PROJETO APRENDENDO MATEMÁTICA

CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA V




APRENDENDO MATEMÁTICA





RIO BRILHANTE - MS

2012

CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA V





APRENDENDO MATEMÁTICA

Projeto educacional desenvolvido com os alunos da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental no maturino e vespertino no Centro educacional Municipal Criança Esperança V, pela professoras Agda, Aline, Andréia, Cláudia, Cristiane, Ilzeni e Idês , pelas auxiliares de apoio Adeur Soares Martins, Elaine Apª de Lara e Luana Paula R. dos Santos orientado pela coordenadora Sandra Cristina da Silva.



RIO BRILHANTE - MS
2012


Possui a Matemática uma força maravilhosa capaz de nos fazer compreender muitos mistérios da fé.
São Jerônimo



SUMÁRIO

1. JUSTIFICATIVA
5
2. OBJETIVOS:
7
2.1. Geral
7
2.2. Específicos
7
3. METODOLOGIA
8
  • Metodologia da Coordenadora Sandra
8
  • Metodologia da professora Agda
9
  • Metodologia da professora Aline e auxiliar Elaine
9
  • Metodologia da professora Andréia
10
  • Metodologia da professora Claudia
10
  • Metodologia da professora Cristiane e auxiliar Luana
11
  • Metodologia da professora Idês e auxiliar Adeur
11
  • Metodologia da professora Ilzeni
12
4. CRONOGRAMA
13
  • Cronograma da Coordenadora Sandra
13
  • Cronograma da professora Agda
13
  • Cronograma da professora Aline e auxiliar Elaine
14
  • Cronograma da professora Andréia
15
  • Cronograma da professora Claudia
15
  • Cronograma da professora Cristiane e auxiliar Luana
16
  • Cronograma da professora Idês e auxiliar Adeur
17
  • Cronograma da professora Ilzeni
17
5. AVALIAÇÃO
18
  • Avaliação da coordenadora Sandra
18
  • Avaliação da professora Agda
18
  • Avaliação da professora Aline e auxiliar Elaine
18
  • Avaliação da professora Andréia
19
  • Avaliação da professora Cristiane e auxiliar Luana
19
  • Avaliação da professora Claudia
19
  • Avaliação da professora Idês e auxiliar Adeur
20
  • Avaliação da professora Ilzeni
20
6. REFERÊNCIAS

ANEXOS





JUSTIFICATIVA


O Centro Educacional Municipal Criança Esperança V situa-se na vila Planalto, um dos bairros mais distantes do centro da cidade. É um bairro populoso e tem por seus alunos crianças do próprio bairro, dos bairros vizinhos e oriundos de fazendas, conta com pouco mais de 400 alunos matriculados e freqüentando e atende a uma clientela da educação infantil até o 6º ano. Sendo a escola a maior responsável pelo desenvolvimento das habilidades básicas dos alunos, resolvemos elaborar um projeto que levasse a reflexão sobre a prática docente nas aulas de Matemática analisando as contribuições da escola para uma sociedade mais justa e como a Matemática pode ser parte fundamental nesse processo.
O projeto teve como principal objetivo despertar nos discentes o gosto pela Matemática, visando desenvolver o processo ensino-aprendizagem de maneira dinâmica e criativa, promovendo maior interação entre os alunos, criando condições para o preparo e avanço ao final do ano letivo.
Por entender as dificuldades que os alunos apresentam nesta disciplina buscamos formas que pudessem amenizar os problemas com isso nos propomos desenvolver atividades em grupo, jogos, resolução de problemas, entre outros. Verificamos como a aplicação das diferentes abordagens metodológicas pode possibilitar melhores rendimentos no sistema educacional e o professor pode atuar como facilitador no processo ensino-aprendizagem, já que as práticas educacionais devem ser feitas com observações, reflexões e aprimoramentos.
Segundo LARA (2003, p. 09) existe estudos que afirmam o ensino da Matemática está em “crise” e que atribuem aos problemas de metodologia, formação de professores, inadequação dos livros didáticos, falta de recursos e conteúdos programáticos.
Assim desenvolveremos um trabalho metodológico buscando respostas à seguinte questão: Será que trabalhando a Matemática a partir de aulas práticas com dinâmicas e atividades lúdicas, poderemos proporcionar melhores índices de aproveitamento no processo ensino-aprendizagem?
De modo informal, todos sabem e utilizam Matemática no seu dia-a-dia. Mas, a formalidade em que a mesma é transmitida nas salas de aula, prejudica o processo ensino-aprendizagem. Os professores ao expor fórmulas e regras, dificultam a construção/assimilação/aquisição/apreensão desses conceitos por parte do aluno e chegam a impedir a realização de aplicação desses temas, na vida diária dos estudantes, provocando neles uma espécie de rejeição ou barreira em relação aos saberes matemáticos.
No entanto, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais das séries finais do Ensino Fundamental, a disciplina Matemática:
[...] pode dar sua contribuição à formação do cidadão ao desenvolver metodologias que enfatizem a construção de estratégias, a comprovação e justificativa de resultados, a criatividade, a iniciativa pessoal, o trabalho coletivo e a autonomia advinda da confiança na própria capacidade para enfrentar desafios (BRASIL, 1998, p. 27).
Diante disso procuramos buscar novas maneiras de desenvolverem sua prática docente. Assim as aulas deverão ser planejadas partindo da realidade dos alunos, de uma maneira lúdica e que leve o aluno a aprender criando.



