenação)
|
02/3
|
||||||||
Abertura: apresentação para a comunidade interna
e externa
|
05/3
|
||||||||
Confecção de semáforo, carrinhos e placas de
sinalização.
|
20/4
|
17/5
|
20 e 21/6
|
25 e 26/7
|
22 e 23/8
|
||||
Elaboração de um circuito no
pátio;
|
22 e 23/8
|
27 e 28/9
|
15 á
25/10
|
||||||
Culminância do projeto
|
31/10
|
AVALIAÇÃO
Professora: Tatiana Pael
Turma: 2º ano “A” Matutino
Disciplina de artes
Será feita durante todo o desenvolvimento do projeto,
observando a participação, interesse e entusiasmo,
cuidado e zelo pelos trabalhos.
METODOLOGIA
Professora: Valéria Almeida de Souza
Turma: 1º e 2º ano “A” Matutino
Disciplina de Ed. Física.
Estarei trabalhando com músicas e danças, referente o
tema trânsito.
CRONOGRAMA
Professora: Valéria Almeida de Souza
Turma: 1º e 2º ano “A” Matutino
Disciplina de Ed. Física.
Meses
Trabalhados
|
|||||||||
Atividades desenvolvidas
|
FEV
|
MAR
|
ABR
|
MAI
|
JUN
|
JUL
|
AGO
|
SET
|
OUT
|
Observação para iniciar o projeto.
|
10/2
|
||||||||
Reunião para
escolha do Tema (Professores e coordenação)
|
02/3
|
||||||||
Abertura:
apresentação para a comunidade interna e externa
|
05/3
|
||||||||
Apresentação
das músicas aos alunos.
|
23/4
|
26/5
|
|||||||
Ensaios das
danças.
|
20 e 21/6
|
25 e 26/7
|
16/8
|
20/9
|
|||||
Culminância
do projeto
|
31/10
|
AVALIAÇÃO
Professora: Valéria Almeida de Souza
Turma: 1º e 2º ano “A” Matutino
Disciplina de Ed. Física.
Será feita durante todo o desenvolvimento
do projeto observando a participação, interesse e entusiasmo.
METODOLOGIA
Profª:
Wilyam Stevan Nicolay ( sala de STE )
Estarei organizando juntamente com a
Coordenadora Luzia o espaço da (STE) para as palestras com instrutor de auto-
escolas, vídeos, brincadeiras.
Pesquisando para os professores
atividades relacionadas ao trânsito.
Confecção de um trânsito com
sucatas, pintura de um circuito com sinalização do trânsito.
CRONOGRAMA
Profª: Wilyam Stevan Nicolay
( sala de STE )
Meses
Trabalhados
|
|||||||||
Atividades
desenvolvidas
|
FEV
|
MAR
|
ABR
|
MAI
|
JUN
|
JUL
|
AGO
|
SET
|
OUT
|
Observação
para iniciar o projeto. Reunião para escolha do Tema.
|
10/2
|
||||||||
Abertura: apresentação para a
comunidade interna e externa
|
05/3
|
||||||||
Pesquisa de atividades
diferenciadas
|
02 á
30/3
|
25 e
26/7
|
|||||||
Auxilio aos professores nas
atividades desenvolvidas nas salas.
|
02 á
30/3
|
02 á
30/4
|
02 á
31/5
|
01 á
29/6
|
01 á
31/8
|
10 á
28/9
|
01 á 31/10
|
||
Pintura do circuito com
sinalização.
|
01 á 31/10
|
||||||||
Organização de Palestras.
|
10 á
29/9
|
15 á
31/10
|
|||||||
Culminância do projeto.
|
AVALIAÇÃO
Profª: Wilyam Stevan Nicolay
( sala de STE )
Será feita durante todo o desenvolvimento do projeto, observando a
participação, interesse e entusiasmo dos alunos com as atividades na sala de
(STE) e no pátio.
REFERÊNCIAS
BRANDÃO. Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo:
Brasiliense, 1993.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à
prática educativa.
São Paulo. SP. Paz e Terra, 1996.
MARTINS, João Pedro. A Educação
de Trânsito: campanhas educativas nas escolas Belo Horizonte, MG:
Autentica, 2007.
Campos, Dinah Martins de Souza. Psicologia da Aprendizagem. 37ª ed.
Editora vozes. Petrópolis,2008).
ANEXOS
Parecer Técnico Coordenação
e Direção
Ao iniciar o ano letivo de
2012, decidimos levar nossos alunos a perceber a importância de andarmos com segurança no trânsito e assim
contribuir com a sociedade com a educação no trânsito.
Assim convidamos os
professores para elaborarmos junto um projeto que viesse atender nossas
angustias, pois vemos a cada dia pessoas morrendo ou ficando gravemente
feridos, pelo desrespeito de muitos condutores no trânsito.
Durante o desenvolvimento
desse projeto algumas modificações foram feitas no cotidiano escolar, com
palestras confecção de materiais para melhor conscientização dos futuros
condutores da nossa sociedade. E hoje é possível ver o cuidado dos nossos
alunos na vinda para a escola e no retorno para casa. Chegamos ao final desse
projeto com a sensação de dever cumprido.
______________________________________
Coordenadora: Luzia Aparecida Ferreira Sarate
____________________________________
Diretora: Viviane Gomes de Castro
Parecer
Técnico da Direção
PROJETO TRÂNSITO
Ao iniciar o ano letivo de
2012, decidimos levar nossos alunos a perceber a importância de andarmos com
segurança no trânsito e assim contribuir com a sociedade com a educação no
trânsito.
Durante o desenvolvimento
desse projeto algumas modificações foram feitas no cotidiano escolar, com
palestras confecção de materiais para melhor conscientização dos futuros
condutores da nossa sociedade, e foi visível a participação da Coordenadora
Luzia Aparecida Ferreira Sarate na organização e na articulação das atividades
para os alunos e professores. E hoje é
possível ver o cuidado dos nossos alunos na vinda para a escola e no retorno
para casa. Chegamos ao final desse projeto com a sensação de dever cumprido.
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Viviane Gomes de Castro
Diretora
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