quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Projeto oficial e completo do Trânsito.


CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA V






















PROJETO TRÂNSITO























Rio Brilhante – MS
2012
CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA V

















  




PROJETO TRÂNSITO



                                                                        Projeto Educacional coletivo desenvolvido com os                                                                       alunos do pré I “a”, pré II “a”, 1º ano “a”, 2º ano “a” matutino , 2º ano “b”, 4º e 5º ano “b” vespertino  nas disciplinas de artes, ed. Física  e sala de STE                                                           Centro Educacional Municipal Criança Esperança V, pelas professoras: Andréia Dornelles Staine, Cristiane Lopes Batista Alves, Noeli Maria Nicolay,Elaine Cristina R. Soares, Eliete M. da Silva Walteman, Maria Conceição Cavalheiros Freitas, Elienai da Silva Gomes Pupile, Jéssica Buss Garbin, Rosineide Silvano dos Santos Muniz, Dalva Aparecida Pinheiro Carvalho Almeida, Josiane Ristof de Souza, Tatiana Pael,, Valéria Almeida de Souza, Viviane Pereira Ribeiro, Wilyam Stevan Nicolay , sob orientação da coordenadora Luzia Aparecida Ferreira Sarate.






Rio Brilhante – MS
2012

SUMÁRIO




1- JUSTIFICATIVA   ....................................................................................



2- OBJETIVOS  .............................................................................................

·        Objetivo Geral.
·        Objetivos Especificos



3- METODOLOGIA
  • Luzia Apª Ferreira Sarate
  • Noeli Maria Nicolay
  • Eliete Marques da Silva Walteman
  • Cristiane Lopes Batista
  • Andréia Dornelles Staine
  • Elaine Cristina
  • Maria da Conceição Cavalheiro
  • Rosineide Silvano dos Santos Muniz
  • Jéssica Buss Garbin
  • Viviane Pereira Ribeiro
  • Tatiana Pael
  • Valéria Almeida de Souza
  • Wilyam Stevan Nicolay 
  • Profissional de Apoio: Dalva Apª Pinheiro
  •  Profissional de Apoio: Elienai da Silva Gomes Pupile 
  •   Profissional de Apoio: Josiane Ristof de Souza 





4- CRONOGRAMA 
  • Luzia Apª Ferreira Sarate
  • Noeli Maria Nicolay
  • Eliete Marques da Silva Walteman
  • Cristiane Lopes Batista
  • Andréia Dornelles Staine
  • Elaine Cristina
  • Maria da Conceição Cavalheiro
  • Rosineide Silvano dos Santos Muniz
  • Jéssica Buss Garbin
  • Viviane Pereira Ribeiro
  • Tatiana Pael
  • Valéria Almeida de Souza
  • Wilyam Stevan Nicolay 
  • Profissional de Apoio: Dalva Apª Pinheiro
  • Profissional de Apoio: Elienai da Silva Gomes Pupile
  •   Profissional de Apoio: Josiane Ristof de Souza 



5- AVALIAÇÃO
  • Luzia Apª Ferreira Sarate
  • Noeli Maria Nicolay
  • Eliete Marques da Silva Walteman
  • Cristiane Lopes Batista
  • Andréia Dornelles Staine
  • Elaine Cristina
  • Maria da Conceição Cavalheiro
  • Rosineide Silvano dos Santos Muniz
  • Jéssica Buss Garbin
  • Viviane Pereira Ribeiro
  • Tatiana Pael
  • Valéria Almeida de Souza
  • Wilyam Stevan Nicolay 
  • Profissional de Apoio: Dalva Apª Pinheiro
  • Profissional de Apoio: Elienai da Silva Gomes Pupile 
  •   Profissional de Apoio: Josiane Ristof de Souza 



6- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  .....................................................