OBJETIVOS

Objetivo geral:

Proporcionar ao educando um momento de aprender com prazer, incentivando o cálculo mental, a cooperação em grupo e a aprendizagem com jogos matemáticos, fazendo da hora de aprender um momento de alegria e prazer.


Objetivos específicos:
  • Trabalhar a formação de conceitos;
  • Desenvolver habilidades para a construção de significados;
  • Estimular a curiosidade e a investigação, por meio de diferentes modos de representação, tais como linguagem verbal, gráficos e tabelas;
  • Promover a compreensão das quatro operações;
  • Destacar as formas geométricas e suas características em elementos geométricos e em objetos criados pelo homem.

METODOLOGIA DA COORDENAÇÃO
SANDRA CRISTINA


Segundo Tezani (2001)
“O jogo não é simplesmente um “passatempo” para distrair os alunos, ao contrário, corresponde a uma profunda exigência do organismo e ocupa lugar de extraordinária importância na educação escolar. Estimula o crescimento e o desenvolvimento, a coordenação muscular, as faculdades intelectuais, a iniciativa individual, favorecendo o advento e o progresso da palavra. Estimula a observar e conhecer as pessoas e as coisas do ambiente em que se vive. Através do jogo o indivíduo pode brincar naturalmente, testar hipóteses, explorar toda a sua espontaneidade criativa. O jogo é essencial para que a criança manifeste sua criatividade, utilizando suas potencialidades de maneira integral. É somente sendo criativo que a criança descobre seu próprio eu”.
Assim propomos um trabalho que respeite o tempo e capacidade de cada um, onde através das atividades com jogos serão parceiras para auxílio dessas habilidades. Nesses momentos de prazer/ensino/aprendizagem os alunos serão orientados e estimulados com diferentes atividades lúdicas, entre elas:
Jogo do palito, Jogo da memória com números e tabuada, Quebra cabeça e jogos de encaixe/ Jogo da pescaria e jogo do bingo/ Registro das atividades e dos numerais trabalhados.
METODOLOGIA DO PROFESSOR
AGDA NANTES
Serão desenvolvidas com os alunos as atividades da seguinte maneira:
  • Aulas orais e explicativas do conteúdo;
  • Atividades de jogos matemáticos;
  • Compreensão da construção do número;
  • Atividade escrita;
  • Atividade de jogos nas STE;
  • Brincadeiras no pátio;
  • Jogos diversos, como quebra cabeças, jogo do palito, jogo da memória, jogo do bingo; jogo dos polígonos; jogo das frutinhas e os numerais, entre outros.
Durante a realização das atividades estarei sempre trabalhando em pequenos grupos para atender de forma diferenciada cada um deles e assim proporcionar um momento de aprender brincando.
METODOLOGIA DO PROFESSOR
ALINE MACIEL
Auxiliar de desenvolvimento Elaine
Serão desenvolvidas com os alunos do pré I as seguintes atividades:
  • Brincadeiras com jogos;
  • Atividades de sequencia;
  • Contagem na oralidade;
  • Pintura;
  • Musica da galinha do vizinho;
  • Contagem com palitos;
  • Cores;
  • Figuras geométricas.
METODOLOGIA DO PROFESSOR
ANDRÉIA DORNELLES
Serão realizadas as seguintes atividades:
  • Apresentação do projeto aos alunos;
  • Levantamento dos conhecimentos prévios sobre jogos utilizados em casa;
  • Demonstração dos jogos lúdicos;
  • Realização de atividades lúdicas integrando o jogo com a aprendizagem;
  • Registro das quantidades descobertas;
  • Realização de atividades lúdicas dentro da sala e fora.
  • Musica da galinha do vizinho;
  • Contagem com palitos;
  • Cores;
  • Figuras geométricas.
METODOLOGIA DO PROFESSOR
CLAUDIA LEMES
