sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Projeto matematica Adeur


CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA V










Projeto de Matemática: “Um número, dois modos de pensar.”





 


















 

RIO BRILHANTE - MS

Julho – 2.011

 

CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA V

 

IDÊS PAULINO

                                                Samira Dorazi Lemes
                                                Adeur Soares Martins
                                                 Luzia Aparecida Ferreira Sarate
 







“Um número, dois modos de pensar.”

Projeto educacional desenvolvido com os alunos do 4º ano A e do 5º ano A, do período matutino no Centro Educacional Municipal Criança Esperança V, pela professora Idês Paulino, com a colaboração das professoras Samira Dorazi Lemes e Adeur Soares Martins, orientado pela coordenadora Luzia Aparecida Ferreira Sarate.






                                               RIO BRILHANTE - MS
Julho – 2.011







SUMÁRIO


1. JUSTIFICATIVA....................................................4
2. OBJETIVOS:
2.1. Geral...................................................................7
2.2 Específicos..........................................................7
3. METODOLOGIAS................................................ 8
4. CRONOGRAMAS.................................................9
5. AVALIAÇÃO.........................................................11
6. Ficha de avaliação de aprendizagem
7. REFERÊNCIAS....................................................12
ANEXOS
OBJETIVOS
.

  Obj. Geral => Dar ênfase à descoberta das crianças quanto aos princípios e generalizações do sistema matemático, formação numérica, uso de material concreto, tecnológicos, orientando conceitos e sobretudo a compreensão de que a matemática é indispensável à vida de toda e qualquer pessoa.

  Obj. Específicos => Desenvolver e organizar o pensamento lógico da criança.
  Oferecer oportunidades que as crianças redescubram fórmulas, regras e relações entre números e vivencia diária.
  Estimular a curiosidade no estabelecimento das propriedades que dão estrutura às operações matemática.






JUSTIFICATIVA

            A cada instante nos deparamos com situações que nos levam a elaboração de conceitos, relações e processos de pensamentos referentes aos conhecimentos matemáticos.
            Independente da faixa etária primeiro sonhamos, depois planejamos para só então vivenciarmos realmente nossos desejos, e, em todos esses processos a matemática esta presente.
            Ao proporcionarmos à crianças a vivencia de situações de reais descobertas com as operações fundamentais da matemática, com a conceituação de padrões de medidas, não só a capacitamos a solucionar problemas básicos de seu cotidiano como permitimos a aquisição de habilidades mentais necessárias a organização e evolução do pensamento matemático abrangente, a reversibilidade de situações, abstração mental, generalização de fatos matemáticos, dedução e indução de conceitos.
            Como bem afirmou Albert Einstein: “Todo conhecimento inicia-se na imaginação, no sonho, só depois desce a realidade material e terrena por meio da lógica”.
            A fantasia e a intuição superam a lógica, fato esse explicado e provado por A. Einstein, demonstrando que a criança precisa sonhar e imaginar antes de aplicar a lógica, ( aliás lógica é uma propriedade que não existe para as crianças) usar os elementos fundamentais da matemática para só depois compreender sua aplicação concreta no dia-a-dia e poder perceber a unidade que existe entre a intuição e a lógica ordenar as experiências terrenas, de formar uma imagem consistente com a realidade vivida.
            Ainda citando A Einstein que afirmava convicto: “Todos os nossos pensamentos têm a natureza do jogo livre dos conceitos”.
                 Então, devemos lembrar que criança vive através de jogos e brincadeiras a realidade diária, ela faz suas descobertas através das relações e regras consistentes nas disputas de jogos sociais, produções artísticas e bens culturais que possuem em seu grupo familiar, e, que traz para a vida escolar uma bagagem com mais ou menos experiência, experiências essas que somadas aos colegas e parceiros a levam a aprender o manuseio, a elaboração e conclusão de novos conhecimentos. Ela aprende vivendo e convivendo, a escola tem o papel de formalizar essas experiências.