7- ANEXOS






JUSTIFICATIVA

                O centro Educacional Municipal Criança Esperança V, situa-se no Bairro Planalto, populoso é um dos Bairros mais distantes do centro da cidade. Esta escola tem por seus alunos crianças do próprio bairro, dos bairros vizinhos e oriundos de fazendas e assentamentos, conta pouco mais de 400 alunos matriculados e atende a clientela da educação infantil até ao 6º ano. Sendo a escola a maior responsável pelo desenvolvimento das habilidades básicas, caractere pessoal e as até mesmo emocionais nos tempo atuais, preocupados com tantos acidentes na cidade, envolvendo alunos e pais dessa comunidade resolvemos elaborar um projeto que viessem de encontro para nos ajudar solucionar problemas. “A aprendizagem ocorre através da atividade do aprendiz, tanto física quanto mental e emocional. Na escola, por exemplo, elados depende muito mais da reação dos alunos aos fatores apresentados, do que do conteúdo dos livros e das metodologias dos professores. É um processo dinâmico e cumulativo, ou seja, uma ação que estabelece entre um conhecimento já aprendido e um novo conhecimento a adquirir. É um processo continuo, aprendemos durante toda a existência. É também um processo pessoal, um não pode aprender pelo outro, e global, quando envolve uma mudança de comportamento exige participação total e global do indivíduo a fim de que seja estabelecido o equilíbrio vital. (Campos, Dinah Martin de Souza. Psicologia da Aprendizagem. 37ª ed. Editora Vozes. Petrópolis, 2008).
                Esse projeto trata da importância e da responsabilidade de condutores e pedestres nas ruas e avenidas das cidades, e nas Rodovias que ligam um estado a outro. Assim os professores e toda a comunidade escolar vão trabalhar com os meios de transportes e com os cuidados no trânsito e sinalização. Não é mais aceitável que continuemos restringindo o trabalho com o tema trânsito apenas as regras de circulação e ao ensino da sinalização, quando temos ao nosso alcance uma infinidade de propostas que podem instrumentalizar uma mudança duradoura. A educação para o trânsito apresenta poucos resultados se for realizada somente durante a Semana Nacional de Trânsito ou ainda em decorrência de alguns acidentes nas proximidades da escola. O trânsito é um tema rico, com inúmeras possibilidades a serem exploradas, e pode contribuir para uma melhor compreensão do nosso cotidiano, nossos hábitos e atitudes, assim estimular discussões de ordem sócio-politicos. A popularização dos veículos automotores trouxe conforto e rapidez na locomoção das pessoas e maior facilidade no transporte de mercadorias, por outro lado criou complexidade no trânsito, principalmente nas cidades de intenso movimento.
É constante o perigo de acidentes, sendo comum o risco de vida. Assim, tornou-se necessário termos uma educação de trânsito, tanto para motoristas como para pedestres.        Se um povo usa um meio tão avançado da civilização de hoje como os veículos automotores, deve ser civilizado o suficiente para usá-lo com segurança.
                Como toda a educação, para ser realmente eficiente deve ser iniciada na infância, sendo a escola o meio mais indicado para ensinar o devido comportamento no trânsito. Tradicionalmente, a educação de crianças e adolescentes para o trânsito enfatiza a redução de acidentes, através da adoção de abordagens pedagógicas comportamentais e cognitivas.  Acredito que o ensino das regras de trânsito e das conseqüências legais da sua inobservância seja suficiente para modelar o comportamento dos alunos.
                Diante da grande violência que apreciamos em nosso trânsito, por falta de informações ou por pura falta de educação; é necessário travar uma luta de conscientização em nossos alunos através de projetos que contribui para que cada aluno de posse de sua curiosidade e questionamento se torne cada vez mais um jeito ativo e participante na busca e propagação de ensinamentos do bom comportamento no trânsito. Demonstrando desta forma amor à própria vida. “O homem e a mulher são os únicos seres capazes de aprender com alegria e esperança, na convicção de que a mudança é possível. Aprender é uma descoberta criadora, com abertura ao risco e a aventura do ser, pois ensinando se aprende e aprendendo se ensina”. Freire(p.62) 1996.
                As abordagens da educação podem contribuir para que se consiga atingir os reais objetivos da Educação para o trânsito. A abordagem Construtivista possibilita tornar o aluno ativo em seu processo de educação, quando são considerados seu ponto de vista, sua percepção e suas expectativas. Com a abordagem Sócio-cultural, promove-se a cidadania através da análise de situações reais do trânsito e da reflexão sobre as consequências da liberdade dada ao tráfego motorizado individual no aumento do risco de acidentes de  trânsito. Com a abordagem holística ou educação em valores humanos, o aluno vivencia experiências solidárias e cooperativas na sala de aula e no trânsito.
                A necessidade de uma conscientização ampla e urgente sobre a Educação para o trânsito é visível aos olhos de todos, dada a complexidade dos problemas que surgem no dia a dia de todas as cidades. Hoje toda a população está envolvida, sob diferentes aspectos, com os problemas relacionados ao trânsito. A situação “acende uma luz de alerta” em relação questões de cidadania, pois as relações no trânsito envolvem valores e princípios fundamentais para um convívio social saudável: respeito ao próximo,  obediência às leis, a solidariedade, prudência. O que se percebe em nossa sociedade é a fragilidade desses valores, revelando uma sociedade em crise, marcada pela agressividade, individualismo e desrespeito.
                A partir do exposto, e considerando que a escola constitui-se em espaço e momento significativo de Educação e de formação dos seres humanos torna-se relevante investigar e analisar como as escolas estão abordando a Educação para o trânsito, pois a situação é um problema de educação que envolve não somente condutores de veículo e pedestres. As normas e condutas no trânsito devem ser compreendidas e assimiladas por todos. E a escola pode contribuir nesse processo. Ademais, é na infância e na adolescência que se verifica a maior aceitação de ensinamento e de condutas.
                Não existe um tempo determinado para as pessoas educarem-se. E disso decorre que a educação acompanha o processo de viver. É preciso conceder a educação ao longo da vida como uma construção contínua da pessoa humana, dos saberes, aptidões e da sua capacidade de discernir e agir. Portanto, educação engloba o ensinar e o aprender e construir-se num processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano visando a sua melhor integração individual e social. Ou seja, consiste em transmitir normas de comportamento técnico - cientifico (instrução) e moral (formação do caráter que podem ser compartilhado por todos os membros da sociedade). Neste sentido, Brandão (1993, p. 7) afirma que “Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos, todos nós envolvemos pedaços da vida com ela [… ]”.
                A Educação é, antes de tudo, um ato de amor e coragem, que está ligada ao diálogo, à discussão ao debate. Os homens enquanto seres humanos vivem em constante aprendizado, pois a cada dia adquirem novos conhecimentos, novos saberes. O processo educativo configura-se sempre que surgem formas sociais de condução e controle da aventura de ensinar e de aprender e quando sujeita-se a pedagogia, torna-se ensino formal, cria situações próprias para seu exercício e constitui executores especializados. É quando estruturam-se escolas, alunos e professores.
                A escola é considerada como agência educativa, no sentido que ela coloca em ação os princípios meios para que sejam atingidos os parâmetros considerados ideais pela sociedade. Ela reproduz os modelos, as normas, as idéias da sociedade e da humanidade em geral. A escola, portanto, é concebida como um lugar de aprendizagem e não como um espaço onde o professor se limita a transmitir o saber ao aluno; deve tornar-se o local onde são elaborados os meios para desenvolver atitudes e valores e adquirir competências. Para Martins (2004, p.33), “a e educação se processa por meio de razões e motivos. Um motivo é o efeito da descoberta de um valor. Há, pois uma estreita  relação entre motivos e valores e entre valores e educação.” assim sendo, a escola desempenha um papel fundamental no processo de formação de cidadãos apto para viverem em uma sociedade. E nesse contexto entendemos a educação para o trânsito. Dentre os diversos acontecimentos que causam intranqüilidade à sociedade, os acidentes de  trânsito com vitimas, envolvendo não só os motoristas, mas também, os pedestres, vêm destacando-se. Trata-se de um problema preocupantes, cuja solução é desafiadora, por envolver muitos fatores de ordem social e jurídica.
                O trânsito caracteriza-se pela relação homem-necessidade de circulação, num contexto determinado. O trânsito é a utilização das vias por pessoas, veículos e animais. Transitar é uma necessidade de todo ser humano. Todos, portanto, são usuários do trânsito, independentes do papel que esteja desempenhando.
                O trânsito é o mais importante ponto de junção dos diversos grupos, segmentos e indivíduos de uma sociedade. É um sistema extraordinariamente complexo, do qual todos dependem diariamente: para deslocar-nos, como condutores, passageiros ou pedestres; para despacharmos as mercadorias que produzimos; para recebermos mercadorias e produtos que consumimos.
                Nosso comportamento no trânsito é regido por um conjunto de leis que prevêem comportamentos e ações corretas, bem com infrações, multas penalidades e a responsabilização civil criminal por nossos atos no trânsito, principalmente quando colocamos em risco a segurança e a vida, nossa e das outras pessoas.
                O homem, procurando encurtar distância em negligenciados os limites impostos pelos padrões estabelecidos pela legislação (de trânsito) e, ainda, demonstrado ser deseducado no trânsito, através desrespeito, provocações, demonstrações de superioridade, agressividade e violência. Isto decorre da “particularidade do ser humano possuir vários tipos de comportamentos, ou seja, maneira de agir adquirida na vida social, que distingue das outras espécies animais.” (MARTINS, 2007, p.18).
                Entretanto, é necessário conhecer e obedecer às leis de trânsito, exercendo a cidadania e respeitando uns aos outros, o q pode conseguir por meio da educação. O estado define a formação do cidadão como uns dos fins da educação, atribuindo as instituições de ensino, públicas e privadas, o dever de dotar os jovens de condições básicas para o exercício consciente da cidadania. Ou seja, deixa a cargo dessas instituições a tarefa de transmitir conhecimentos aos jovens e desenvolver neles hábitos e atitudes, de forma a viabilizar a meta da cidadania.
                Em nossa sociedade, o trânsito vem se tornando um ambiente de hostilidade, agressividade, que culmina no índice significativo de mortalidade, e as principais vítimas são os jovens. O mais intrigante é que quase todos os jovens que estão morrendo no trânsito passaram pela escola nos últimos dez anos (ou ainda são estudantes), mas sua formação não incorporou noções de segurança, respeito e cuidado com a própria saúde e a do próximo. Para Martins (2007, p.19), “preciso humanizar a realidade do  trânsito, corrigindo os erros com campanhas educativas bem conduzidas e direcionadas pelos diversos meios de comunicação, valendo-se de estratégias diversificadas.” Mas, o que se percebe é que as  iniciativas na área de educação para  o    trânsito ainda são limitadas, pontuais. As campanhas vinculadas à área, são vinculadas timidamente, com pouco impacto atingindo uma pequena parcela da população.
                Educar para o trânsito é preservar a vida, evitar acidentes, exercer a cidadania, no qual respeito, cortesia, cooperação, solidariedade e responsabilidade constituem os eixos determinantes da transformação do comportamento do homem no trânsito. Sabe-se que esta não é uma tarefa simples e fácil. Pois, para transformar uma sociedade, é importante a participação, conscientização e o desejo de cada criança, adolescente, adulto ou idoso. É necessário que os pais, professores, empresários e as próprias autoridades percebam que atitudes corretas no trânsito podem salvar vidas. Ademais, as mudanças passam pela perspectiva do querer, pela ação.
                É necessário conscientizar o cidadão que reeducação, a se iniciar nos bancos escolares, já nas primeiras séries, não pode se limitar à situação escolar. Ela precisa mobilizar as crianças, os familiares, a comunidade, o estado e a nação, tanto em relação à educação dos pedestres quanto à dos condutores, dos policiais e de advogados e juízes, para que a atuação de cada um seja sempre de forma positiva. A partir disso, o que pode ser desenvolvido são atividades educativas de trânsito através de situações reais, significativas e contextualizadas, que ativam a capacidade do aluno, dando ao professor a oportunidade de perceber o quanto ele já sabe e o quanto aprendeu sobre o tema.
                Falar sobre trânsito é, antes de tudo, falar sobre caminhos abertos à locomoção humana, caminhos que conduzem as pessoas, que traçam histórias dos lugares, que interligam espaços e que transportam riquezas. Isso sugere que falar sobre trânsito é falar sobre a vida e o progresso. O trânsito, porém, mostra-se cada vez mais complexo, apresentando novas e desafiantes problemáticas para aqueles que têm a tarefa de administrá-lo ou entendê-lo com objetivo de propor soluções. Tarefas esta que se torna um desafio, conforme Martins (2006, P.54), “uma vez que, da mesma que a educação, o trânsito caminha da super-especialização para a busca da generalização”. Para entender o trânsito, é necessário compreender fenômenos de ordem social, psicológica, educacional, e até mesmo política e econômica.
                A pluralidade de questões que o trânsito envolve como crescimento populacional, migração da população para os centros urbanos, comportamento social e individual, cidadania, ética, comunicação, ensino-aprendizagem, educação de crianças, jovens e adultos, entre outros, requer uma abordagem de forma interdisciplinar, na qual cada disciplina constitui com o conhecimento já produzido e se alias às outras para a produção de novo conhecimentos. E a partir do trabalho entre as outras as diversas áreas do conhecimento produzir-se-á propostas que atendam melhor aos anseios da população, que está cada vez mais preocupada com questões relacionadas ao trânsito, comprometendo a qualidade de vida. “Se trabalharmos desde a infância a respeito trânsito e, principalmente, a vida, conseguiremos tornar o indivíduo mais consciente de suas responsabilidade, tanto agora, enquanto criança, quanto no futuro, quanto este for adulto.” Desta forma, é de extrema importância a conscientização de todos para que o respeito, a honestidade, a dignidade, a solidariedade enfim, a vivência de valores éticos possam contribuir na superação de quadros de sinistralidades no  trânsito.
               