A matemática tem papel fundamenta na contribuição do desenvolvimento do raciocínio de nossos alunos, por isso resolvi trabalhar o uso da matemática com cálculos orais proporcionando assim um momento de aprender diferenciado e contribuindo para o desenvolvimento dessa tão importante papel que nosso cérebro exerce. Assim utilizarei antes das atividades escritas jogos como:
  • Jogo do bingo da subtração, divisão, adição e multiplicação;
  • Jogos com palitos e adivinha;
  • Jogo da memória;
  • Bingo da tabuada;
  • Jogo das fichas coloridas.
METODOLOGIA DO PROFESSOR
CRISTIANE BATISTA
Auxiliar de desenvolvimento Luana Paula
Estarei trabalhando com os alunos o jogo do boliche e a amarelinha.
O jogo do boliche além de ser um jogo lúdico que proporciona momentos de prazer e descontração, auxilia no aprendizado tanto de contagem como das cores, já que se trata de um jogo por mim confeccionado em garrafas pets, onde utilizarei diferentes cores de tinta para colorir a água e ainda serão numeradas as garrafas para realização da contagem.
No jogo da amarelinha, além de trabalhar uma brincadeira muito conhecida, estarei proporcionando aos meus alunos um momento de aprender como se joga e como se constrói no chão. Neste jogo também será explorado os numerais e cores.
O objetivo do jogo é fazer com que o aluno aprenda brincando.
As atividades serão realizadas de forma seqüencial, onde serão trabalhados os numerais até dez, as cores e as figuras geométricas
METODOLOGIA DO PROFESSOR
IDÊS PAULINO
Auxiliar de desenvolvimento Adeur
As atividades serão realizadas primeiramente de forma lúdica onde os alunos poderão se integrar e aprender sobre o jogo.
Após serão realizadas atividades escritas, integradas aos jogos trabalhados. Entre eles:jogo do palito; memória da multiplicação, bingo da multiplicação e divisão, régua de fração, jogo dos polígonos.
METODOLOGIA DO PROFESSOR
ILZENI BARBOSA
  • Diálogo sobre o projeto, as regras e os combinados
  • Sala de recurso: apresentar os jogos dos numerais e noções de quantidade e deixa-los jogar.
  • Apresentar o material dourado, pedir que formem os numerais, após registrar na lousa e na folha
  • Atividades de registro com apoio do material dourado
  • Música dos dias da semana, para completar o calendário, e identificando os dias no cartaz da sala, observando o dia que vem antes e depois, quantos dias tem cada mês, quantos dias de sol, chuva, nublado.
  • Jogos: boliche (subtração), jogos variados (quebra-cabeça, pinos, jogo da memória, material dourado) no pátio
CRONOGRAMA
SANDRA CRISTINA

Projeto / Mês
Abr Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Auxílio para a escolha do tema
X





Divulgação do projeto aos pais
X





Instruções de como montar um projeto
X





Acompanhamento na realização das atividades
X
X
X
X
X
X
Participação nas aulas realizadas

X
X
X
X
X
Seleção de atividades e pesquisa
X





Incentivo ao registro através da camera digital
X
X
X
X
X
X
Atividades lúdicas

X
X
X
X
X
Digitação e seleção de anexos



X
X
X
Avaliação





X
Encerramento do projeto





01/11/12
CRONOGRAMA DO PROFESSOR
AGDA NANTES
Projeto / Mês
Abr Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Escolha do tema
X
X
X
X
X

Divulgação do projeto aos pais
X





Confecção do jogo das frutinhas
X





Bingo da tabuada

X




Atividades escritas

X
X
X
X
X
Momentos de jogos dentro e fora da sala


X
X
X

Atividades da galinha do vizinho com unidade e dezena



X


Atividades da galinha do vizinho com adição, multiplicação, subtração e divisão.