            Para a criança a resolução de problemas assume um papel importante e natural de sua curiosidade e deve ser trabalhado de modo a conduzir a criança no caminho da reflexão, da necessidade de interpretar e representar matematicamente os dados próximos a sua realidade e do mundo.
                                                                       “A educação, uma pratica social, inclui o                                                                                                                               conhecimento cientifico, a arte e a vida cotidiana”                                                                                              Kramer, Sônia.
                Buscar por meio de atividades, selecionadas possibilitar que a criança desenvolva e construa sua capacidade de elaborar pensamentos que relacionem os números, sistema numeral, perceba as relações pertinentes a conjuntos, textos quantidades, descobertas cientificas, geográficas, etc. ... registre espontaneamente direcionando sua curiosidade em relação ao mundo concreto, a natureza e a historia humana, reconhecendo que a matemática é parte fundamental de nossa vida.
            Levar a criança não só a buscar as soluções de problemas como a questionar os processos matemáticos como sugere os PCNs que não consideram os conteúdos como “um fim em si mesmo” mas como meios para os estudantes “desenvolvam as capacidades que lhes permitam produzir e usufluir dos bens culturais, sociais e econômicos”.
                                                                                               
                                   (PCN --- p. 74)




Metodologia.

              As atividades se desenvolverão naturalmente no período das aulas de matemática, tendo como complemento as aulas na S.T.E., onde, com o auxílio da profª Samira, responsável pela sala e pela profª Adeur, profissional de apoio na turma do 4º ano, se desenvolverá a gincana com o programa WWW.atividadeseducativas.com.br, página 3 , com o tema Multiplication Station – aprenda a dividir.
                Durante o horário na STE, será feita uma relação de no máximo dez (10) jogadas que serão anotadas as pontuações individualmente.
                No final, faremos a contagem de pontos jogador X jogadas e listaremos por ordem de valores do maior para o menor estabelecendo os primeiros colocados.
                Identificados os dez(10) primeiros colocados, esses farão cinco (5) jogadas, então teremos os três (3) primeiros colocados para premiação. Essa premiação não terá o sentido de pagamento e sim o de incentivo, de estímulo para novas disputas de conhecimento.
                As atividades desenvolvidas em sala seguirão o programa da proposta curricular com sistema de numeração, par e ímpar, antecessor e sucessor, extenso, valor posicional, textos matemáticos envolvendo as quatro operações.
                Já, na STE, as atividades serão complementadas com:
ð  Estímulo a cópia e memorização dos fatos da multiplicação de 1 até 9;
ð  Textos para que compreendam o porque de aprender matemática e sua aplicação na vida cotidiana;
ð  Jogos multiplicativos e divisivos;
ð  Pesquisa na internet pela profª Samira;
ð  Análise das atividades encontradas na internet pelas profªSamira e Ides;
ð  Contagem de pontuação e classificação dos alunos por jogadas realizadas;
ð  Encerramento da gincana com premiação pública;
ð  Festinha de encerramento.




AVALIAÇÃO

               A avaliação dos alunos foi feita de forma contínua e processual, em função dos objetivos de aprendizagem definidos no projeto.
                Aos alunos foi solicitado que registrassem cada atividade realizada em sala e na STE, de maneira individual, considerando o domínio apresentado por cada um.
                 Foi observado o interesse demonstrado e o envolvimento em cada atividade, o domínio dos procedimentos básicos, a compreensão dos fatos e conceitos abordados.
                Além das avaliações exigidas para pesar o rendimento escolar, foi utilizada uma ficha com códigos para informar o grau de aprendizagem e de autonomia em cada tarefa proposta, onde constarão as seguintes informações:
Grau de aprendizagem:
5 => ótimo
4 => bom
3 => necessita de reforço

Grau de autonomia:
CA => com autonomia
AC => com ajuda dos colegas
AP => com ajuda da professora.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Atividades
   Março
  Abril
   Maio
   Junho
Introdução
       X



Textos com as 4 operações
        X
       X
         X
      X
Valor posicional dos nº
       X
     X


Multiplicação e divisão
         X
       X
       X
       X
 S.T.E
       X
        X
       X
       X
Avaliação de resultados
        X
      X
        X
         X
Avaliação comportamental
       X
         X
       X
        X
Avaliação final
       
         
        
         X
Fechamento do projeto



         X




REFERÊNCIAS

Einstein, Albert-( 1.879 a1.955).

Kramer, Sônia. “A infância e sua singularidade”.In: ministério da Educação e Desportos.Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília, MEC/FNDE, 2.006.p.21

PCN- Introdução. 5ª a 8ª série. Brasília, MEC/SFE, 1.998- p.74.

WWW.atividadeseducativas. Com. Br p.3, Multiplication Station – aprenda a dividir

Vygotsky. L.S. A formação de conceitos científicos na infância. In: Pensamento e linguagem. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1.991.

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