OBJETIVOS



Objetivo Geral
               
                A educação para o trânsito tem como objetivo formar o comportamento do cidadão enquanto usuário das vias públicas na condição de pedestre, condutor ou passageiro, os professores, através de atividades interdisciplinares com seus alunos, a articular junto à comunidade escolar a entender o trânsito como atividade essencial, através da conscientização dos condutores e pedestre, pelas crianças e adolescência, para o comportamento adequado no trânsito.



Objetivos Específicos


·        Demonstrar atitude solidária frente a situações ocorridas no trânsito, no que tange habilidades importantes à segurança do pedestre e do próprio passageiro;
·        Visitar e explorar locais públicos da cidade que proporcionem novas aprendizagens;
·        Vivenciar o trânsito através de simulações;
·        Conscientizar os alunos da importância da educação no trânsito;
·        Conhecer melhor as leis de trânsito;
·        Conhecer os principais sinais de trânsito;
·        Conhecer a função do guarda de trânsito;
·        Oferecer questões intrigantes que possibilitem a curiosidade e a busca de informações para o conhecimento do trânsito;
·        Motivar a reflexão das ações praticadas no trânsito, buscando mudanças positivas.
·        Conhecer as formas,
METODOLOGIA

Coordenadora: Luzia Apª Ferreira Sarate
Turmas: Pré I “A”, Pré II “A”, 1º ano “A”, 2º “A” Matutino, 2º ano “B” Vespertino, 4º “B” e 5º “B”ano Vespertino.

