CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA V
APRENDENDO MATEMÁTICA
RIO BRILHANTE - MS
2012
CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA V
APRENDENDO MATEMÁTICA
Projeto educacional desenvolvido com os alunos da
Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental no
maturino e vespertino no Centro educacional Municipal Criança
Esperança V, pela professoras Agda, Aline, Andréia, Cláudia,
Cristiane, Ilzeni e Idês , pelas auxiliares de apoio Adeur Soares
Martins, Elaine Apª de Lara e Luana Paula R. dos Santos orientado
pela coordenadora Sandra Cristina da Silva.
RIO
BRILHANTE - MS
2012
Possui
a Matemática uma força maravilhosa capaz de nos fazer compreender
muitos mistérios da fé.
São
Jerônimo
SUMÁRIO
1.
JUSTIFICATIVA
|
5
|
2.
OBJETIVOS:
|
7
|
2.1. Geral
|
7
|
2.2. Específicos
|
7
|
3.
METODOLOGIA
|
8
|
|
8
|
|
9
|
|
9
|
|
10
|
|
10
|
|
11
|
|
11
|
|
12
|
4.
CRONOGRAMA
|
13
|
|
13
|
|
13
|
|
14
|
|
15
|
|
15
|
|
16
|
|
17
|
|
17
|
5.
AVALIAÇÃO
|
18
|
|
18
|
|
18
|
|
18
|
|
19
|
|
19
|
|
19
|
|
20
|
|
20
|
6.
REFERÊNCIAS
|
|
ANEXOS
|
|
JUSTIFICATIVA
O Centro Educacional Municipal Criança Esperança V situa-se na
vila Planalto, um dos bairros mais distantes do centro da cidade. É
um bairro populoso e tem por seus alunos crianças do próprio
bairro, dos bairros vizinhos e oriundos de fazendas, conta com pouco
mais de 400 alunos matriculados e freqüentando e atende a uma
clientela da educação infantil até o 6º ano. Sendo a escola a
maior responsável pelo desenvolvimento das habilidades básicas dos
alunos, resolvemos elaborar um projeto que levasse a reflexão
sobre a prática docente nas aulas de Matemática analisando as
contribuições da escola para uma sociedade mais justa e como a
Matemática pode ser parte fundamental nesse processo.
O
projeto teve como principal objetivo despertar nos discentes o gosto
pela Matemática, visando desenvolver o processo ensino-aprendizagem
de maneira dinâmica e criativa, promovendo maior interação entre
os alunos, criando condições para o preparo e avanço ao final do
ano letivo.
Por entender as dificuldades que os alunos
apresentam nesta disciplina buscamos formas que pudessem amenizar os
problemas com isso nos propomos desenvolver atividades em grupo,
jogos, resolução de problemas, entre outros. Verificamos como a
aplicação das diferentes abordagens metodológicas pode
possibilitar melhores rendimentos no sistema educacional e o
professor pode atuar como facilitador no processo
ensino-aprendizagem, já que as práticas educacionais devem ser
feitas com observações, reflexões e aprimoramentos.
Segundo LARA (2003, p. 09) existe estudos que
afirmam o ensino da Matemática está em “crise” e que atribuem
aos problemas de metodologia, formação de professores, inadequação
dos livros didáticos, falta de recursos e conteúdos programáticos.
Assim desenvolveremos um trabalho metodológico
buscando respostas à seguinte questão: Será que trabalhando a
Matemática a partir de aulas práticas com dinâmicas e atividades
lúdicas, poderemos proporcionar melhores índices de aproveitamento
no processo ensino-aprendizagem?
De modo informal, todos sabem e utilizam
Matemática no seu dia-a-dia. Mas, a formalidade em que a mesma é
transmitida nas salas de aula, prejudica o processo
ensino-aprendizagem. Os professores ao expor fórmulas e regras,
dificultam a construção/assimilação/aquisição/apreensão desses
conceitos por parte do aluno e chegam a impedir a realização de
aplicação desses temas, na vida diária dos estudantes, provocando
neles uma espécie de rejeição ou barreira em relação aos saberes
matemáticos.