X
X
X

Jogo dos palitos e unidade



X


Encerramento do projeto





01/11
CRONOGRAMA DO PROFESSOR
ALINE MACIEL
Auxiliar de desenvolvimento Elaine
Projeto / Mês
Abr Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Escolha do tema
X
X
X
X
X

Divulgação do projeto aos pais
X





Pesquisa de atividades da galinha do vizinho
X





Ensinar a musica para os alunos

X




Atividade de sequencia até o numeral 5

X
X
X
X
X
Contagem com o uso de palitos


X
X
X

Jogo da galinha pintadinha






Confecção da caixa de papelão e das bolas de papel para o jogo


X



Ensinar como se joga
X
X




Contar a quantidade que caiu dentro da caixa


X
X
X

Trabalhar as cores com as bolinhas de papel


X
X
X

Encerramento do projeto





01/11
CRONOGRAMA DO PROFESSOR
ANDRÉIA DORNELLES
Projeto / Mês
Abr Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Escolha do tema
X
X
X
X
X

Divulgação do projeto aos pais
X





Seleção dos jogos a serem construídos e trabalhados
X





Ensinar os alunos o jogo

X




Jogo do boliche

X




Registro da quantidade na oralidade

X




Atividade escrita

X




Adição com os números do boliche

X
X
X


Trabalhando cores com as garrafas do boliche

X
X
X


Musica da galinha do vizinho



X
X
X
Sequencia até dez


X
X
X
X
Jogo do percurso


X
X
X

Ensinar como se brinca


X

X
X
Pintar o percurso no chão



X


Encerramento do projeto





01/11
CRONOGRAMA DO PROFESSOR
CLAUDIA LEMES
Projeto / Mês
AbrMai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Escolha do tema
X





Divulgação do projeto aos pais
X





Seleção dos jogos a serem confeccionados
X
X




Elaboração de atividades referente aos jogos
X
X
X



Confecção dos jogos
X
X




Jogo do palito


X
X
X
X
Jogo da memória

X
X
X
X
X
Jogo do bingo


X
X
X

Bingo da tabuada



X
X
X
Jogo das fichas coloridas



X
X
X
Encerramento do projeto




01/11/12
CRONOGRAMA DO PROFESSOR
CRISTIANE BATISTA
Auxiliar de desenvolvimento Luana Paula
Projeto / Mês
Abr Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Escolha do tema
X
X
X
X
X

Divulgação do projeto aos pais
X





Seleção dos jogos a serem construídos e trabalhados
X





Ensinar os alunos o jogo

X




Jogo do boliche

X




Registro da quantidade na oralidade

X




Atividade escrita

X




Adição com os números do boliche

X
X
X


Trabalhando cores com as garrafas do boliche

X
X
X


Jogo da amarelinha


X
X
X

Ensinar como se brinca


X

X
X
Atividade de sequência até o dez

X
X
X
X

Pintar as amarelinhas no chão



X


Apresentar diferentes tipos de amarelinha



X

X

X

X
Encerramento do projeto





01/11
CRONOGRAMA DO PROFESSOR
IDES PAULINO
Auxiliar de desenvolvimento Adeur
Projeto / Mês
AbrMai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Escolha do tema
X





Divulgação do projeto aos pais
X





Pesquisa e seleção dos jogos a serem trabalhados
X





Confecção dos jogos
X
X
X



Jogo do palito
X
X




Jogo livre, de montar, dominó

X
X
X
X
X
Confecção de loto matemática


X



Dominó de multiplicação


X
X
X
X
Jogo de livre escolha
X
X
X
X
X
X
Encerramento do projeto





01/11/12
CRONOGRAMA DO PROFESSOR
ILZENI BARBOSA
Projeto / Mês
Abr Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Abertura do projeto (combinados)
X