            Coletar os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema em destaque.
                Dar oportunidade aos alunos de observar os diferentes sinais de trânsito através de fotos, músicas e vídeos.
                Realizar atividades em grupos e individuais através de recortes e colagem sobre o tema acima.
                Serão realizadas atividades envolvendo a confecção de cartazes com desenhos e mensagens, de semáforos para brincar e aprender como devemos respeitar as cores do sinal, pintura de uma pista com rua e sinalização de trânsito, com placas rotatórias entre outras, produção de textos e expressões artísticas sobre o “trânsito”.
            Palestra com instrutor de auto- escolas, vídeos, brincadeiras.
                Trabalhar de maneira variada, explorando: conversas informais sobre regras, riscos e procedimentos de prevenção de acidentes; simulação de situações ocorridas no trânsito; frases de alerta com a confecção de um varal; músicas; poesias; filmes de instrução para melhorar a convivência no trânsito; pintura; recorte e colagem; confecção de cartazes individuais e coletivos; atividades extra-classe com a participação de profissionais do ensino e de agentes de trânsito passeio em diferentes locais que possibilite a exploração de placas de trânsito; confecção de um trânsito com sucatas; palestras (conhecimento/conscientização), escrita da palavra, TRÂNSITO e seu significado.


 
CRONOGRAMA
Coordenadora: Luzia Aparecida Ferreira Sarate
Turmas: Pré I “a” Pré II “a” 1º e 2º ano “a” Matutino
2º, 4º e 5º ano “b” Vespertino.




Meses Trabalhados
Atividades desenvolvidas
FEV
MAR
ABR
MAI
JUN
JUL
AGO
SET
OUT
Observação para iniciar o projeto
10/2









Reunião para escolha do Tema (Professores e coordenação)


02/3








Abertura: apresentação para a comunidade interna e externa


05/3








Pesquisa de atividades diferenciadas

02 á
30/3






25 e
26/7






Auxilio aos professores nas atividades desenvolvidas nas salas.

02 á
30/3
02 á
30/4
02 á
31/5
01 á
29/6


01 á
31/8
10 á
28/9
01 á 31/10
Fotografias e filmagens
10/2
12 á
23/3
09 á
20/4
14 á
31/5
04 á
29/6

01 á
31/8
10 á
28/9

Organização de caixas para confeccionar carrinhos.





04 á
29/6




Confecção de carrinhos e semáforos.








01 á
31/8


Ajuda nos ensaios das músicas, pintura do circuito com sinalização.








01 á 31/10
Passeios pelas ruas da cidade, para conhecer locais que não podemos brincar.





24/7






01 e 02/10
Digitação e encadernação do projeto, organização de palestras.








10 á
29/9
15 á
31/10
Culminância do projeto.








31/10



AVALIAÇÃO
Coordenadora: Luzia Apª Ferreira Sarate
Turmas: Pré I “A”, Pré II “A”, 1º ano “A”, 2º “A” Matutino, 2º ano “B” Vespertino, 4º “B” e 5º “B”ano Vespertino.


                No decorrer dos trabalhos, observar-se-á o interesse dos alunos, em todas as atividades propostas, e deve ocorrer uma atenção especial para aqueles que se mostrarem desinteressados ou apáticos às mesmas. Será feito um registro das perguntas e opiniões dos alunos em relação ao tema em destaque... É de fundamental importância que a avaliação de dê sob os dois ângulos: o trabalho do professor e o aprendizado do aluno. Tendo desta forma, uma base mais sólida quanto ao seu procedimento didático que. O fechamento da avaliação se dará numa culminância do projeto, em que as turmas farão uma exposição das atividades realizadas em sala durante o desenvolvimento do projeto.
METODOLOGIA

Professora: Noeli Maria Nicolay
Turma: 1º ano “A”

Relatos de trajetos feitos pelas crianças
- Músicas
 - Conscientização sobre o estacionamento de carros em frente da escola ( pais, crianças, os cuidados que precisam ter)
- Palestra
- Confecção de carrinhos de papelão
- Elaboração de um circuito no pátio
- Confecção de placas, cartazes
- Montagem de painéis
- Passeio na Auto-escola
- Assistir Vídeo educativo sobre Trânsito
- Passeio nas proximidades da escola, observando o movimento ( placas, pedestres, faixas);
- Trabalhar a sonorização do trânsito ( tipos de sons produzidos);
- O tema trânsito será trabalhado sempre nas aulas de geografia.
-No final de cada tema abordado farei a finalização com uma atividade escrita:
-Cruzadinhas;
- Pinturas;
-Produção de frases, entre outros.



CRONOGRAMA

Professora: Noeli Maria Nicolay
Turma: 1º ano “A” – Matutino

Meses Trabalhados
Atividades desenvolvidas
FEV
MAR
ABR
MAI
JUN
JUL
AGO
SET
OUT
Observação para iniciar o projeto
10/2









Reunião para escolha do Tema (Professores e coordenação)


02/3








Abertura: apresentação para a comunidade interna e externa


 05/3








Atividades desenvolvidas em sala, cruzadinhas, pinturas, produção de frases, entre outros.

02, 05, 06,
07/3
18/4
15 e 16/5
18 e 19/6
25 e 26/7
21/8
18/9

Vídeos na sala de STE, conscientização dos pedestres.



16 á
30/4













Confecção de semáforo, placas, cartazes e atividade de conscientização das faixas de segurança.






02 á
31/5





Jogo da memória, passeio nas proximidades da escola, observando o movimento (placas, pedestres, faixas).









06 á
17/8


Vídeo educativo sobre Trânsito e palestras sobre o trânsito com o instrutor da auto-escola .










20 e 21/9

Culminância do projeto.








31/10

AVALIAÇÃO


Professora: Noeli Maria Nicolay
Turma: 1º ano “A” – Matutino


Os alunos serão avaliados durante a execução das atividades, observando o interesse, a participação e suas atitudes no caminho para escola o devido cuidado com o meio ambiente e trânsito.
            Ao final de cada tema abordado os alunos serão avaliados com a atividade escrita.





METODOLOGIA

Professora: Eliete Marques da Silva Walteman
Turma: 5º ano “B”

     Durante o projeto estarei trabalhando com:
               
  • Leitura e Interpretação de textos informativos;
  • Poesias sobre o trânsito;
  • Produção textual através de imagens sobre o trânsito;
  • Ilustração dos sinais de trânsito (semáforo);
  • A importância das placas de sinalização;
  • Atividades visuais sobre as placas de sinalização;
  • Ilustração de algumas placas;
  • Brincadeiras com sucatas, pintura de um circuito sobre o trânsito;
  • Jogos sobre as placas de trânsito
  • Palestras sobre o trânsito;
  • Jogo da memória, passeio nas proximidades da escola, observando o movimento ( placas, pedestres, faixas); Vídeos na sala de STE, atividades de conscientização dos pedestres;
  • Confecção de semáforo, placas, cartazes e atividade de conscientização das faixas de segurança.