No entanto, segundo os Parâmetros Curriculares
Nacionais das séries finais do Ensino Fundamental, a disciplina
Matemática:
[...] pode dar sua contribuição à formação
do cidadão ao desenvolver metodologias que enfatizem a construção
de estratégias, a comprovação e justificativa de resultados, a
criatividade, a iniciativa pessoal, o trabalho coletivo e a autonomia
advinda da confiança na própria capacidade para enfrentar desafios
(BRASIL, 1998, p. 27).
Diante disso procuramos buscar novas maneiras
de desenvolverem sua prática docente. Assim as aulas deverão ser
planejadas partindo da realidade dos alunos, de uma maneira lúdica e
que leve o aluno a aprender criando.
OBJETIVOS
Objetivo
geral:
Proporcionar ao educando um momento de aprender com prazer,
incentivando o cálculo mental, a cooperação em grupo e a
aprendizagem com jogos matemáticos, fazendo da hora de aprender um
momento de alegria e prazer.
Objetivos
específicos:
- Trabalhar a formação de conceitos;
- Desenvolver habilidades para a construção de significados;
- Estimular a curiosidade e a investigação, por meio de diferentes modos de representação, tais como linguagem verbal, gráficos e tabelas;
- Promover a compreensão das quatro operações;
- Destacar as formas geométricas e suas características em elementos geométricos e em objetos criados pelo homem.
METODOLOGIA
DA COORDENAÇÃO
SANDRA
CRISTINA
Segundo Tezani (2001)
“O jogo não é simplesmente um “passatempo” para distrair os
alunos, ao contrário, corresponde a uma profunda exigência do
organismo e ocupa lugar de extraordinária importância na educação
escolar. Estimula o crescimento e o desenvolvimento, a coordenação
muscular, as faculdades intelectuais, a iniciativa individual,
favorecendo o advento e o progresso da palavra. Estimula a observar e
conhecer as pessoas e as coisas do ambiente em que se vive. Através
do jogo o indivíduo pode brincar naturalmente, testar hipóteses,
explorar toda a sua espontaneidade criativa. O jogo é essencial para
que a criança manifeste sua criatividade, utilizando suas
potencialidades de maneira integral. É somente sendo criativo que a
criança descobre seu próprio eu”.
Assim propomos um trabalho que respeite o tempo e capacidade de cada
um, onde através das atividades com jogos serão parceiras para
auxílio dessas habilidades. Nesses momentos de
prazer/ensino/aprendizagem os alunos serão orientados e estimulados
com diferentes atividades lúdicas, entre elas:
Jogo do palito, Jogo da memória com números e tabuada, Quebra
cabeça e jogos de encaixe/ Jogo da pescaria e jogo do bingo/
Registro das atividades e dos numerais trabalhados.
METODOLOGIA DO
PROFESSOR
AGDA NANTES
Serão
desenvolvidas com os alunos as atividades da seguinte maneira:
- Aulas orais e explicativas do conteúdo;
- Atividades de jogos matemáticos;
- Compreensão da construção do número;
- Atividade escrita;
- Atividade de jogos nas STE;
- Brincadeiras no pátio;
- Jogos diversos, como quebra cabeças, jogo do palito, jogo da memória, jogo do bingo; jogo dos polígonos; jogo das frutinhas e os numerais, entre outros.
Durante
a realização das atividades estarei sempre trabalhando em pequenos
grupos para atender de forma diferenciada cada um deles e assim
proporcionar um momento de aprender brincando.
METODOLOGIA DO
PROFESSOR
ALINE MACIEL
Auxiliar
de desenvolvimento Elaine
Serão
desenvolvidas com os alunos do pré I as seguintes atividades:
- Brincadeiras com jogos;
- Atividades de sequencia;
- Contagem na oralidade;
- Pintura;
- Musica da galinha do vizinho;
- Contagem com palitos;
- Cores;
- Figuras geométricas.
