quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Artigo Professorª Ilzeni Rodrigues com o titulo de "A ARTE DE APRENDER BRINCANDO"


                   A ARTE DE APRENDER BRINCANDO
            A Importância dos Jogos no Processo Ensino Aprendizagem

A criança necessita brincar, jogar, criar e inventar para manter o equilíbrio com o seu mundo, proporcionando relações entre os parceiros do grupo. Durante os jogos a criança estabelece decisões, conflitua-se com seus adversários e reexamina seus conceitos, pois o jogo é uma forma de divertimento que contribui e enriquece o desenvolvimento intelectual.
Segundo Rojas (2009) p.22 “É nesse sentido que o educador (a) deve valorizar o brincar da criança, ao menos nos primeiros sete anos de vida.
 Atualmente, é no brincar livre que a criança vai estruturar sua capacidade de julgamento, a capacidade de fundamentar sua personalidade em importantes valores, princípios e regras”. Em situações simples, outras mais complexas, o jogo desenvolve o raciocínio do aluno, a atenção aguça os sentidos ajustando a novas situações e a aprendizagem se torna melhor.
Os jogos passam a ter significados positivos e de grande utilidade no processo ensino – aprendizagem quando o professor proporciona um trabalho coletivo de: cooperação, comunicação, socialização, manipulação, criatividade, descontração e participação.
Nos jogos educativos encontram – se atividades lúdicas e desafiadoras, onde o aluno vai construir conceitos, refletir possibilidades e relações, desenvolvendo tanto o nível cognitivo, quanto o nível afetivo.
Os jogos são recursos pedagógicos na construção de conhecimento, interação com os alunos, atendendo às propostas e às necessidades de cada grupo. Os jogos auxiliam o processo ensino-aprendizagem, podendo ser modificados, surgindo infinitas possibilidades conforme o nível de aprendizagem dos alunos.
Condições para que o Jogo seja Produtivo no Processo Ensino-Aprendizagem.
Permitir que todos os jogadores participem ativamente do jogo do começo ao fim.
Trabalhar com grupos pequenos para que o professor possa acompanhar as reações de cada criança.
Fazer questionamentos para que as crianças possam se auto-avaliar no desempenho do jogo.
Jogos que sejam propícios às crianças de acordo com o seu desenvolvimento e prontidão, tentando descobrir o que eles precisam para vencer alguns obstáculos.
Apresentar algo desafiador e que seja interessante para que as crianças possam aprender a perder, ganhar, criar jogos, conviver com limites e regras, lidar com frustrações, aprender de forma diferente.
O jogo é seguido pela fantasia da criança e, metaforicamente, reveste seus desejos e sonhos de recriar situações e vivências do mundo real.
“O jogo, as brincadeiras, as invenções infantis buscam transformar o mundo, dominar seus efeitos de sentido. Abrem a possibilidade do princípio do prazer e da realização do criar, logo do aprender e de viver o não-real, dentro do mundo real. O brincar é o espaço de transformação.” Segundo Rojas (p.41).
Algumas Regras a Serem Estabelecidas com o Grupo
- Expor os jogos para os alunos, consultar o grupo se há interesse em jogar dar a todos os mesmos direitos de participar e vencer, expor aos alunos as regras dos jogos, deixarem tudo em ordem no final. (organizar a sala de aula e os jogos).
 Alguns objetivos dos jogos
 - Desenvolver a participação das crianças despertando a criatividade e a memória através dos jogos.
_Exercitar a agilidade mental, proporcionando uma conexão pedagógica entre jogo e a escrita.
_Possibilitar ao leitor a compreensão entre a fala e a escrita.
_Propiciar a atuação dos alunos como sujeitos ativos do processo ensino aprendizagem.
_Proporcionar ao aluno o contato com diferentes contextos verbais contribuindo para a construção do conhecimento.
_Tornar significativos as práticas corporais para que a criança possa contribuir para seu desenvolvimento intelectual.
_Estimular a ampliação de frases, através de uma seqüência lógica.
_Desenvolver a atenção e a concentração relacionando a oralidade e a construção da escrita.
Resultados
Estes jogos foram aplicados em trinta e sete alunos do 1º ano (alfabetização), onde demonstraram interesse, atenção, entusiasmo e muito interesse.
No decorrer dos trabalhos com jogos observei o crescimento intelectual de cada criança, também o respeito às regras, que no início era muito difícil fazer com que eles respeitassem, observei também que foi desenvolvida a agilidade ao organizar os grupos, os jogos e a sala de aula.
Conclusão
 Posso dizer que os objetivos foram alcançados, e que ao trabalharmos com jogos com nossos alunos estaremos despertando neles a importância de se trabalhar em grupo e ficarão guardados estes momentos nas experiências deles, e com certeza a aprendizagem deles terá mais significados.
ILZENI RODRIGUES DA SILVA BARBOSA
PROFESSORA, FORMADA EM PEDAGOGIA
ATUA NO CENTRO EDUCACIONAL CRIANÇA ESPERANÇA V

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Atividades do Projeto trânsito

 Atividades do projeto trânsito: Fotos




















































  • Luzia Apª Ferreira Sarate
  • Noeli Maria Nicolay
  • Eliete Marques da Silva Walteman
  • Cristiane Lopes Batista
  • Andréia Dornelles Staine
  • Elaine Cristina
  • Maria da Conceição Cavalheiro
  • Rosineide Silvano dos Santos Muniz
  • Jéssica Buss Garbin
  • Viviane Pereira Ribeiro
  • Tatiana Pael
  • Valéria Almeida de Souza
  • Wilyam Stevan Nicolay 
  • Dalva Aparecida Pinheiro Carvalho Almeida 
  • Elienai da Silva Gomes Pupile
  • Josiani Ristof de Sousa