CRONOGRAMA

Professora: Eliete Marques da Silva Walteman
Turma: 5º ano “B” – Vespertino

Meses Trabalhados
Atividades desenvolvidas
FEV
MAR
ABR
MAI
JUN
JUL
AGO
SET
OUT
Observação para iniciar o projeto
10/2









Reunião para escolha do Tema (Professores e coordenação)


02/3







Abertura: apresentação para a comunidade interna e externa


05/3
 








Atividades desenvolvidas na sala de aula, cruzadinhas, pinturas, produção de frases, entre outros.

06 á
30/3
23 á
27/4
21 á
31/5
11 á
15/6
25 e 26/7





Vídeos na sala de STE, atividades de conscientização dos pedestres.











01 e
24/8


Confecção de semáforo, placas, cartazes e atividade de conscientização das faixas de segurança.











03 á
28/9



Jogo da memória, passeio nas proximidades da escola, observando o movimento (placas, pedestres, faixas).








29/7



Palestras sobre o trânsito com o instrutor da auto-escola .







19 e 20/9

Culminância do projeto.








31/10
AVALIAÇÃO


Professora: Eliete Marques da Silva Walteman
Turma: 4º ano “B” – Vespertino


Os alunos serão avaliados durante a execução das atividades, observando o interesse, a participação e o bom comportamento no trânsito, mudança de abitos no caminho para a escola.
            Ao final de cada bimestre os alunos serão avaliados com a atividade escrita.






METODOLOGIA

Professora: Cristiane Lopes Batista
Turma: Pré II “A”

Durante o projeto estarei dialogando com os alunos sobre o bom comportamento no trânsito e os cuidados que devemos tomar para evitar acidentes.
  • Através da conscientização oral, lembrando que os pedestres devem atravessar na faixa e obedecer ao semáforo;
  • Confecção do semáforo;
  • Assistir ao vídeo “Trânsito legal” na sala de tecnologia;
  • Recorte e colagem de meios de transporte;
  • Jogos de memória;
  • Liga pontos;
  • Pulando amarelinha com semáforo;
  • Música da xuxa;
  • Poemas/poesia;
  • Atividades de coordenação motora;
  • Palestra sobre o trânsito;
  • Pinturas;
  • Confecção de fantoches de varetas;
  • Passeio pelas ruas da escola, mostrando os devidos cuidados que devemos tomar para evitar acidentes;
  • Confecção de bilhetes para a família, cuidado com o trânsito;
  • Confecção de mural sobre o trânsito.




CRONOGRAMA

Professora: Cristiane Lopes Batista
Turma: Pré II “A” – Matutino


Meses Trabalhados
Atividades desenvolvidas
FEV
MAR
ABR
MAI
JUN
JUL
AGO
SET
OUT
Observação para iniciar o projeto
10/2








Reunião para escolha do Tema (Professores e coordenação)


02/3







Abertura: apresentação para a comunidade interna e externa


05/3








Atividades desenvolvidas na sala de aula, pintura, recorte, colagem e modelagem.

06 á
30/3
23 á
27/4
21 á
31/5
11 á
15/6
25 e 26/7





Confecção de semáforo e bilhetes, vídeos na sala de STE, atividades de conscientização dos pedestres.











01 e
24/8


Colagem com papel laminado no semáforo e atividade de conscientização das faixas de segurança.











03 á
28/9



Jogo da memória (STE) atividades liga pontos e músicas da XUXA.








29/7



Poesia “pare e siga” apresentação de placas educativas, Passeio pelas ruas da escola, mostrando os devidos cuidados que devemos tomar para evitar acidentes.







19 á
25/9

Palestra sobre o trânsito.








22/10
Culminância do projeto.








31/10


 


AVALIAÇÃO


Professora: Cristiane Lopes Batista
Turma: Pré II “A” – Matutino


Os alunos serão avaliados durante a execução das atividades, observando o interesse, a participação e suas atitudes no caminho para escola o devido cuidado com o meio ambiente e trânsito.
            Ao final de cada tema abordado os alunos serão avaliados com a atividade escrita.





METODOLOGIA

Professora : Andréia Dornelles Staine
Profissional de Apoio: Josiane Ristof de Souza
Turma: Pré I  “A” Matutino

As atividades devem ser desenvolvidas explorando a seguinte situação problema: BI–BI, FOM-FOM – A rua tem carro e temos que atravessar.
A partir dessa frase, desenvolverei atividades que vão explorar o conhecimento prévio da criança em relação ao ambiente rua e em que a sua identidade e autonomia, em relação ao ambiente em destaque, sejam objetos de verificação e motivação para trabalhar o conhecimento adquirido e aquele que deseja adquirir.
Estratégias didático-pedagógicas desenvolvidas:
·        Leitura da frase em roda de conversas, coletando as informações (experiências vivenciadas) de cada criança;
·        Observação de figuras com ruas, com identificação de seus elementos e despertando a curiosidade da função da rua para as pessoas;
·        Orientar a construção do conhecimento da criança como parte integrante desse ambiente, como usar o cinto de segurança ou cadeiras, e capacetes adequados a sua idade.
Numa segunda etapa, aproveitando o que foi discutido e negociado com as crianças, iniciam-se as atividades que vão privilegiar a produção gráfica das vivências contadas na roda de conversas:
·        Na travessia de ruas a importância dos sinais com os significados de figuras e cores (AULA PASSEIO)
·        Executar atividades por meio de jogos e brincadeiras, trabalhando a percepção, o movimento, espaço, e o conceito de sinalização, etc.
·        Utilizando um semáforo e placas de trânsito existentes na escola, simularemos algumas situações de trânsito.



CRONOGRAMA

Professora: Andréia Dornelles Staine
Profissional de apoio: Josiane Ristof de Souza
Turma: Pré I “A” – Matutino


Meses Trabalhados
Atividades desenvolvidas
FEV
MAR
ABR
MAI
JUN
JUL
AGO
SET
OUT
Observação para iniciar o projeto
10/2








Reunião para escolha do Tema (Professores e coordenação)


  02/3







Abertura: apresentação para a comunidade interna e externa


05/3
 








Atividades desenvolvidas na sala de aula, pintura, recorte, colagem e modelagem.