METODOLOGIA DO
PROFESSOR
ANDRÉIA
DORNELLES
Serão
realizadas as seguintes atividades:
- Apresentação do projeto aos alunos;
- Levantamento dos conhecimentos prévios sobre jogos utilizados em casa;
- Demonstração dos jogos lúdicos;
- Realização de atividades lúdicas integrando o jogo com a aprendizagem;
- Registro das quantidades descobertas;
- Realização de atividades lúdicas dentro da sala e fora.
- Musica da galinha do vizinho;
- Contagem com palitos;
- Cores;
- Figuras geométricas.
METODOLOGIA DO
PROFESSOR
CLAUDIA LEMES
A
matemática tem papel fundamenta na contribuição do desenvolvimento
do raciocínio de nossos alunos, por isso resolvi trabalhar o uso da
matemática com cálculos orais proporcionando assim um momento de
aprender diferenciado e contribuindo para o desenvolvimento dessa tão
importante papel que nosso cérebro exerce. Assim utilizarei antes
das atividades escritas jogos como:
- Jogo do bingo da subtração, divisão, adição e multiplicação;
- Jogos com palitos e adivinha;
- Jogo da memória;
- Bingo da tabuada;
- Jogo das fichas coloridas.
METODOLOGIA DO
PROFESSOR
CRISTIANE BATISTA
Auxiliar
de desenvolvimento Luana Paula
Estarei
trabalhando com os alunos o jogo do boliche e a amarelinha.
O
jogo do boliche além de ser um jogo lúdico que proporciona momentos
de prazer e descontração, auxilia no aprendizado tanto de contagem
como das cores, já que se trata de um jogo por mim confeccionado em
garrafas pets, onde utilizarei diferentes cores de tinta para colorir
a água e ainda serão numeradas as garrafas para realização da
contagem.
No
jogo da amarelinha, além de trabalhar uma brincadeira muito
conhecida, estarei proporcionando aos meus alunos um momento de
aprender como se joga e como se constrói no chão. Neste jogo também
será explorado os numerais e cores.
O
objetivo do jogo é fazer com que o aluno aprenda brincando.
As
atividades serão realizadas de forma seqüencial, onde serão
trabalhados os numerais até dez, as cores e as figuras geométricas
METODOLOGIA DO
PROFESSOR
IDÊS PAULINO
Auxiliar
de desenvolvimento Adeur
As
atividades serão realizadas primeiramente de forma lúdica onde os
alunos poderão se integrar e aprender sobre o jogo.
Após
serão realizadas atividades escritas, integradas aos jogos
trabalhados. Entre eles:jogo do palito; memória da multiplicação,
bingo da multiplicação e divisão, régua de fração, jogo dos
polígonos.
METODOLOGIA DO
PROFESSOR
ILZENI BARBOSA
- Diálogo sobre o projeto, as regras e os combinados
- Sala de recurso: apresentar os jogos dos numerais e noções de quantidade e deixa-los jogar.
- Apresentar o material dourado, pedir que formem os numerais, após registrar na lousa e na folha
- Atividades de registro com apoio do material dourado
- Música dos dias da semana, para completar o calendário, e identificando os dias no cartaz da sala, observando o dia que vem antes e depois, quantos dias tem cada mês, quantos dias de sol, chuva, nublado.