Jogos (sala de recurso) – números – noção de quantidade
X
X




Jogo: material dourado
X
X
X



Jogo: Boliche (adição)
X
X
X



Bingo dos numerais
X

X



Atividades de registro material dourado

X
X
X
X
X
Calendário (de todos os meses)
X
X
X
X
X
X
Jogo: boliche (subtração)




X
X
Jogos variados (quebra-cabeça, memória, pinos, material dourado)


X
X
X
X
Encerramento do projeto





01/11
AVALIAÇÃO DA COORDENAÇÃO
SANDRA CRISTINA
A avaliação deve ser feita de acordo com as potencialidades e os conhecimentos adquiridos pelo aluno. Mais do que conhecer suas competências, é necessário que o professor saiba como ele deve ser avaliado em todas as áreas, assim como acontece com as outras crianças.
Dessa forma, é possível descobrir quais são suas habilidades e dificuldades e proporcionar novo memento de aprender.
A avaliação acontecerá durante todo o processo do projeto cuja intencionalidade é o repensar sobre a prática do professor em sala de aula e melhorar a metodologia que estamos utilizando, oportunizando o aluno a aprender.
AVALIAÇÃO DA PROFESSORA
AGDA NANTES
A avaliação acontecerá durante toda a execução das atividades propostas, do desenvolvimento de cada aluno, respeitando suas diferenças e limitações. Ainda serão avaliados no aprendizado escrito como forma de verificarmos se de fato os jogos pôde contribuir com o aprendizado do aluno.
AVALIAÇÃO DA PROFESSORA
ALINE MACIEL
Serão observados no decorrer do projeto o interesse e participação nas atividades propostas.
AVALIAÇÃO DA PROFESSORA
ANDREIA DORNELLES
Os alunos serão avaliados pelo interesse e participação durante a execução das atividades.
AVALIAÇÃO DA PROFESSORA
CLÁUDIA LEMES
A avaliação será realizada através de observação do interesse, participação e colaboração nas atividades desenvolvidas e sugeridas.
Nossas crianças têm muitas dificuldades na participação de atividades grupais, pois não desenvolveram esse hábito tão necessário para o aprendizado diário em sociedade. Querem se esconder atrás de atitudes agressivas e debochadas, muitas vezes preferem se omitir em dar opiniões do que assumir que desconhecem ou têm dificuldades, deixando claro a ausência de auto- confiança, respeito e solidariedade mútua.
Para reverter esse quadro propomos o desafio da pesquisa e a manifestação como forma de expor o que aprenderam
AVALIAÇÃO DA PROFESSORA
CRISTIANE BATISTA
Auxiliar de desenvolvimento Luana Paula
A avaliação acontecerá diariamente durante a execução do projeto através da observação, interesse e participação dos alunos nas atividades realizadas.
AVALIAÇÃO DA PROFESSORA
IDÊS PAULINO
Auxiliar de desenvolvimento Adeur
Como toda atividade prática, no início os alunos tiveram dificuldades em seguir as regras, tanto para trabalhar em grupo quanto para estabelecer quando poderiam jogar.
Porém no segundo mês de atividades eles estabeleceram suas regras de comportamento sem interferir no desenvolvimento diário das atividades, sem rusgas e adaptações pessoais ao jogar.
Como professora não tenho tido necessidades de maiores interferências ou interrupções.
A socialização, solidariedade e parceria estão presentes nas relações dos alunos.
Não é algo que se vê por quem está fora do ambiente, mas é visto e sentido por quem vivencia o dia-a-dia da turma.
A avaliação da turma, portanto ocorrerá nestas observações diárias, no aprendizado coletivo, e no crescimento e o despertar do interesse em aprender.
AVALIAÇÃO DA PROFESSORA
ILZENI BARBOSA
Os alunos serão avaliados em todas as atividades, observando a participação, o interesse de cada um, também serão avaliados através das atividades de registros, observando o grau de conhecimento que adquiriram através dos jogos e devidas atividades.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
  • BRASIL, Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil , Brasília: MEC / SEF, 1998. LARA, Isabel Cristina Machado de. Jogando com a matemática de 5ª a 8ª série. São Paulo: Rêspel, 2003.
  • LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar . São Paulo: Cortez,1997.
  • VYGOTSKY, L.S. (1984). A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.


















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