06 à
30/3
23 à
27/4
21 à
31/5
11 à
15/6
25 e 26/7





Confecção de semáforo, vídeos na sala de STE, atividades de conscientização dos pedestres.








01
e
24/8


Colagem com papel laminado no semáforo e atividade de conscientização das faixas de segurança.










03
á
28/9

Jogo da memória (STE) atividades liga pontos e músicas da XUXA ( tem que parar).










29/7



Poesia “pare e siga” apresentação de placas educativas e palestra.








19 e 20/9
22/10
Culminância do projeto.








31/10





AVALIAÇÃO


Professora: Andréia Dornelles Staine
Profissional de apoio: Josiane Ristof de Souza

Turma: Pré II “A” – Matutino

    Será feita durante todo o desenvolvimento do projeto, observando a participação, interesse e entusiasmo e principalmente as mudanças comportamentais referente ao conteúdo Trânsito.



METODOLOGIA

Professora: Elaine Cristina R. Soares
Profissional de apoio: Elienai da Silva Gomes Pupile
Turma: 2º ano “A” Matutino

O projeto trânsito tem por finalidade conscientizar os alunos quanto ao funcionamento e uso das normas que regem o trânsito de veículos e pedestres.
Relatos de trajetos feitos pelas crianças:
·        Músicas
·        Produções Textuais
·        Conscientização sobre o estacionamento de carros em frente da escola (pais, crianças, os cuidados que precisam ter)
·        Palestra
·        Confecção de carrinhos de papelão
·        Elaboração de um circuito no pátio
·        Confecção de placas, cartazes
·        Montagem de painéis
·        Passeio na Auto-escola
·        Assistir Vídeo educativo sobre Trânsito
·        Passeio nas proximidades da escola, observando o movimento ( placas, pedestres, faixas);
·        Trabalhar a sonorização do trânsito ( tipos de sons produzidos);
O tema trânsito será trabalhado sempre nas aulas de geografia. No final de cada
tema abordado farei a finalização com uma atividade escrita:
·        Cruzadinhas;
·        Pinturas;
·        Produção de frases, entre outros.







CRONOGRAMA

Professora: Elaine Cristina R. Soares
Profissional de apoio: Elienai da Silva Gomes Pupile
Turma: 2º ano “A” Matutino


Meses Trabalhados
Atividades desenvolvidas
FEV
MAR
ABR
MAI
JUN
JUL
AGO
SET
OUT
Observação para iniciar o projeto
10/2








Reunião para escolha do Tema (Professores e coordenação)


02/3







Abertura: apresentação para a comunidade interna e externa


05/3
 








Atividades desenvolvidas na sala de aula, cruzadinhas, pinturas, produção de frases, entre outros.

  06 á
30/3
23 á
27/4
21 á
31/5
11 á
15/6
25 e 26/7



Confecção de semáforo, vídeos na sala de STE, atividades de conscientização dos pedestres.







01 e
24/8


Confecção de semáforo, placas, cartazes e atividade de conscientização das faixas de segurança.











03 á
28/9



Jogo da memória, passeio nas proximidades da escola, observando o movimento (placas, pedestres, faixas).








29/7



Assistir Vídeo educativo sobre Trânsito na (STE) com palestras sobre o trânsito ministrada por instrutor da auto- escola.







19 e 20/9

Culminância do projeto.








31/10


AVALIAÇÃO


Professora: Elaine Cristina R. Soares
Profissional de apoio: Elienai da Silva Gomes Pupile
Turma: 2º ano “A” Matutino

    Estarei observando o comportamento dos alunos no caminho para casa, e os relatos dos pais no dia-a dia com os filhos no trânsito, também o aprendizado em sala de aula com as atividades escritas.









METODOLOGIA

Professora: Maria da Conceição Cavalheiro
Turma: 4º ano “B” Vespertino

O projeto é desenvolvido de forma integrada, a partir do tema: “Por um trânsito melhor”.
As áreas de conhecimento do currículo escolar devem contribuir com seus conteúdos no sentido de construir o conhecimento dos educandos em relação à Identificação e compreensão sobre os cuidados e as regras de trânsito.
                Deve ser realizado um trabalho multidisciplinar, garantindo aos educandos o saber social e o exercício da cidadania.
Os conteúdos devem abranger as demais áreas de conhecimento devem, portanto, estar em consonância com as questões do cotidiano do educando, como o trânsito e como se comportar nele.
                As aulas têm por base as observações realizadas no trajeto de casa para a escola e nos passeios realizados com a família. As aulas abordam também, notícias de jornais, livros e revistas.
Após as explicações e  debates, os alunos relatam o que entenderam, discutem e são levados a pensar e chegam às suas próprias conclusões.
                Os alunos produzem placas, semáforos, maquetes, cartazes, e carrinhos de sucatas e também cantam músicas, poesias, peças de teatro, caminhadas educativas, etc.









CRONOGRAMA

Professora: Maria da Conceição Cavalheiro
Turma: 4º ano “B” Vespertino



Meses Trabalhados
Atividades desenvolvidas
FEV
MAR
ABR
MAI
JUN
JUL
AGO
SET
OUT
Observação para iniciar o projeto
10/2









Reunião para escolha do Tema (Professores e coordenação)


02/3







Abertura: apresentação para a comunidade interna e externa


05/3
 








Atividades desenvolvidas na sala de aula, cruzadinhas, pinturas, produção de frases, entre outros.

06 á
30/3
23 á
27/4
21 á
31/5
11 á
15/6
25 e 26/7






Vídeos na sala de STE, atividades de conscientização dos pedestres.






01 e
24/8


Confecção de semáforo, maquetes, placas, cartazes e atividade de conscientização das faixas de segurança.







03
á
28/9


Jogo da memória, passeio nas proximidades da escola, observando o movimento (placas, pedestres, faixas).








29/7



Assistir Vídeo educativo sobre Trânsito na (STE) e
palestras sobre o trânsito ministrada por instrutor da auto-escola .







19 e 20/9

Pintura de um circuito sinalizado.







27 e 28/9
15 à
25/10
Culminância do projeto.








31/10

AVALIAÇÃO



Professora: Maria da Conceição Cavalheiro
Turma: 4º ano “B” Vespertino

Os resultados são notórios. Os alunos questionam o comportamento dos pais no trânsito, realizam atividades em grupos e fazem sugestões para resolver os problemas da cidade.
Fomos observando mudanças no comportamento dos alunos, especialmente na forma que se expressam percebendo-se como parte integrante da sociedade e consciente de sua importância nas mudanças e no cumprimento das regras e leis de trânsito.