- Jogos: boliche (subtração), jogos variados (quebra-cabeça, pinos, jogo da memória, material dourado) no pátio
CRONOGRAMA
SANDRA CRISTINA
Projeto
/ Mês
|
Abr Mai
|
Jun
Jul
|
Ago
|
Set
|
Out
|
Nov
|
Auxílio para a
escolha do tema
|
X
|
|
|
|
|
|
Divulgação do
projeto aos pais
|
X
|
|
|
|
|
|
Instruções de
como montar um projeto
|
X
|
|
|
|
|
|
Acompanhamento na
realização das atividades
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Participação nas
aulas realizadas
|
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Seleção de
atividades e pesquisa
|
X
|
|
|
|
|
|
Incentivo ao
registro através da camera digital
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Atividades lúdicas
|
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Digitação e
seleção de anexos
|
|
|
|
X
|
X
|
X
|
Avaliação
|
|
|
|
|
|
X
|
Encerramento do
projeto
|
|
|
|
|
|
01/11/12
|
CRONOGRAMA DO PROFESSOR
AGDA NANTES
Projeto
/ Mês
|
Abr Mai
|
Jun
Jul
|
Ago
|
Set
|
Out
|
Nov
|
Escolha do tema
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
|
Divulgação do
projeto aos pais
|
X
|
|
|
|
|
|
Confecção do jogo
das frutinhas
|
X
|
|
|
|
|
|
Bingo da tabuada
|
|
X
|
|
|
|
|
Atividades escritas
|
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Momentos de jogos
dentro e fora da sala
|
|
|
X
|
X
|
X
|
|
Atividades da
galinha do vizinho com unidade e dezena
|
|
|
|
X
|
|
|
Atividades da
galinha do vizinho com adição, multiplicação, subtração e
divisão.
|
|
|
X
|
X
|
X
|
|
Jogo dos palitos e
unidade
|
|
|
|
X
|
|
|
Encerramento do
projeto
|
|
|
|
|
|
01/11
|
CRONOGRAMA DO PROFESSOR
ALINE MACIEL
Auxiliar de desenvolvimento Elaine
Projeto
/ Mês
|
Abr Mai
|
Jun
Jul
|
Ago
|
Set
|
Out
|
Nov
|
Escolha do tema
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
|
Divulgação do
projeto aos pais
|
X
|
|
|
|
|
|
Pesquisa de
atividades da galinha do vizinho
|
X
|
|
|
|
|
|
Ensinar a musica
para os alunos
|
|
X
|
|
|
|
|
Atividade de
sequencia até o numeral 5
|
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Contagem com o uso
de palitos
|
|
|
X
|
X
|
X
|
|
Jogo da galinha
pintadinha
|
|
|
|
|
|
|
Confecção da
caixa de papelão e das bolas de papel para o jogo
|
|
|
X
|
|
|
|
Ensinar como se
joga
|
X
|
X
|
|
|
|
|
Contar a quantidade
que caiu dentro da caixa
|
|
|
X
|
X
|
X
|
|
Trabalhar as cores
com as bolinhas de papel
|
|
|
X
|
X
|
X
|
|
Encerramento do
projeto
|
|
|
|
|
|
01/11
|
CRONOGRAMA DO PROFESSOR
ANDRÉIA DORNELLES
Projeto
/ Mês
|
Abr Mai
|
Jun
Jul
|
Ago
|
Set
|
Out
|
Nov
|
Escolha do tema
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
|
Divulgação do
projeto aos pais
|
X
|
|
|
|
|
|
Seleção dos jogos
a serem construídos e trabalhados
|
X
|
|
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|
|
|
Ensinar os alunos o
jogo
|
|
X
|
|
|
|
|
Jogo do boliche
|
|
X
|
|
|
|
|
Registro da
quantidade na oralidade
|
|
X
|
|
|
|
|
Atividade escrita
|
|
X
|
|
|
|
|
Adição com os
números do boliche
|
|
X
|
X
|
X
|
|
|
Trabalhando cores
com as garrafas do boliche
|
|
X
|
X
|
X
|
|
|
Musica da galinha
do vizinho
|
|
|
|
X
|
X
|
X
|
Sequencia até dez
|
|
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Jogo do percurso
|
|
|
X
|
X
|
X
|
|
Ensinar como se
brinca
|
|
|
X
|
|
X
|
X
|
Pintar o percurso
no chão
|
|
|
|
X
|
|
|
Encerramento do
projeto
|
|
|
|
|
|
