A ARTE DE APRENDER BRINCANDO
A Importância dos Jogos no Processo
Ensino Aprendizagem
A criança necessita brincar,
jogar, criar e inventar para manter o equilíbrio com o seu mundo,
proporcionando relações entre os parceiros do grupo. Durante os jogos a criança
estabelece decisões, conflitua-se com seus adversários e reexamina seus
conceitos, pois o jogo é uma forma de divertimento que contribui e enriquece o
desenvolvimento intelectual.
Segundo Rojas (2009) p.22 “É
nesse sentido que o educador (a) deve valorizar o brincar da criança, ao menos
nos primeiros sete anos de vida.
Atualmente, é no brincar livre que a criança
vai estruturar sua capacidade de julgamento, a capacidade de fundamentar sua
personalidade em importantes valores, princípios e regras”. Em situações
simples, outras mais complexas, o jogo desenvolve o raciocínio do aluno, a
atenção aguça os sentidos ajustando a novas situações e a aprendizagem se torna
melhor.
Os jogos passam a ter
significados positivos e de grande utilidade no processo ensino – aprendizagem
quando o professor proporciona um trabalho coletivo de: cooperação,
comunicação, socialização, manipulação, criatividade, descontração e participação.
Nos jogos educativos
encontram – se atividades lúdicas e desafiadoras, onde o aluno vai construir
conceitos, refletir possibilidades e relações, desenvolvendo tanto o nível
cognitivo, quanto o nível afetivo.
Os jogos são recursos
pedagógicos na construção de conhecimento, interação com os alunos, atendendo
às propostas e às necessidades de cada grupo. Os jogos auxiliam o processo
ensino-aprendizagem, podendo ser modificados, surgindo infinitas possibilidades
conforme o nível de aprendizagem dos alunos.
Condições para que o Jogo
seja Produtivo no Processo Ensino-Aprendizagem.
Permitir que todos os
jogadores participem ativamente do jogo do começo ao fim.
Trabalhar com grupos
pequenos para que o professor possa acompanhar as reações de cada criança.
Fazer questionamentos para
que as crianças possam se auto-avaliar no desempenho do jogo.
Jogos que sejam propícios às
crianças de acordo com o seu desenvolvimento e prontidão, tentando descobrir o
que eles precisam para vencer alguns obstáculos.
Apresentar algo desafiador e
que seja interessante para que as crianças possam aprender a perder, ganhar,
criar jogos, conviver com limites e regras, lidar com frustrações, aprender de
forma diferente.
O jogo é seguido pela
fantasia da criança e, metaforicamente, reveste seus desejos e sonhos de
recriar situações e vivências do mundo real.
“O jogo, as brincadeiras, as
invenções infantis buscam transformar o mundo, dominar seus efeitos de sentido.
Abrem a possibilidade do princípio do prazer e da realização do criar, logo do
aprender e de viver o não-real, dentro do mundo real. O brincar é o espaço de
transformação.” Segundo Rojas (p.41).
Algumas Regras a Serem
Estabelecidas com o Grupo
- Expor os jogos para os
alunos, consultar o grupo se há interesse em jogar dar a todos os mesmos
direitos de participar e vencer, expor aos alunos as regras dos jogos, deixarem
tudo em ordem no final. (organizar a sala de aula e os jogos).
Alguns objetivos dos jogos
- Desenvolver a participação das crianças
despertando a criatividade e a memória através dos jogos.
_Exercitar a agilidade
mental, proporcionando uma conexão pedagógica entre jogo e a escrita.
_Possibilitar ao leitor a compreensão
entre a fala e a escrita.
_Propiciar a atuação dos
alunos como sujeitos ativos do processo ensino aprendizagem.
_Proporcionar ao aluno o
contato com diferentes contextos verbais contribuindo para a construção do
conhecimento.
_Tornar significativos as
práticas corporais para que a criança possa contribuir para seu desenvolvimento
intelectual.
_Estimular a ampliação de
frases, através de uma seqüência lógica.
_Desenvolver a atenção e a
concentração relacionando a oralidade e a construção da escrita.
Resultados
Estes jogos foram aplicados
em trinta e sete alunos do 1º ano (alfabetização), onde demonstraram interesse,
atenção, entusiasmo e muito interesse.
No decorrer dos trabalhos
com jogos observei o crescimento intelectual de cada criança, também o respeito
às regras, que no início era muito difícil fazer com que eles respeitassem,
observei também que foi desenvolvida a agilidade ao organizar os grupos, os
jogos e a sala de aula.
Conclusão
Posso dizer que os objetivos foram alcançados,
e que ao trabalharmos com jogos com nossos alunos estaremos despertando neles a
importância de se trabalhar em grupo e ficarão guardados estes momentos nas
experiências deles, e com certeza a aprendizagem deles terá mais significados.
ILZENI RODRIGUES DA SILVA
BARBOSA
PROFESSORA, FORMADA EM
PEDAGOGIA
ATUA NO CENTRO EDUCACIONAL
CRIANÇA ESPERANÇA V
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