METODOLOGIA

Professora: Rosineide Silvano dos Santos Muniz
Profissional de Apoio: Dalva Apª Pinheiro Carvalho Almeida
Turma: 2º ano “B” vespertino

O projeto trânsito tem por finalidade conscientizar os alunos quanto ao funcionamento e uso das normas que regem o trânsito de veículos e pedestres.
  Relatos de trajetos feitos pelas crianças:
·        Músicas
·        Produções Textuais
·        Conscientização sobre o estacionamento de carros em frente da escola (pais, crianças, os cuidados que precisam ter)
·         Palestra
·        Confecção de carrinhos de papelão
·         Elaboração de um circuito no pátio
·         Confecção de placas, cartazes
·        Montagem de painéis
·         Passeio na Auto-escola
·        Assistir Vídeo educativo sobre Trânsito
·        Passeio nas proximidades da escola, observando o movimento (placas, pedestres, faixas);
·        Trabalhar a sonorização do trânsito (tipos de sons produzidos);
·        O tema trânsito será trabalhado sempre nas aulas de geografia.

No final de cada tema abordado farei a finalização com uma atividade escrita:
  • Cruzadinhas;
  • Produção de frases, entre outros.











CRONOGRAMA

Professora: Rosineide Silvano dos Santos Muniz
Profissional de Apoio: Dalva Apª Pinheiro Carvalho Almeida
Turma: 2º ano “B” Matutino




Meses Trabalhados
Atividades desenvolvidas
FEV
MAR
ABR
MAI
JUN
JUL
AGO
SET
OUT
Observação para iniciar o projeto
10/2








Reunião para escolha do Tema (Professores e coordenação)

02/3







Abertura: apresentação para a comunidade interna e externa

05/3







Atividades desenvolvidas na sala de aula, cruzadinhas, pinturas, produção de frases, entre outros.

06 á
30/3
23 á
27/4
21 á
31/5
11 á
15/6
25 e 26/7



Confecção de semáforo, vídeos na sala de STE, atividades de conscientização dos pedestres.






01 e
24/8


Jogo da memória, passeio nas proximidades da escola, observando o movimento (placas, pedestres, faixas).






29/7



Assistir Vídeo educativo sobre Trânsito na (STE) com palestras sobre o trânsito ministrada por instrutor da auto- escola.







19 e 20/9

Culminância do projeto.








31/10







AVALIAÇÃO


Professora: Rosineide Silvano dos Santos Muniz
Profissional de Apoio: Dalva Apª Pinheiro Carvalho Almeida

Turma: 2º ano “B” Vespertino

    Estarei observado o comportamento dos alunos, no trajeto para escola, mudança de comportamento ao andar nas ruas da escola, questionamentos orais e avaliações escritas.









METODOLOGIA

Professora : Jéssica Buss Garbin
Turma: Pré I “C” Matutino
     As atividades devem ser desenvolvidas explorando a seguinte situação problema:
·        Leitura da frase em roda de conversas, coletando as informações (experiências vivenciadas) de cada criança;
·        Observação de figuras com ruas, com identificação de seus elementos e despertando a curiosidade da função da rua para as pessoas;
·        Orientar a construção do conhecimento da criança como parte integrante desse ambiente, como usar o cinto de segurança ou cadeiras, e capacetes adequados a sua idade.

Numa segunda etapa, aproveitando o que foi discutido e negociado com as crianças, iniciam-se as atividades que vão privilegiar a produção gráfica das vivências contadas na roda de conversas:
  • Na travessia de ruas a importância dos sinais com os significados de figuras e cores (AULA PASSEIO)
  • Executar atividades por meio de jogos e brincadeiras, trabalhando a percepção, o movimento, espaço e o conceito de sinalização, etc.
  • Utilizando um semáforo e placas de trânsito existentes na escola, simularemos algumas situações de trânsito






CRONOGRAMA

Professora: Jéssica Buss Garbin
  Turma: Pré I “C” – Matutino


Meses Trabalhados
Atividades desenvolvidas
FEV
MAR
ABR
MAI
JUN
JUL
AGO
SET
OUT
Observação para iniciar o projeto.
10/2









Reunião para escolha do Tema (Professores e coordenação)


02/3







Abertura: apresentação para a comunidade interna e externa


05/3
 








Atividades desenvolvidas na sala de aula, pintura, recorte, colagem e modelagem.

06 á
30/3
23 á
27/4
21 á
31/5
11 á
15/6
25 e 26/07



Confecção de semáforo, vídeos na sala de STE, atividades de conscientização dos pedestres.











01 e
24/08


Colagem com papel laminado no semáforo e atividade de conscientização das faixas de segurança.











03 á
28/09



Jogo da memória (STE) atividades liga pontos.





29/7



Poesia “pare e siga” apresentação de placas educativas e palestra.







19 e 20/9
22/10
Culminância do projeto.








31/10




AVALIAÇÃO


Professora: Jéssica Buss Garbin
Turma: Pré I “C"– Matutino

Será feita durante todo o desenvolvimento do projeto,observando a participação, interesse e entusiasmo e principalmente as mudanças  comportamentais referente ao conteúdo Trânsito.








METODOLOGIA

Professora: Viviane Pereira Ribeiro
Turma: 4º e 5º ano “B” Vespertino
Disciplina de artes


Estarei durante o projeto conversando com os alunos sobre com devemos no comportar no trânsito, após cada conversa estarei aplicando atividades relacionadas ao tema:

·        Confecção de carrinhos de papelão, de semáforos, placas, cartazes;
·        Elaboração de um circuito no pátio;
·        Montagem de painéis;









CRONOGRAMA

Professora: Viviane Pereira Ribeiro
Turma: 4º e 5º ano “B” Vespertino
Disciplina de artes


 Meses Trabalhados
Atividades desenvolvidas
FEV
MAR
ABR
MAI
JUN
JUL
AGO
SET
OUT
Observação para iniciar o projeto.
10/2









Reunião para escolha do Tema (Professores e coordenação)

02/3







Abertura: apresentação para a comunidade interna e externa


05/3
 








Confecção de semáforo, carrinhos e placas de sinalização.