01/11
|
CRONOGRAMA DO PROFESSOR
CLAUDIA LEMES
Projeto
/ Mês
|
AbrMai
|
Jun
Jul
|
Ago
|
Set
|
Out
|
Nov
|
Escolha do tema
|
X
|
|
|
|
|
|
Divulgação do
projeto aos pais
|
X
|
|
|
|
|
|
Seleção dos jogos
a serem confeccionados
|
X
|
X
|
|
|
|
|
Elaboração de
atividades referente aos jogos
|
X
|
X
|
X
|
|
|
|
Confecção dos
jogos
|
X
|
X
|
|
|
|
|
Jogo do palito
|
|
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Jogo da memória
|
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Jogo do bingo
|
|
|
X
|
X
|
X
|
|
Bingo da tabuada
|
|
|
|
X
|
X
|
X
|
Jogo das fichas
coloridas
|
|
|
|
X
|
X
|
X
|
Encerramento do
projeto
|
|
|
|
|
|
01/11/12
|
CRONOGRAMA DO PROFESSOR
CRISTIANE BATISTA
Auxiliar de desenvolvimento Luana Paula
Projeto
/ Mês
|
Abr Mai
|
Jun
Jul
|
Ago
|
Set
|
Out
|
Nov
|
Escolha do tema
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
|
Divulgação do
projeto aos pais
|
X
|
|
|
|
|
|
Seleção dos jogos
a serem construídos e trabalhados
|
X
|
|
|
|
|
|
Ensinar os alunos o
jogo
|
|
X
|
|
|
|
|
Jogo do boliche
|
|
X
|
|
|
|
|
Registro da
quantidade na oralidade
|
|
X
|
|
|
|
|
Atividade escrita
|
|
X
|
|
|
|
|
Adição com os
números do boliche
|
|
X
|
X
|
X
|
|
|
Trabalhando cores
com as garrafas do boliche
|
|
X
|
X
|
X
|
|
|
Jogo da amarelinha
|
|
|
X
|
X
|
X
|
|
Ensinar como se
brinca
|
|
|
X
|
|
X
|
X
|
Atividade de
sequência até o dez
|
|
X
|
X
|
X
|
X
|
|
Pintar as
amarelinhas no chão
|
|
|
|
X
|
|
|
Apresentar
diferentes tipos de amarelinha
|
|
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Encerramento do
projeto
|
|
|
|
|
|
01/11
|
CRONOGRAMA DO PROFESSOR
IDES PAULINO
Auxiliar de desenvolvimento Adeur
Projeto
/ Mês
|
AbrMai
|
Jun
Jul
|
Ago
|
Set
|
Out
|
Nov
|
Escolha do tema
|
X
|
|
|
|
|
|
Divulgação do
projeto aos pais
|
X
|
|
|
|
|
|
Pesquisa e seleção
dos jogos a serem trabalhados
|
X
|
|
|
|
|
|
Confecção dos
jogos
|
X
|
X
|
X
|
|
|
|
Jogo do palito
|
X
|
X
|
|
|
|
|
Jogo livre, de
montar, dominó
|
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Confecção de loto
matemática
|
|
|
X
|
|
|
|
Dominó de
multiplicação
|
|
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Jogo de livre
escolha
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Encerramento do
projeto
|
|
|
|
|
|
01/11/12
|
CRONOGRAMA
DO PROFESSOR
ILZENI BARBOSA
Projeto
/ Mês
|
Abr Mai
|
Jun
Jul
|
Ago
|
Set
|
Out
|
Nov
|
Abertura do projeto
(combinados)
|
X
|
|
|
|
|
|
Jogos (sala de
recurso) – números – noção de quantidade
|
X
|
X
|
|
|
|
|
Jogo: material
dourado
|
X
|
X
|
X
|
|
|
|
Jogo: Boliche
(adição)
|
X
|
X
|
X
|
|
|
|
Bingo dos numerais
|
X
|
|
X
|
|
|
|
Atividades de
registro material dourado
|
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Calendário (de
todos os meses)
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Jogo: boliche
(subtração)
|
|
|
|
|
X
|
X
|
Jogos variados
(quebra-cabeça, memória, pinos, material dourado)
|
|
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Encerramento do
projeto
|
|
|
|
|
|
01/11
|
AVALIAÇÃO
DA COORDENAÇÃO
SANDRA
CRISTINA
A avaliação deve ser feita de acordo com as potencialidades e os
conhecimentos adquiridos pelo aluno. Mais do que conhecer suas
competências, é necessário que o professor saiba como ele deve ser
avaliado em todas as áreas, assim como acontece com as outras
crianças.