20/4
17/5
20 e 21/6

25 e 26/7

22 e 23/8


 Elaboração de um circuito no pátio;







27 e 28/9
15 á
25/10
Culminância do projeto








31/10










 

AVALIAÇÃO


Professora: Viviane Pereira Ribeiro
Turma: 4º e 5º ano “B” Vespertino
Disciplina de artes

Será feita durante todo o desenvolvimento do projeto, observando a participação, interesse e entusiasmo, cuidado e zelo pelos trabalhos.







M ETODOLOGIA

Professora: Tatiana Pael
Turma: 2º ano “A” Matutino
Disciplina de artes

Estarei durante o projeto conversando com os alunos sobre com devemos no comportar no trânsito, após cada conversa estarei aplicando atividades relacionadas ao tema.
  • Confecção de carrinhos de papelão, de semáforos, placas, cartazes;
  • Elaboração de um circuito no pátio;
  • Montagem de painéis;





CRONOGRAMA


Professora: Tatiana Pael
Turma: 2º ano “A” Matutino
Disciplina de artes 


 Meses Trabalhados
Atividades desenvolvidas
FEV
MAR
ABR
MAI
JUN
JUL
AGO
SET
OUT
Observação para iniciar o projeto.
10/2








Reunião para escolha do Tema (Professores e coordenação)

02/3







Abertura: apresentação para a comunidade interna e externa

05/3
 







Confecção de semáforo, carrinhos e placas de sinalização.


20/4
17/5
20 e 21/6
25 e 26/7
22 e 23/8


 Elaboração de um circuito no pátio;






22 e 23/8
27 e 28/9
15 á
25/10
Culminância do projeto








31/10



































































 AVALIAÇÃO


Professora: Tatiana Pael
Turma: 2º ano “A” Matutino
Disciplina de artes

    Será feita durante todo o desenvolvimento do projeto, observando a participação, interesse e entusiasmo, cuidado e zelo pelos trabalhos.




















































METODOLOGIA

Professora: Valéria Almeida de Souza
Turma: 1º e 2º ano “A” Matutino
Disciplina de Ed. Física.



Estarei trabalhando com músicas e danças, referente o tema trânsito.







CRONOGRAMA

Professora: Valéria Almeida de Souza
Turma: 1º e 2º ano “A” Matutino
Disciplina de Ed. Física.



 Meses Trabalhados
Atividades desenvolvidas
FEV
MAR
ABR
MAI
JUN
JUL
AGO
SET
OUT
Observação para iniciar o projeto.
10/2








Reunião para escolha do Tema (Professores e coordenação)


02/3







Abertura: apresentação para a comunidade interna e externa


05/3
 








Apresentação das músicas aos alunos.


23/4
26/5





Ensaios das danças.




20 e 21/6
25 e 26/7

16/8
20/9

Culminância do projeto








31/10







AVALIAÇÃO


Professora: Valéria Almeida de Souza
Turma: 1º e 2º ano “A” Matutino
Disciplina de Ed. Física.

        Será feita durante todo o desenvolvimento do projeto observando a participação, interesse e entusiasmo.
    












         METODOLOGIA


Profª: Wilyam Stevan Nicolay ( sala de STE )

           Estarei organizando juntamente com a Coordenadora Luzia o espaço da (STE) para as palestras com instrutor de auto- escolas, vídeos, brincadeiras.
            Pesquisando para os professores atividades relacionadas ao trânsito.
            Confecção de um trânsito com sucatas, pintura de um circuito com sinalização do trânsito.


CRONOGRAMA
Profª: Wilyam Stevan Nicolay ( sala de STE )


Meses Trabalhados
Atividades desenvolvidas
FEV
MAR
ABR
MAI
JUN
JUL
AGO
SET
OUT
Observação para iniciar o projeto. Reunião para escolha do Tema.
10/2








Abertura: apresentação para a comunidade interna e externa

05/3







Pesquisa de atividades diferenciadas

02 á
30/3



25 e
26/7



Auxilio aos professores nas atividades desenvolvidas nas salas.

02 á
30/3
02 á
30/4
02 á
31/5
01 á
29/6

01 á
31/8
10 á
28/9
01 á 31/10
 Pintura do circuito com sinalização.








01 á 31/10
 Organização de Palestras.







10 á
29/9
15 á
31/10
Culminância do projeto.











                       AVALIAÇÃO


Profª: Wilyam Stevan Nicolay ( sala de STE )

     Será feita durante todo o desenvolvimento do projeto, observando a participação, interesse e entusiasmo dos alunos com as atividades na sala de (STE) e no pátio.











REFERÊNCIAS

BRANDÃO. Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1993.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa.
São  Paulo. SP. Paz e Terra, 1996.

MARTINS, João Pedro. A  Educação de Trânsito: campanhas educativas nas escolas Belo Horizonte, MG: Autentica, 2007.

Campos, Dinah Martins de Souza. Psicologia da Aprendizagem. 37ª ed. Editora vozes. Petrópolis,2008).







                                                 

ANEXOS



















                    Parecer Técnico Coordenação e Direção

       Ao iniciar o ano letivo de 2012, decidimos levar nossos alunos a perceber a importância  de andarmos com segurança no trânsito e assim contribuir com a sociedade com a educação no trânsito.
      Assim convidamos os professores para elaborarmos junto um projeto que viesse atender nossas angustias, pois vemos a cada dia pessoas morrendo ou ficando gravemente feridos, pelo desrespeito de muitos condutores no trânsito.
       Durante o desenvolvimento desse projeto algumas modificações foram feitas no cotidiano escolar, com palestras confecção de materiais para melhor conscientização dos futuros condutores da nossa sociedade. E hoje é possível ver o cuidado dos nossos alunos na vinda para a escola e no retorno para casa. Chegamos ao final desse projeto com a sensação de dever cumprido.


______________________________________
Coordenadora: Luzia Aparecida Ferreira Sarate

____________________________________
Diretora: Viviane Gomes de Castro














Parecer Técnico da Direção

PROJETO TRÂNSITO



       Ao iniciar o ano letivo de 2012, decidimos levar nossos alunos a perceber a importância de andarmos com segurança no trânsito e assim contribuir com a sociedade com a educação no trânsito.
       Durante o desenvolvimento desse projeto algumas modificações foram feitas no cotidiano escolar, com palestras confecção de materiais para melhor conscientização dos futuros condutores da nossa sociedade, e foi visível a participação da Coordenadora Luzia Aparecida Ferreira Sarate na organização e na articulação das atividades para os alunos e professores.  E hoje é possível ver o cuidado dos nossos alunos na vinda para a escola e no retorno para casa. Chegamos ao final desse projeto com a sensação de dever cumprido.










_____________________________
Viviane Gomes de Castro
Diretora



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