Dessa forma, é possível descobrir quais são suas habilidades e
dificuldades e proporcionar novo memento de aprender.
A avaliação acontecerá durante todo o processo do projeto cuja
intencionalidade é o repensar sobre a prática do professor em sala
de aula e melhorar a metodologia que estamos utilizando,
oportunizando o aluno a aprender.
AVALIAÇÃO
DA PROFESSORA
AGDA
NANTES
A avaliação acontecerá durante toda a
execução das atividades propostas, do desenvolvimento de cada
aluno, respeitando suas diferenças e limitações. Ainda serão
avaliados no aprendizado escrito como forma de verificarmos se de
fato os jogos pôde contribuir com o aprendizado do aluno.
AVALIAÇÃO
DA PROFESSORA
ALINE
MACIEL
Serão
observados no decorrer do projeto o interesse e participação nas
atividades propostas.
AVALIAÇÃO
DA PROFESSORA
ANDREIA
DORNELLES
Os
alunos serão avaliados pelo interesse e participação durante a
execução das atividades.
AVALIAÇÃO
DA PROFESSORA
CLÁUDIA
LEMES
A avaliação será realizada através de observação do interesse,
participação e colaboração nas atividades desenvolvidas e
sugeridas.
Nossas crianças têm muitas dificuldades na
participação de atividades grupais, pois não desenvolveram esse
hábito tão necessário para o aprendizado diário em sociedade.
Querem se esconder atrás de atitudes agressivas e debochadas, muitas
vezes preferem se omitir em dar opiniões do que assumir que
desconhecem ou têm dificuldades, deixando claro a ausência de auto-
confiança, respeito e solidariedade mútua.
Para reverter esse quadro propomos o desafio
da pesquisa e a manifestação como forma de expor o que aprenderam
AVALIAÇÃO
DA PROFESSORA
CRISTIANE
BATISTA
Auxiliar
de desenvolvimento Luana Paula
A
avaliação acontecerá diariamente durante a execução do projeto
através da observação, interesse e participação dos alunos nas
atividades realizadas.
AVALIAÇÃO
DA PROFESSORA
IDÊS
PAULINO
Auxiliar de desenvolvimento Adeur
Como toda atividade prática, no início os
alunos tiveram dificuldades em seguir as regras, tanto para trabalhar
em grupo quanto para estabelecer quando poderiam jogar.
Porém no segundo mês de atividades eles
estabeleceram suas regras de comportamento sem interferir no
desenvolvimento diário das atividades, sem rusgas e adaptações
pessoais ao jogar.
Como professora não tenho tido necessidades de
maiores interferências ou interrupções.
A socialização, solidariedade e parceria
estão presentes nas relações dos alunos.
Não é algo que se vê por quem está fora do
ambiente, mas é visto e sentido por quem vivencia o dia-a-dia da
turma.
A avaliação da turma, portanto ocorrerá
nestas observações diárias, no aprendizado coletivo, e no
crescimento e o despertar do interesse em aprender.
AVALIAÇÃO
DA PROFESSORA
ILZENI
BARBOSA
Os
alunos serão avaliados em todas as atividades, observando a
participação, o interesse de cada um, também serão avaliados
através das atividades de registros, observando o grau de
conhecimento que adquiriram através dos jogos e devidas atividades.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
- BRASIL, Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil , Brasília: MEC / SEF, 1998. LARA, Isabel Cristina Machado de. Jogando com a matemática de 5ª a 8ª série. São Paulo: Rêspel, 2003.
- LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar . São Paulo: Cortez,1997.
- VYGOTSKY, L.S. (1984). A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.
POSTADO POR CEMCE 5 NO DIA 13 DE NOVEMBRO DE 2012 ÁS 10:33 HS.
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